Connect with us

Notícias

Compras de Natal: mais portugueses tencionam utilizar cartão de crédito

Patricia Fonseca

Publicado a

As conclusões do Observador Cetelem Natal 2017 indicam um aumento das intenções de comprar com recurso ao cartão de crédito no período festivo que se aproxima. 27% dos inquiridos referem que vão utilizar o seu cartão para os presentes natalícios, mais 3% que no ano passado, e mais 9% face a 2015. Aliás, numa análise aos valores divulgados desde 2011, verifica-se que este é o ano em que mais portugueses pretendem utilizar o cartão de crédito.

Se a utilização do cartão de crédito nas prendas de Natal aumenta,  o valor médio de gastos através desta fórmula manter-se-á. Os números deste ano indicam um valor a rondar os 421€, apenas mais 2€ face a 2016. Já comparativamente a 2015, o valor previsto para este período festivo é inferior em 23€. Numa análise aos vários intervalos de gastos, cerca de 28% dos inquiridos despenderão entre 250€ e 500€ (mais 5% que no Natal de 2016), enquanto 16% pretendem gastar entre 100€ e 249€ a partir do cartão de crédito (um aumento de 6%).

Também o número de consumidores com cartão de crédito aumentou, o maior valor dos últimos seis anos:  44% dos inquiridos têm um cartão, mais 7% face ao ano transato e mais 15 pontos percentuais face a 2015. Apenas em 2012 o valor percentual se aproximara  tanto do deste ano, quando 40% dos inquiridos referiram ter cartão de crédito.

Refira-se que, e apesar do aumento das intenções de utilização do cartão de crédito para o período natalício, 97% dos inquiridos no estudo do Observador Cetelem Natal 2017 garantem não pretender subscrever qualquer cartão.

 Relativamente aos cartões de fidelização, 78% dos inquiridos tencionam utilizá-los neste Natal, mais 20 pontos percentuais que em 2016. Assim, 71% pretendem gastar o mesmo valor, enquanto 3% vão gastar mais e 4% menos. Regista-se ainda uma diminuição assinalável do número de inquiridos que não tem cartões de fidelização, de 37% em 2016 para 18% este ano.

Quanto à oferta mais valorizada para pagar as compras de Natal, o desconto direto continua a ser o preferido, citado por 91% dos inquiridos, mais 15% que no ano passado. O cash back, reembolso de parte do valor pago por uma compra através de um cartão, é uma oferta valorizada por 44% dos inquiridos, mais 14% face a 2016. A preferência pelo crédito sem juros baixou 4% este ano (de 22% para 18 pontos percentuais). Menção ainda para o pagamento 2 meses depois da compra, com 6% (o mesmo valor do ano passado) e as mensalidades reduzidas (5%, menos um ponto que em igual período de 2016).

Viciada em tecnologia, entrou para a equipa em 2012 e é responsável pela Leak Business, função que acumula com a de editora da Leak. Não dispensa o telemóvel nem o iPod e não consegue ficar sem experimentar nenhum dispositivo tecnológico.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Advertisement

Últimas Notícias

Notícias2 semanas atrás

NetApp adquire StackPointCloud

A NetApp anuncia a aquisição da StackPointCloud, líder na tecnologia multicloud de Kubernetes. A união da StackPointCloud e da NetApp...

Notícias3 semanas atrás

Nova versão OutSystems 11 resolve problemas com sistemas obsoletos

A OutSystems lança a OutSystems 11, a primeira solução low-code a abordar um dos maiores problemas enfrentado atualmente pelos líderes de...

Notícias3 semanas atrás

Bizdirect implementa plataforma de Business Intelligence na Europneumaq

A Europneumaq confiou este ano à equipa e soluções da Bizdirect a implementação de um software de Business Intelligence pois...

Passaporte3 semanas atrás

Carlos Duarte reforça Marketing e Comunicação da Aptoide

A Aptoide reforçou a sua área de Marketing e Comunicação com a contratação de Carlos Duarte, para as funções de PR...

Notícias3 semanas atrás

PHC apresenta novidades na cloud que beneficiam as pequenas e microempresas

A PHC Software lança seis novas soluções setoriais na cloud. Estas novas soluções aproveitam o potencial de personalização do Drive FX,...

Notícias3 semanas atrás

Cumprimento do RGPD: 3 desafios a superar para evitar perdas de dados devido a ataques de ransomware

A INFINIDAT identifica os três desafios críticos que, na ótica dos seus especialistas, as empresas devem ter em conta para evitar...

Notícias4 semanas atrás

Checkpoint lança a primeira etiqueta com deteção de densidade do mundo

A Checkpoint Systems lança no mercado uma revolucionária solução de segurança desenhada especificamente para os artigos que se guardam em caixas....

Eventos4 semanas atrás

Saphety marca presença em vários eventos nacionais e internacionais

A Saphety com mais de 18 anos de experiência no mercado, é presença assídua a convite de várias entidades em...