21049 0

CIONET expande operações para Perú, Equador, Panamá e Venezuela

A CIONET anunciou o reforço da sua estratégia de internacionalização com a entrada no Perú, Equador, Panamá e Venezuela. Depois de ter entrado recentemente no Brasil e na Colômbia, a comunidade de CIOs fortalece assim a sua presença na América Latina, onde está a apresentar um crescimento acelerado.

A estratégia de globalização da CIONET tem sido efetuada de forma faseada e consistente, assentando em dois propósitos essenciais: o maximizar das relações e laços das empresas tecnológicas multinacionais e o apoiar a internacionalização das PMEs através do fomento e promoção das relações destas com parceiros e interlocutores internacionais.

Em paralelo, a CIONET Portugal tem investido no crescimento da rede e das parcerias institucionalizadas com associações, parceiros e entidades públicas e no desenvolvimento de um conjunto de novas alianças para o crescimento da rede portuguesa, bem como em mecanismos de contacto com a diáspora portuguesa nos países em que está presente. A nível nacional, a comunidade tem vindo a desenvolver o “Programa Potências Tecnológicas”, que tem como principal objetivo fortalecer as relações empresariais no setor das Tecnologias de Informação e Comunicação entre Portugal e alguns dos países identificados como as maiores potências tecnológicas do momento, nomeadamente: Índia, Coreia, China e Israel. Pretende-se mais uma vez criar pontos de contacto entre países, facilitando a comunicação, partilha de experiências, partilha de informação e boas práticas. A interação entre Portugal e estas nações tem potencial para alavancar o setor das Tecnologias de Informação e Comunicação em ambos os mercados.

No âmbito do “Programa Potências Tecnológicas” foram levadas a cabo iniciativas como visitas de CIOs portugueses a empresas tecnológicas (viagem com caráter de prospeção e networking); viagens de CIOs portugueses para participar em conferências ou debates sobre boas práticas em TI (viagem de caráter informativo); viagens de CIOs portugueses para Networking e fortalecimento de relações (debate de possíveis oportunidades e vantagens da relação entre os países com o Ministro da Economia ou presidentes de instituições chave na área de Ti; pequenos-almoços e almoços entre CIOs, membros de embaixadas, câmaras de comércio e outro tipo de instituições de ligação exterior; interações para situações específicas, a pedido dos intervenientes, nas quais determinados executivos de TIs ou potenciais parceiros de negócio foram introduzidos a fim de prospeção de mercado e avaliação de alternativas.

Rui Serapicos, Managing Partner da CIONET Portugal, aponta que “este alargamento da rede de CIOs para a América Latina é mais uma forma de ajudar e promover a internacionalização das PMEs portuguesas de base tecnológica”.


Patricia Fonseca

Patricia Fonseca

Viciada em tecnologia, entrou para a equipa em 2012 e é responsável pela Leak Business, função que acumula com a de editora da Leak. Não dispensa o telemóvel nem o iPod e não consegue ficar sem experimentar nenhum dispositivo tecnológico.

Notícias Relacionadas

Sair da recessão passa por eliminação de fronteiras e relações de confiança

A Atos publicou o seu relatório de tendências tecnológicas – o “Ascent Journey 2016”. No seguimento do relatório original, “Journey 2014” (publicado em 2010), o “Ascent Journey 2016”

Infor Proporciona Inovação Automóvel em Toda a Cadeia de Valor

A Infor anunciou o lançamento da versão 11.0 do Infor Automotive Exchange e da versão 11.3 do Infor Supplier Exchange, produtos que proporcionam uma colaboração incorporada ao longo

Cisco reforça soluções de segurança de conteúdos com proteção ao malware avançado

A Cisco acrescentou a função de Advanced Malware Protection (AMP) ao seu portfólio de soluções de segurança de conteúdo, incluindo as plataformas de segurança web (Secure Web Proxy),

CA Technologies conclui com sucesso atualização de certificações ISO

A CA Technologies terminou com sucesso o processo de certificação de atualização para as normas ISO/IEC 20000-1: 2011, que institui as melhores práticas em termos de gestão de

Dê a sua opinião:

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *