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CIONET releva os quatro fatores primordiais para projetos de inovação digital

No passado dia 9 de Fevereiro, a CIONET e a Porto Business School receberam Nils Fonstad, research scientist no centro de investigação de sistemas de informação do MIT (MIT CISR). Neste evento, foram apresentados os resultados agregados, a nível nacional e internacional, relativamente aos tipos de inovação digital que as empresas estão a investir e as abordagens de gestão que estão a adoptar, tendo sido deixadas também as recomendações sobre como trazer valor e um impacto positivo ao negócio através dessas mesmas inovações.

Foram mencionados quatro factores essenciais que devem ser tidos em conta num processo de desenvolvimento e amplificação de inovação digital de qualquer organização:

Investimento total despendido em inovação digital: Ao realizar um constante update do investimento total neste processo é possível obter insights sobre a correta alocação do budget

Distribuição do investimento em cinco tipos de inovação: Um processo de inovação digital de sucesso é interdisciplinar. Como tal, deve abordar os seguintes cinco domínios essenciais de uma organização: Processos, Experiência dos colaboradores, Serviços/Produtos, Experiência de consumo e Modelo de negócio.

Taxa de retorno dos investimentos em inovação digital: Medir o custo e o rendimento dos projetos de inovação digital permite retirar insights sobre as práticas com maior taxa de sucesso e implementá-las em projetos futuros

Potenciar o impacto de projetos de inovação bem sucedidos: Numa perspetiva organizacional, é fundamental incentivar e premiar o sucesso de projetos individuais ou coletivos de inovação, criando complementaridades entre os mesmos, e alavancando desta forma o seu impacto e proliferação no seio das organizações, numa ótica de fomento de boas práticas de inovação e aprendizagem contínua.

Além das quatro insights acima referidas, o fomentar um espírito e cultura de startup na organização levará a que os colaboradores se sintam motivados a colaborarem com projetos de inovação na organização, aumentando também o seu empenho na procura e partilha de soluções inovadoras.


Patricia Fonseca

Patricia Fonseca

Viciada em tecnologia, entrou para a equipa em 2012 e é responsável pela Leak Business, função que acumula com a de editora da Leak. Não dispensa o telemóvel nem o iPod e não consegue ficar sem experimentar nenhum dispositivo tecnológico.

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