CIONET junta Portugal, Espanha e Israel para debater os desafios e inovações no mercado das TIs

8184
0
Share:

A CIONET vai anunciar os três CIO portugueses que mais se destacaram em 2013 já no próximo dia 20 de Fevereiro, num evento a realizar-se no Palácio do Conde d’Óbidos, em Lisboa. Os três vencedores serão escolhidos de uma lista de oito finalistas, já anunciada pela rede.

Simultaneamente, a CIONET divulgou também a lista dos quatro oradores presentes no evento, que conta este ano com nomes que se destacaram no mercado das tecnologias, nacional e internacional, e que vão abrilhantar o evento com apresentações sobre a evolutiva função do CIO nas organizações, os principais desafios encontrados e o papel chave que o CIO tem junto da inovação nos negócios. Os nomes avançados são Amiram Shore, presidente da E.N.T. – Exceptional New Technologies e da ATM – Technological Horizons Ltd; Artur Loreiro, CIO da Sonae; Jaime Quesado, Economista e Especialista em Estratégia, Inovação e Competitividade; e José María De Santiago Garzón, Executive Partner da Gartner. Amiram Shore será ainda acompanhado pela Embaixadora Israelita em Portugal, Tzipora Rimon, que abrirá o debate com referência à crescente relação entre Portugal e Israel e ao caminho que ambos podem seguir para potenciar os seus mercados tecnológicos.

Amiram Shore, Presidente da E.N.T. – Exceptional New Technologies e da ATM – Technological Horizons Ltd é um dos pioneiros da indústria israelita de high-tech e de TIs, e tem estado na linha da frente da tecnologia há mais de 40 anos. Tem um profundo conhecimento teórico e prático adquirido através da representação de empresas de software, telecomunicações e serviços de TI, onde se incluem várias empresas da lista Fortune 500. Shore desempenha atualmente o papel de Presidente da E.N.T. – Exceptional New Technologies e da ATM – Technological Horizons Ltd, e é mentor e acionista de startups com grande potencial para trazer inovações ao mercado tecnológico. Amiram Shore é também Presidente da Associação de Fabricantes de Israel e membro do Conselho da Associação Israelita das Indústrias de Eletrónica e Software.

Artur Loureiro, Chief Information Officer da Sonae SA, Membro do Conselho Executivo do Modelo Continente, Sonae SR, e membro do Conselho não executivo da WeDo, Saphety, Mainroad, Bizdirect e Tlantic. Em 2013, Artur Loureiro foi “CIO do Ano” em Portugal. Como consequência, o responsável representou Portugal nos “European CIO of the Year 2013” em Bruxelas. Tendo começado a sua carreira na Dorbyl na África do Sul, tem mais de 30 anos de experiência em TI. É formado em Sistemas de Informação da Universidade de Wits (África do Sul), e participou em programas executivos sobre Sistemas de Informação na Harvard Business School e em Gestão de Marketing e Gestão de Serviços da Escola de Negócios Insead, e também possui um MBA da Universidade de Boston.

Jaime Quesado, Membro do Advisory Board da CIONET Portugal, Economista e Especialista em Estratégia, Inovação e Competitividade. Jaime Quesado é Economista e MBA pela Universidade do Porto. Ao longo do seu percurso profissional desempenhou funções executivas no setor privado (Grupo Amorim e AEP – Associação Empresarial de Portugal) e público (Gestor do POSC – Programa Operacional Sociedade do Conhecimento e Administrador da Agência de Inovação). É detentor de Mestrados em Estudos Europeus (Universidade de Coimbra) e Ciência Política (Universidade Católica) e é o autor do livro O Novo Capital.

José María De Santiago, Executive Partner tem mais de vinte anos de experiência em funções de gestão de TIs, com grande foco na entrega de pesquisas estratégicas e aconselhamento a CIOs e executivos séniores na área de TIs através do Programa para Executivos da Gartner. Antes de fazer parte da equipa da Gartner, De Santiago foi CIO Europeu TeleTech Inc., empresa líder em Business Process Outsourcing, e esteve 10 anos na De La Rue Systems em várias posições de gestão de Tecnologias de Informação. Com formação em Engenharia pela ESI e em Business Information Systems pela Universidad Pontificia Comillas, De Santiago começou a sua carreira profissional na Iberphone. Mais tarde completou ainda o MBA pela EOI. De Santiago tem sido membro do Group IT Management Committee e também do Country Management Committees de inúmeros países, tendo tido um papel determinante em fusões e aquisições, desinvestimentos e processos de grandes vendas.

A eleição do CIO do Ano é um evento que visa sensibilizar a comunidade para as mudanças no papel que os CIOs têm nas suas organizações. Os quatro nomes que vão passar pelo palco do evento partilharão a sua visão com diferentes pontos de origem e espera-se que no final da noite se tenha criado um debate enriquecedor em torno dos desafios que cada um identifica e formas de os ultrapassar. Para além disso, a CIONET vai premiar os melhores CIOs, de acordo com o valor de negócio gerado pelos projetos implementados. A eleição terá 3 categorias: CIO orientado para Cliente, CIO orientado para Tecnologias e CIO orientado para Processos de Negócio. Estão nomeados Alexandre Ramos, da Lusitânia Seguros; António Menezes, da SATA; Bruno Cortes, da Parfois; Guilherme Teixeira, do Grupo Casais; Nuno Miller, da Farfetch; Pedro Ferreira, do Infarmed IP; Rui Ferro, da AdvanceCare; e Rui Gomes, do Hospital Fernando Fonseca.

Rui Serapicos, Managing Partner da CIONET Portugal, realça que o evento deste ano “está recheado com os melhores talentos em TIs e conta com oradores de peso. Seguramente que será uma noite de criação de grande valor intelectual para os membros e parceiros CIONET e, esperamos, que de entretenimento também.”

O evento terá lugar no dia 20 de Fevereiro, no Palácio do Conde d’Óbidos, em Lisboa.


Share:

Deixe o seu comentário