Connect with us

Notícias

Compras de Natal: mais portugueses tencionam utilizar cartão de crédito

Patricia Fonseca

Publicado a

As conclusões do Observador Cetelem Natal 2017 indicam um aumento das intenções de comprar com recurso ao cartão de crédito no período festivo que se aproxima. 27% dos inquiridos referem que vão utilizar o seu cartão para os presentes natalícios, mais 3% que no ano passado, e mais 9% face a 2015. Aliás, numa análise aos valores divulgados desde 2011, verifica-se que este é o ano em que mais portugueses pretendem utilizar o cartão de crédito.

Se a utilização do cartão de crédito nas prendas de Natal aumenta,  o valor médio de gastos através desta fórmula manter-se-á. Os números deste ano indicam um valor a rondar os 421€, apenas mais 2€ face a 2016. Já comparativamente a 2015, o valor previsto para este período festivo é inferior em 23€. Numa análise aos vários intervalos de gastos, cerca de 28% dos inquiridos despenderão entre 250€ e 500€ (mais 5% que no Natal de 2016), enquanto 16% pretendem gastar entre 100€ e 249€ a partir do cartão de crédito (um aumento de 6%).

Também o número de consumidores com cartão de crédito aumentou, o maior valor dos últimos seis anos:  44% dos inquiridos têm um cartão, mais 7% face ao ano transato e mais 15 pontos percentuais face a 2015. Apenas em 2012 o valor percentual se aproximara  tanto do deste ano, quando 40% dos inquiridos referiram ter cartão de crédito.

Refira-se que, e apesar do aumento das intenções de utilização do cartão de crédito para o período natalício, 97% dos inquiridos no estudo do Observador Cetelem Natal 2017 garantem não pretender subscrever qualquer cartão.

 Relativamente aos cartões de fidelização, 78% dos inquiridos tencionam utilizá-los neste Natal, mais 20 pontos percentuais que em 2016. Assim, 71% pretendem gastar o mesmo valor, enquanto 3% vão gastar mais e 4% menos. Regista-se ainda uma diminuição assinalável do número de inquiridos que não tem cartões de fidelização, de 37% em 2016 para 18% este ano.

Quanto à oferta mais valorizada para pagar as compras de Natal, o desconto direto continua a ser o preferido, citado por 91% dos inquiridos, mais 15% que no ano passado. O cash back, reembolso de parte do valor pago por uma compra através de um cartão, é uma oferta valorizada por 44% dos inquiridos, mais 14% face a 2016. A preferência pelo crédito sem juros baixou 4% este ano (de 22% para 18 pontos percentuais). Menção ainda para o pagamento 2 meses depois da compra, com 6% (o mesmo valor do ano passado) e as mensalidades reduzidas (5%, menos um ponto que em igual período de 2016).

Viciada em tecnologia, entrou para a equipa em 2012 e é responsável pela Leak Business, função que acumula com a de editora da Leak. Não dispensa o telemóvel nem o iPod e não consegue ficar sem experimentar nenhum dispositivo tecnológico.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Publicidade

Últimas Notícias

Notícias1 dia atrás

InnoWave distinguida como Parceiro do Ano Microsoft nas áreas de Data e AI

A InnoWave foi distinguida como Parceiro do Ano nas áreas de Data e AI pela Microsoft, no evento internacional Inspire...

Notícias1 dia atrás

5 vantagens da Faturação Eletrónica para as Empresas

Embora o Decreto-Lei n.º 111-B/2017 só obrigue a faturação eletrónica a partir de janeiro de 2019, no âmbito dos contratos...

Notícias2 dias atrás

Fordesi moderniza gestão de terminais multimodais da Infraestruturas de Portugal

A Fordesi implementou a sua solução IP4Log na Infraestruturas de Portugal, o que permitiu modernizar a gestão de terminais multimodais...

Notícias2 dias atrás

Bizdirect é o parceiro do ano da Microsoft Portugal em CRM

Decorre esta semana mais uma edição do Inspire, o evento anual da Microsoft Corporation dedicado ao ecossistema mundial de parceiros...

Notícias3 dias atrás

Tecnologia de reconhecimento da íris da NEC no 1º lugar nos testes do NIST

A NEC Corporation anunciou que a sua tecnologia de reconhecimento de íris alcançou a mais alta avaliação de precisão de...

Notícias3 dias atrás

QNAP completa gama NAS de 9 baías com NAS multimédia TVS-951X

Após o lançamento da série TS-932X (equipada com um CPU da AnnapurnaLabs) e da série TS-963X (equipada com um CPU da AMD), a QNAP...

Notícias4 dias atrás

Sage partilha cinco dicas para acelerar o crescimento do negócio

Existe atualmente nas empresas a necessidade constante de continuarem a reposicionar-se e a reformular as suas estratégias na procura pelo...

Notícias4 dias atrás

CGI Open Finance permite impulsionar e alargar o novo ecossistema bancário

A CGI anuncia o lançamento da CGI Open Finance, uma solução criada para a nova vaga de serviços bancários digitais...