20661 0

CIONET apoia projeto “Girls in ICT Day”

A CIONET vai apoiar e colaborar com o projeto lançado pela UIT – “Girls in ICT Day”. Esta iniciativa, que terá lugar no dia 23 de Abril, na FPC, tem como principal objetivo incentivar e promover uma maior presença de mulheres no sector TICs. A comunidade é um dos parceiros do projeto, nomeadamente com apoio na divulgação.

Tendo em conta que o número de mulheres jovens a optar por estudar disciplinas relacionadas com a área das TICs está em declínio em Portugal, e na maioria de todos os outros países, a UIT visa com esta iniciativa sensibilizar a comunidade (homens e mulheres) para a importância de mudar a atitude perante a área das TICs, e de aliciar as mulheres para a área tecnológica. Uma forma de atrair talentos para a área tecnológica deverá passar por ligar mais as áreas cientificas das Universidades às necessidades da vida empresarial e vice-versa.

O “ GIRLS in ICT Day” (Dia das Jovens Mulheres nas TIC) será comemorado todos os anos a nível mundial, na quarta quinta-feira do mês de Abril. Este dia foi estabelecido tendo presente a antevisão da crescente necessidade de profissionais no sector das tecnologias de informação e comunicação nos próximos dez anos e a constatação que a escolha da carreira profissional nas TIC é maioritariamente feita por homens, visando assim promover a paridade entre os géneros nas TIC e o crescimento sustentável deste sector.

Este evento contará com o apoio da FPC ( Fundação Portuguesa das Comunicações), a qual foi conquistando ao longo dos anos uma forte ligação a Universidades, através da sua missão de estudar e dar a conhecer a importância do setor das comunicações. O evento contará ainda com o apoio da CIONET, da PT, Sapo Mulher e do Comité LIDE Mulher.

“Consideramos fundamental motivar jovens mulheres a optarem por um percurso profissional na área tecnológica, uma vez que o sector das TIC, para além de ser um setor transversal a todos os outros, é o setor onde a procura de competências e talentos é mais elevada”, aponta Rui Serapicos, Managing Partner da CIONET Portugal.


Bruno Fonseca

Bruno Fonseca

Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Notícias Relacionadas

1ª Edição do Novabase GameShifters arranca com maratona de 24 horas

“Shaping the way we live” é o mote do Novabase GameShifters, competição que acaba de ser lançada pela empresa e cujo objetivo passa por levar a concurso soluções

Q-Day Conference 2013 decorreu hoje na Culturgest

Cerca de 140 pessoas participaram no Q-Day Conference 2013, a iniciativa anual da Quidgest, que visa contribuir para a definição de novos caminhos globais para a evolução do

Go Green in the City 2015: Inscrições terminam a 1 de Fevereiro

A fase de inscrições no desafio Go Green in the City da especialista global em gestão de energia, Schneider Electric, termina a 1 de Fevereiro. A 5.ª edição

Winsig lança solução para o setor do calçado

A Winsig vai apresentar a solução Aktionserver Mobile for Clothes & for Shoes durante o Modtissimo, Salão de Tecidos e Acessórios, Confeção Portuguesa, Têxteis do Futuro e Curtumes

Dê a sua opinião:

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *