33659 1

cleverti estabelece parceria com a Quidgest e expande portefólio de soluções

A cleverti anuncia a sua parceria com a Quidgest, uma empresa de consultoria e desenvolvimento de sistemas de informação de gestão que aposta muito forte na investigação em Engenharia de Software. Com esta relação estratégica, a cleverti vai oferecer aos seus clientes novas soluções baseadas na plataforma Genio – Rapid Application Development (RAD).

E se, em apenas um mês, o seu departamento interno de desenvolvimento de sistemas de informação passasse a ser capaz de produzir, rápida e autonomamente, sistemas complexos, WebServices, soluções para a Cloud ou interfaces para Tablets e outros dispositivos móveis?

A esta pergunta a cleverti, em parceria com a Quidgest, responde: Com o Genio -Rapid Application Development (RAD), sim, é possível.

O Rapid Application Development (RAD) ou Desenvolvimento Rápido de Aplicações é um modelo de processo de desenvolvimento de software interativo e incremental que enfatiza um ciclo de desenvolvimento extremamente curto (entre 60 e 90 dias). O RAD considera o uso de técnicas de quarta geração, trabalha com a reutilização de componentes de programa existentes quando possível ou cria, ela mesma, componentes reutilizáveis. Nesta plataforma são usadas ferramentas automatizadas para facilitar a construção do software.

As vantagens do modelo RAD são inúmeras:
• Permite o desenvolvimento rápido e/ou a prototipagem de aplicações
• Enfatiza um ciclo de desenvolvimento extremamente curto (entre 60 e 90 dias)
• Maior agilidade evolutiva com menores custos de manutenção
• Cada função principal pode ser direcionada para a uma equipa RAD separada e então integrada a formar um todo
• Criação e reutilização de componentes
• Usado principalmente para aplicações de sistemas de informação
• Comprar pode economizar recursos se comparado a desenvolver
• O desenvolvimento é conduzido num nível mais alto de abstração
• Visibilidade mais rápida (protótipos)
• Maior flexibilidade (os developers podem reprojetar com facilidade)
• Grande redução de codificação manual (wizards…)
• Maior envolvimento do utilizador
• Aparência padronizada (as API – Interface de Programação de Aplicações – e outros componentes reutilizáveis permitem uma aparência consistente).

Os padrões usados pela plataforma Genio – Rapid Application Development (RAD) são, em larga escala, independentes da tecnologia, do ambiente ou da arquitetura usada, embora possa haver necessidade de desenvolvimentos pontuais para a sua utilização em alguns contextos. “A disponibilização do Genio à cleverti, vai permitir um alargamento do âmbito tecnológico e do mercado da Quidgest, para novos setores, nacionais e internacionais, ávidos de atualização tecnológica das suas velhas soluções ou de uma maior agilidade, com menores custos, no desenvolvimento e manutenção evolutiva das novas”, referiu Carlos Costa responsável de parceiros da Quidgest. “A parceria com a Quidgest permite à cleverti desenvolver sistemas totalmente adequados aos procedimentos e à estratégia de cada organização, fator crucial para transformar as empresas em líderes no seu setor de atividade”, adianta Carlos Coutinho Silva, CEO da cleverti.
Com a nova plataforma Genio da Quidgest, os clientes da cleverti vão poder usufruir de uma maior:

• Produtividade (capacidade de gerar código automaticamente)
• Agilidade (o modelo de parceria entre a cleverti e a Quidgets permite uma gestão de equipas flexíveis)
• Estabilidade (a plataforma Genio baseia-se numa metodologia de desenvolvimento de software baseada na modelagem no processo MDA Model Driven Architecture)
• Mobilidade (ao aproximar as soluções às necessidades particulares de cada cliente.
• Qualidade (maturidade de desenvolvimento de Software certificada CMMI-Dev nível 3)


Patricia Fonseca

Patricia Fonseca

Viciada em tecnologia, entrou para a equipa em 2012 e é responsável pela Leak Business, função que acumula com a de editora da Leak. Não dispensa o telemóvel nem o iPod e não consegue ficar sem experimentar nenhum dispositivo tecnológico.

Notícias Relacionadas

Cada português vai comprar em média 11 presentes

Um  estudo  de  mercado  desenvolvido  nas  últimas  semanas  pela  Odisseias,  mostra  que  cada  português  vai comprar em média 11 presentes, e destas cinco vão ser através de compras

Comfort Keepers alarga rede de franchisados

A Comfort Keepers está a apostar na expansão em Portugal, estando a alargar a sua rede de franchisados por todo o país. Instalada em Portugal desde 2006 a

Portfolio Hitachi Content Platform selecionado vencedor do TMC 2015 Cloud Computing Excellence Award

A CESCE SI e a sua parceira de negócios – Hitachi Data Systems Corporation têm o prazer de anunciar que o portfolio tecnologicamente avançado da Hitachi Data Systems

Passatempo Festival IN. Responda certo e ganhe um bilhete duplo.

A Leak e a Leak Business têm para oferecer 10 convites duplos para o Festival IN que se realiza de 14 a 17 de Novembro na Feira Internacional de

1 Resposta

  • Esta ferramenta não faz nada que já não exista há uns bons 10 ou 15 anos, pelo menos.

    Ciclos curtos de 60 a 90 dias?! Curto? 60 dias é uma eternidade!

Dê a sua opinião:

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *