22213 0

CINEL com crescente procura internacional

O Centro de Formação Profissional da Indústria Electrónica, Energia, Telecomunicações e Tecnologias da Informação, (CINEL) é cada vez mais procurado por formandos e entidades estrangeiras.

Só este ano, e integrado no Programa Leonardo Da Vinci, o Centro acolheu a visita técnica designada “Exchange of Teachers and Employers Experience” por parte de um grupo de profissionais de Educação e Formação da Polónia que tinha como objetivo conhecer o sistema educativo em Portugal.

No âmbito do Programa “VatTools – Tools and methods for recognitions and validation of prior learning”, recebeu a visita de uma Delegação de Profissionais da Artic Vocational Foundation, oriundos da Noruega, Suécia e Finlândia que teve por objetivo o conhecimento do processo de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências em Portugal.

De França, e no âmbito do Lifelong Learning Programme, chegou uma delegação de dirigentes de Centros de Formação e Aprendizagem da região de Languedoc-Roussillon que integram a Rede de Câmaras (Chambres de Métiers de L´Artisanat) daquela região.

Em relação a estudantes, e ao abrigo do Programa Leonardo da Vinci, o CINEL, na qualidade de entidade de acolhimento e formadora ministrou formação em Software, Hardware e Redes de Computadores a 16 jovens polacos; energias renováveis a 2 grupos de 20 jovens romenos; Auto CAD aplicado à jardinagem a 15 jovens gregos e um curso de Web 2.0 a 13 para formadores gregos;

O CINEL recebeu ainda a visita do Presidente da ADEA (Asssociation pour le Développement del´Enseignement en Afrique), Hamudi Boukari alto funcionário do African Development Bank (Banco financiado pela ONU e UNESCO) com o objectivo de conhecer as potencialidades do centro na perspectiva de poder vir a recorrer ao CINEL para a instalação de um Data Center assente num sistema de servidores de e-learning e laboratórios virtuais para a constituição de uma rede de e-learning e b-learning pan-africana apoiada pela ADEA e pela UNESCO.

A quantidade de individualidades estrangeiras aumenta se se referirem as visitas de representantes do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI – Brasil), do Director Nacional do Ministério da Educação de Moçambique, Ivaldo Quincardete, da responsável Europeia da SAMSUNG, Arabella Bakker e do presidente da Angola Telecom, João Adolfo Martins.

Recentemente, o CINEL passou a incluir um pacote formativo da Microsoft Academy IT que permitirá certificar formadores do CINEL em tecnologia Microsoft, os quais, posteriormente, estarão aptos a formar nessa área.

O CINEL é, desde 1995, uma instituição de formação criada por protocolo entre o IEFP,IP e a Associação das Empresas do Sector Eléctrico e Electrónico (ANIMEE) que forma e certifica profissionais nos domínios da Eletrónica, Automação e Robótica, Energias Renováveis, Telecomunicações e Tecnologias da Informação.

Com uma média anual de mais de dois mil formandos, o Centro possui 22 laboratórios equipados com a mais moderna tecnologia e está certificado pela APCER, pela ANACOM, pela CISCO, pela Microsoft e ainda em Tecnologia KNX (EIB) (domótica) e em Microssoldadura SMD e BGA.


Bruno Fonseca

Bruno Fonseca

Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Notícias Relacionadas

Alidata estabelece parceria com a empresa Eurotax

A Alidata anunciou uma parceria com a empresa Eurotax que vai permitir uma maior rapidez na execução dos orçamentos nas oficinas de viaturas. Esta parceria consiste na integração das

Nova metodologia para avaliação da satisfação dos clientes na área dos transportes

A TIS participou no desenvolvimento do ENERQI, uma metodologia para avaliação da satisfação dos clientes na área dos transportes públicos. ENERQI significa “Eficiência energética através da utilização de

Faro ganha Smarter Cities Challenge da IBM

A IBM acaba de anunciar a cidade de Faro como uma das grandes vencedoras deste ano do Concurso Smarter Cities Challenge da IBM (smartercities), um programa competitivo que

MicroStrategy World em Barcelona de 8 a 11 de Julho

A MicroStrategy vai realizar o MicroStrategy World 2013 em Barcelona, entre os dias 8 e 11 de Julho de 2013 no International Convention Center (CCIB). Os participantes na

Dê a sua opinião:

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *