Commvault proporciona às empresas uma solução completa para partilhar e sincronizar ficheiros de forma segura

9768
0
Share:

Com o objectivo de satisfazer as crescentes preocupações quanto à segurança do enorme volume de documentos, apresentações, emails e folhas de cálculo que as empresas partilham e sincronizam dentro e fora das suas instalações, a Commvault anuncia novas ferramentas para ajudar as empresas a guardar, aceder e partilhar ficheiros desde virtualmente qualquer lugar.

Com a ampliação das capacidades do Endpoint Data Protection Solution Set, a Commvault proporciona às empresas uma solução para sincronizar e partilhar ficheiros que oferece um complemento inteligente, e/ou alternativo, às soluções existentes, ao adicionar à gestão de dados empresariais as práticas adequadas para que os dados sensíveis continuem seguros e em cumprimento com os requisitos do negócio.

O uso cada vez mais habitual de serviços na nuvem, como OneDrive e Dropbox, proporciona novos níveis de colaboração na empresa, mas traz também novos problemas: os ficheiros e os dados que se partilham através destes serviços não contam com cópias de segurança e não se tratam com a mesma disciplina que se consideram rotineiras em ambientes empresariais. Como resultado, os CIOs, os responsáveis de riscos e cumprimento, e os consultores estão preocupados sobre como responder aos requisitos legais, já que os utilizadores partilham dados dentro e fora da empresa.

Com o lançamento do Commvault File Sharing, as organizações contam agora com uma solução segura que faz com que os dados estejam sob o controlo do departamento de TI, e em maior segurança, sem comprometer a usabilidade, com uma solução end-to-end holística que oferece elevado desempenho, funcionalidade e facilidade de utilização. Ao ter os dados do utilizador guardados num repositório seguro acessível através de qualquer browser ou dispositivo móvel, as empresas que utilizem o Commvault File Sharing poderão satisfazer os requisitos mais restritos sobre administração de dados e regulação.

A Commvault também anuncia a disponibilidade do Edge Drive™, uma nova ferramenta dentro do Commvault File Sharing, que proporciona uma pasta virtual que actua como “nuvem pessoal”, com o objectivo de partilhar ficheiros em tempo real em todo tipo de dispositivos móveis e através de uma consola web, pelo que proporciona acesso universal para partilhar ficheiros e trabalhar em colaboração. O Edge Drive captura os dados de várias fontes, incluindo outras soluções EFSS, assegurando a protecção e o controlo sem problemas, e sem sacrificar a usabilidade, funcionalidade ou flexibilidade.

“Não é nenhum segredo que o departamento de TI está a perder o controlo dos dados empresariais graças à combinação de políticas de gestão da informação inadequadas e a uma confiança crescente em soluções para partilhar ficheiros menos seguras”, afirma Rama Kolappan, director sénior e responsável da Unidade de Negócio de Gestão e Informação em Mobilidade. “Graças ao Commvault File Sharing e à nossa nova ferramenta Edge Drive, os utilizadores agora contam com a liberdade de partilhar, colaborar e ser produtivos, de virtualmente qualquer lugar no mundo, sem comprometer a segurança e o cumprimento. Como líder estabelecido em protecção e gestão de a informação, estamos orgulhosos de poder dar às empresas uma solução que une o melhor de ambos os mundos e que não sacrifica qualidade ao sincronizar e partilhar ficheiros, é fácil de usar e, mais importante, garante a segurança e o controlo dos dados”.

Reconhecendo a ampla adopção de soluções de sincronização e partilha que existe no mercado, o Commvault Endpoint Data Protection também pode ser utilizado para complementar e reduzir o risco dos serviços cloud existentes, ao assegurar que os dados que se partilham através de OneDrive, Dropbox e outras nuvens são visíveis ao departamento de TI, estão seguros e contam com cópias de segurança. Além disso, podem ser acedidos para realizar pesquisas, tanto pelo utilizador final como para efeitos de eDiscovery.

“O Commvault File Sharing e a sua função Edge Drive™ estão em linha com a procura do mercado quanto a plataformas de colaboração escaláveis e seguras que permitam aos utilizadores finais partilhar conteúdos em todo o mundo entre colaboradores e outro pessoal, enquanto se cumprem os requisitos do departamento de TI quanto a protecção, recuperação e cumprimento”, sublinha Liz Conner, Research Manager en IDC. “Como resultado, a Commvault está a ajudar a devolver o controlo às organizações, com capacidades seguras de partilha e colaboração que adicionam valor estratégico à sua solução de protecção de dados”.

Gracas à arquitectura de plataforma única da Commvault, as empresas podem ganhar valor a partir de uma série de funcionalidades e capacidades, que incluem:

  • Uma solução completamente integrada para proteção, recuperação, acesso, segurança, partilha de ficheiros e prevenção de perda de dados dos postos de trabalho
  • Flexibilidade em opções de instalação, incluindo implementação nas próprias instalações, na nuvem ou em nuvens híbridas (e através de parceiros para soluções alojadas ou geridas)
  • Benefícios únicos em segurança e em cumprimento, com pesquisas e detecção em toda a empresa, incluindo postos de trabalho e centros de dados.
  • Informação sobre o tipo de ficheiro, tamanho e antiguidade, para tomar decisões de negócio relativas aos dados e à sua gestão.
  • Maior segurança e usabilidade para dispositivos móveis, incluindo funcionalidades como busca, pelo utilizador final, de dados protegidos, o que também melhora a produtividade móvel.
  • A possibilidade de sincronizar conteúdo através de todos os dispositivos do utilizador.
  • Uma forma simples de navegar, descarregar, gerir e restaurar ficheiros da pasta Edge Drive para um dispositivo local.
  • Partilha de ficheiros e pastas sem problemas entre a pasta Edge Drive com outros utilizadores através da web ou da app móvil.
  • Segurança de grau empresarial, pois os dados são encriptados na origem, em trânsito e quando estão inactivos.
  • Controlo administrativo para gerir políticas e permissões para todos os utilizadores em escala.

Ao contrário de muitas soluções de partilha de ficheiros que requerem esforços de integração e custos adicionais com ferramentas de terceiros para poder procurar os dados em múltiplas localizações, para efeitos legais ou de auditoria, as últimas capacidades de sincronização e partilha de ficheiros da Commvault permitem realizar pesquisas em toda a empresa para o cumprimento e eDiscovery, incluindo retenção legal integrada. Alojados no repositório único da Commvault, o ContentStore, tanto os utilizadores internos como externos podem aceder aos ficheiros, para impulsionar a produtividade e a colaboração, sem renunciar à propriedade dos dados ou necessitar de novas soluções. Esta abordagem centralizada à gestão de dados é especialmente relevante em indústrias altamente reguladas, como a dos serviços financeiros ou a saúde, donde contar com cumprimento, eDiscovery e medidas de segurança é extremamente importante.

O Commvault File Sharing com Edge Drive™ já está disponível.


Share:
Patricia Fonseca

Deixe o seu comentário