Connect with us

Notícias

Claranet investe um milhão de euros em polo tecnológico e lança SOC mais completo e diferenciador

Patricia Fonseca

Publicado a

A Claranet inaugura o seu novo polo tecnológico, totalmente remodelado, em Carnaxide onde, entre outros serviços, ficará instalado o novo Security Operations Centre (SOC).

A remodelação destas instalações surge na sequência da aquisição da ITEN Solutions, a maior operação de M&A realizada em Portugal, na área das Tecnologia de Informação, em 2017.

Este investimento permite assim:

  • Consolidar as equipas de operações das várias unidades de negócio da empresa no mesmo local (Hosting, Networks, Technology, Workplace, Business Applications, Public Cloud e Cybersecurity).
  • Lançar o novo SOC (Security Operations Centre).
  • Aumentar a capacidade do Centro de Formação, iniciando o programa ‘Claranet University’, que visa o desenvolvimento de competências em TI para profissionais em início de carreira ou em fase de transição.
  • Criar as condições necessárias para a abertura do ‘Centro de Excelência Cloud’, que pretende reforçar o posicionamento da empresa no mercado nacional e da América Latina, na área estratégica de prestação de serviços de Cloud.

SOC Claranet: 600 mil euros para disponibilizar um serviço completo e diferenciador

A Cibersegurança é uma das principais prioridades dos CIOs das empresas, nacionais e internacionais, como se pode observar no estudo Claranet Research Report 2017/2018. Nesse sentido, a Claranet definiu como estratégica esta área de actuação, uma vez que corresponde a uma necessidade real do panorama empresarial em Portugal – sendo já, a nível internacional, um complemento indispensável ao seu portfólio de serviços disponibilizado.

Desde o início de 2017 que o Grupo Claranet investiu globalmente mais de 15 milhões de euros na sua oferta de Cibersegurança, sobretudo em Portugal, Inglaterra e França.

No âmbito desta estratégia, é hoje lançado o novo SOC (Security Operations Centre) que monitorizará 24 horas por dia, todos os dias do ano, as várias plataformas dos clientes que contratam este serviço, correlacionando eventos para detectar incidentes ou potenciais incidentes de segurança, intervindo imediatamente caso necessário e escalando acções para o próprio cliente ou fornecedores que este tenha.

O grande factor de diferenciação em relação ao SOC tradicional, é que o SOC Claranet para além de monitorizar plataformas internas (firewalls, directórios, routers, etc), permite a agregação na sua plataforma SIEM (Security Information Event Management) dos riscos externos, através da monitorização de milhares de fontes na web, redes sociais e dark & deep web.

Viciada em tecnologia, entrou para a equipa em 2012 e é responsável pela Leak Business, função que acumula com a de editora da Leak. Não dispensa o telemóvel nem o iPod e não consegue ficar sem experimentar nenhum dispositivo tecnológico.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Publicidade

Últimas Notícias

Notícias19 horas atrás

Phone House é a mais recente Empresa aderente Cashback World Portugal

A partir de agora, os membros Cashback World poderão usufruir de benefícios exclusivos na compra de qualquer produto de telecomunicação,...

Notícias2 dias atrás

IMBS atinge os dois milhões em faturação

A IMBS, atinge os 2 milhões de euros em faturação desde que iniciou a sua atividade e pretende alcançar pela...

Passaporte2 dias atrás

Tiago Roxo é o novo Diretor de People & Culture do grupo InnoWave

Tiago Roxo é o novo Diretor da área People & Culture do grupo InnoWave. Com mais de 14 anos de...

Notícias2 dias atrás

NEC e NICT utilizam IA para otimizar a disponibilização de recursos de rede

A NEC anunciou a demonstração bem-sucedida de tecnologias que utilizam IA para classificar automaticamente serviços, como por exemplo vídeo e...

Notícias2 dias atrás

IBM C-Suite Study: Incumbentes estão a liderar nova vaga de disrupção digital

Decorreu ontem, no convento do Beato, o Think Lisboa 2018, a grande conferência anual da IBM, este ano dedicada à...

Notícias7 dias atrás

Fujitsu Concentra-se no Impacto Social e Ético da IA no Fórum AI4People

Os Fujitsu Laboratories of Europe tornaram-se um dos parceiros fundadores do recente projecto AI4People, o primeiro fórum global da Europa...

Notícias7 dias atrás

PRIMAVERA vai formar programadores informáticos

A PRIMAVERA Academy tem vindo a ampliar o seu portefólio formativo, passando em breve a integrar cursos de Programação, Metodologias...

Notícias7 dias atrás

IBM anuncia uma grande expansão das capacidades de Cloud

A IBM anunciou na CEBIT, a decorrer esta semana em Hannover, uma grande expansão das suas capacidades de Cloud com...