Comissão Europeia adjudica contrato do Galileo à GMV

11352
0
Share:

A GMV acaba de ganhar o contrato para o desenvolvimento do Demonstrador de Serviço Comercial do Galileo, o sistema global europeu de navegação por satélite (GNSS). O projeto da Comissão Europeia está orçamentado em 4 milhões de euros e tem a duração estimada de 30 meses.

Líder do consórcio e uma das empresas-chave no desenvolvimento do Galileo, a GMV será responsável pelo desenvolvimento e verificação das diferentes soluções do Serviço Comercial, através de testes reais de sinal no espaço do Galileo (SIS), e de facilitar a verificação de outras soluções apresentadas por fornecedores externos de serviços. Será ainda função da GMV a conceção, desenvolvimento, teste, integração, operação e manutenção do Demonstrador de Serviço Comercial com o objetivo de validar as capacidades do sistema Galileo para prestar serviços comerciais de posicionamento exato (High Accuracy – HA)* e de autenticação da posição**.

De acordo com Alberto de Pedro Crespo, Diretor Geral da GMV em Portugal, “Esta adjudicação demonstra que a GMV continua muito presente e ativa neste projeto tão importante e relevante como é o Galileo, o sistema de navegação por satélite mais fiável do mundo. A GMV apostou no Galileo desde o seu começo, participando de maneira relevante tanto no seu arranque como no seu funcionamento”.

O Serviço Comercial (CS), funcionalidade oferecida pelo Galileo, trará características de valor acrescentado no que toca ao Serviço Aberto do Galileo e de outros sinais GNSS. Foi também concebido como uma fonte potencial de receitas para a União Europeia, a fim de compensar futuramente os gastos de operação e manutenção dos sistemas europeus de navegação por satélite.

Uma vez concluída a fase de validação do conceito, o demonstrador ficará disponível como plataforma de teste para que potenciais fornecedores de serviço possam validar novos serviços comerciais para a comunidade de utilizadores GNSS.


Share:
Patricia Fonseca

Deixe o seu comentário