15811 0

CIONET anuncia lista de melhores profissionais de TIC em Portugal

A CIONET anunciou a lista dos candidatos a melhor CIO português, um conjunto de profissionais que se distinguem no setor das TIC em terras lusas. Desta lista serão eleitos os nomes que vão representar o nosso país no European CIO of the Year, um evento internacional organizado anualmente pela CIONET.

A lista de finalistas conta com representantes de empresas dos mais diferentes setores de atividade:

– Alexandre Ramos, Diretor de Tecnologias de Informação da Lusitânia Seguros
Formado em Engenharia Informática e de Sistemas pelo Instituto Superior de Engenharias de Coimbra, Alexandre Ramos foi anteriormente responsável pelas TIs do Grupo AXA Portugal.

– António Menezes, CIO e CEO da Sata Airlines
Com um Doutoramento em Economia pelo Boston College, onde também completou um Mestrado em Economia, o atual CEO da SATA conta ainda com formação no AMP (Advanced Management Programme) da Universidade Católica e com Licenciatura em Economia pela Universidade Nova de Lisboa.

– Bruno Cortes, CIO da Parfois
Bruno Cortes tem como principais argumentos na sua formação profissional o MBA em Gestão e Marketing da Porto Business School e a pós-graduação em A Nova Agenda da Liderança Empresarial pelo Instituto da Empresa. É ainda mestre em Ciências Informáticas, formação ministrada pela Universidade do Minho.

– Guilherme Teixeira, CIO do Grupo Casais
O responsável do Grupo Casais trabalhou anteriormente na Sonae Indústria. Licenciado em Química pela Universidade do Minho, o CIO tem ainda um Mestrado em Informática pela mesma instituição, e conta com uma pós graduação em Finanças pela Porto Business School.

– Nuno Miller, CIO da Farfetch
Nuno Miller ingressou na Farfetch depois de ter assumido funções na Parfois, na Organtex e na Deloitte. Com um Executive MBA pela Eudem (Escola Europeia de Desenvolvimento Empresarial), o CIO tem ainda uma licenciatura em Engenharia pela Universidade do Minho.

– Pedro Ferreira, Diretor de Sistemas e Tecnologias de Informação no Infarmed IP
Após ter trabalhado em empresas como a PT SI, a Novabase e a Ernst & Young, Pedro Ferreira dedica agora o seu tempo e competências ao Infarmed. Com formação em Engenharia Informática e Mestrado em Economia e Gestão de Ciências, Tecnologia e Inovação, bem como em Administração de Empresas (ambos pelo ISEG), Pedro Ferreira fez ainda o Programa de Gestão da Universidade Católica em 2010.

– Rui Ferro, Diretor de Tecnologias de Informação na AdvanceCare
Formado em Engenharia Eletrotécnica e Computadores pelo Instituto Superior Técnico, Rui Ferro trabalhou anteriormente no Banco de Portugal, na Faculdade de Economia da Universidade Nova de Lisboa e na Portugal Telecom.

– Rui Gomes, CIO do Hospital Fernando Fonseca
Rui Gomes acumula a licenciatura em Engenharia Elétrica e Eletrónica da Universidade de Coimbra com uma pós-graduação em Gestão de Informação (Universidade de Aveiro), uma certificação em Sistemas de Informação em Saúde pelo INA, um mestrado em Informática Médica (pela Universidade do Porto) e um doutoramento em Administração Empresarial pelo ISCTE. Trabalhou antes no CINTESIS (Ministério da Saúde).

No apuramento do melhor CIO haverá três categorias: CIO orientado para Cliente, CIO orientado para Tecnologias e CIO orientado para Processos de Negócio. Dos oito responsáveis vão ser eleitos três que serão propostos para representar Portugal no evento europeu. Esta iniciativa da CIONET visa sensibilizar a comunidade para as mudanças no papel que os CIOs têm nas suas organizações e premiar os melhores CIOs, de acordo com o valor de negócio gerado pelos projetos implementados.

Reconhecido como CIO do Ano em Portugal no ano passado, Artur Loureiro, da Sonae, estará presente no evento, para debater o papel da CIONET junto da Comissão Europeia e os pontos que estão em estudo pela instituição. De resto, não faltará ao encontro Jaime Quesado, economista e especialista em Estratégia, Inovação e Competitividade.

“A iniciativa de CIO do Ano tem vindo a ganhar cada vez mais relevância no panorama nacional e no cenário europeu, e só podemos estar orgulhosos desse facto”, explica Rui Serapicos, Managing Partner da CIONET Portugal. “No entanto, o evento não serve somente para reconhecer o trabalho dos CIOs dentro das suas empresas e no mercado, mas para reforçar a posição que Portugal tem vindo a assumir junto da Comissão Europeia no desenvolvimento de novas estratégias, onde os representantes se orgulham de promover o papel que as TIC desempenham na economia nacional e de salientar os aspetos onde ainda existe espaço para melhorias”.


Bruno Fonseca

Bruno Fonseca

Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Notícias Relacionadas

Novas capacidades da Cloud Entrust simplificam gestão de certificados SSL

A CESCE SI divulga as várias melhorias anunciadas pela Entrust na sua plataforma de gestão de certificados SSL baseada na cloud, Entrust Cloud. As novas funcionalidades permitem uma

Toshiba aposta na segurança com campanha anti-roubo

A Toshiba lançou uma campanha, para os seus Ultrabook Portégé série Z, na qual oferece uma versão completa do McAfee Anti-Theft 2.0 válida durante um ano, na compra

Schneider Electric lança nova versão do software StruxureWare

A Schneider Electric lançou o StruxureWare para Centros de Dados V2.0, um software integrado para Gestão da Infraestrutura de Centro de Dados (DCIM). Concebido para gerir os vários

Altitude Inaugura Novas Instalações em Lisboa

A Altitude Software anuncia a mudança de instalações em Lisboa. Desta forma, a empresa deixa os seus escritórios em Miraflores passando para a zona do Lumiar, sendo o seu

Dê a sua opinião:

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *