Claranet com Managed Backup Services dA EMC

10120
0
Share:

A Claranet selecionou a EMC para realizar um projeto de Managed Backup Services, com base nas soluções EMC® Avamar® e EMC Data Domain.

A Claranet tinha a necessidade de ter uma plataforma de Backup o mais abrangente possível ao nível das plataformas que protege e, ao mesmo tempo, pretendia reduzir as janelas de backup e aumentar o nível de sucesso do mesmo. A empresa não estava satisfeita com as anteriores soluções de backup (Backup exec e R1Soft), pois não conseguiam garantir a entrega de um serviço rápido e fiável.

Antes de implementar a solução EMC Avamar a Claranet perdia muitas horas diárias de vários recursos da equipa técnica para monitorizar e resolver os problemas relacionados com as tarefas de operação de nas ações de backup. O cliente que impulsionou a compra da solução queria adquirir o serviço para utilizar internamente (on premises), no entanto a Claranet conseguiu oferecer uma solução integrada (serviço + managed service + hosting) o que permitiu eliminar os CapEx do cliente. O cliente ia adquirir recursos acima do que precisava, só conseguindo o payback no final de 4 ou 5 anos. Com a solução integrada da Claranet conseguiu poupanças estimadas em 50%.

Atualmente mais de 50 clientes Claranet já utilizam a plataforma de Managed Backup Services e, de acordo com Vasco Afonso, Solutions Architect Director, da Claranet “para os clientes, saberem que a solução de storage é EMC, é uma mais-valia, pois esta marca é muito reconhecida no mercado.”

Solução EMC® Avamar® e sistemas Data Domain
Desenvolvido para solucionar os desafios associados ao backup tradicional, o sistema e software EMC® Avamar® para backup com de-duplicação na fonte fornece backups completos diários e rápidos para ambientes virtualizados, sistemas NAS, desktops/laptops, escritórios remotos e aplicações essenciais ao negócio. A de-duplicação dos blocos de informação variável do Avamar, reduz drasticamente o tráfego da rede enviando somente blocos exclusivos, compactados e criptografados em LANs ou WANs, o que significa enormes economias em largura de banda para backup, muito mais rápido e que podem ser recuperados rapidamente com um simples passo.

Os sistemas Data Domain de armazenamento com de-duplicação permitem que a Claranet conclua mais backups em menos tempo enquanto colocam menos pressão em janelas de backup limitadas, com uma taxa de transferência de até 31 TB por hora.

Benefícios, ROI e implementação:

Com a implementação do projeto Managed Backup Services, a Claranet melhorou os níveis de serviço, reduzindo incidentes e janelas de backup em cerca de 50%. Devido à tecnologia de de-duplicação da plataforma, a empresa conseguiu uma redução da necessidade de armazenamento na ordem dos 98%.

A compressão de Dados e De-duplicação permitem otimizar e aproveitar o espaço em disco; Backup Remoto (Circuitos WAN); Redução das Janelas de Backup; Alta fiabilidade pelo nível de redundância do equipamento. Monitorização mais fácil e intuitiva. É uma solução unificada e que suporta 98% das plataformas existentes. Gestão centralizada.

O payback foi atingido num ano e meio, tal como estava estimado.

A implementação, que decorreu sem qualquer incidente, demorou cerca de um mês e meio e contou com um recurso da Claranet, assim como um técnico da EMC. Foi ainda realizada formação durante cerca de 3 semanas a um recurso da equipa técnica da empresa. A aplicação está a funcionar em pleno, “efetivamente esta é uma solução robusta e fiável. Ganhámos novamente confiança no serviço de backup”, afirma Paulo Barreto, Infrastructure & Network Operations da Claranet.

A Claranet está muito satisfeita com a plataforma e o objetivo é expandir a mesma, à medida que o negócio vai evoluindo.


Share:
Patricia Fonseca

Deixe o seu comentário