Como obter o máximo rendimento do Facebook

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Atualmente, as redes sociais são um importante meio de comunicação entre empresas e clientes, assim como entre consumidores e marcas. De forma rápida, envolvente e dinâmica as empresas podem interagir com os seus consumidores e comunicar informação chave sobre os seus negócios. De acordo com um estudo realizado pelo grupo Marktest, 95% dos portugueses que usam redes sociais, têm conta no Facebook e 62% segue marcas nas redes sociais. Estes são alguns indicadores que permitem perceber a importância que a realidade online assume na vida das pessoas e que, cada vez mais, levam as empresas a incluir estas ferramentas de comunicação multicanal nas suas estratégias de negócio.

Seja proactivo e inicie conversas
Ao fazer parte de uma das mais influentes redes sociais na Internet, distribuidores e revendedores têm uma oportunidade fantástica para iniciar conversações com os consumidores que querem impactar. Estabelecer um contato direto com os clientes no Facebook e fidelizá-los, não só aumenta o índice de lealdade à marca, como proporciona à empresa uma personalidade única e um representante com quem interagir.

Chame atenção ao publicar comentários
Impressione os seus seguidores com conteúdo interessante e de qualidade. Acima de tudo, observe, aprenda e volte a cativar: analise as interações da sua página do Facebook e identifique as pessoas com quem mais interage. Esteja atento às atividades da concorrência: como gerem o perfil e que tipo de informação publicam.

Cuide dos relacionamentos com os seus clientes
Depois de estabelecer conversas com os clientes, certifique-se que consegue mantê-las. Uma interação constante com os fãs no Facebook, que também são clientes, pode ajudar no crescimento do negócio. Poder recolher opiniões de forma direta, sem intermediários, é uma ferramenta de pesquisa de mercado de valor inestimável, acessível na ponta dos dedos.

Faça uso da presença nas redes sociais como um complemento às atividades de marketing
A presença nas redes sociais como o Facebook ou o Twitter, deve ser parte integrante do desenvolvimento das relações com os clientes e não deve substituir a atividade regular de marketing mas sim, fazer parte do seu plano global. Se tiver planeado o lançamento de uma campanha de publicidade, não se esqueça de a comunicar na página do Facebook.

Use o Facebook como uma extensão do serviço ao cliente
A grande maioria das empresas usam os canais de Social Media como uma forma de atender as necessidades, dúvidas e reclamações dos clientes, que cada vez mais as expressam através destes meios, permitindo-lhes economizar tempo. Os incidentes resolvidos através das redes sociais são mais favoráveis a obter um feedback positivo. Uma mensagem-resposta que os próprios clientes podem partilhar, algo que não seria possível através de uma chamada telefónica.

Ofereça descontos exclusivos para fãs do Facebook
Uma das maneiras mais fáceis de conquistar fãs é oferecer promoções exclusivas, por exemplo, quando se alcança um certo número de fãs. Pode atraí-los através de um código de desconto, oferta de um produto às primeiras 10 pessoas a clicar “Gosto”… Tudo isto contribui para uma maior fidelização de fãs, bem como para a conquista de novos, fazendo ainda com que falem da empresa no seu perfil pessoal, sobretudo se ganharem prémios.

Crie links diretos para o seu site
Certifique-se que inclui no post a hiperligação para o site oficial da empresa – os clientes não vão conseguir comprar se não estiverem na sua página web. Esta é uma ótima maneira de atrair potenciais compradores. E lembre-se: o tráfego que não for direcionado para a sua página web, não vai seguramente gerar consumo.

Nathalie Engramer, Diretora de Marketing e Vendas da Pixmania-PRO.com


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