CINEL aposta no Nacional das Profissões

8976
0
Share:

O Centro de Formação Profissional da Indústria Electrónica, Energia, Telecomunicações e Tecnologias da Informação, (CINEL) leva cinco formandos dos cursos de Aprendizagem, ao Campeonato Nacional das Profissões (Skills Portugal), que decorre no Centro do IEFP do Porto, entre 25 e 30 de Maio.

Quatro dos jovens vão concorrer na modalidade de Electrónica Industrial, Automação e Comando, a saber, Sara SIetinga, 21 anos, José Oliveira, 18 anos, Tomás Moreno, 22 anos, Hélder Vieira, 18 anos e Filipe Mesquita, de 16 anos, concorre na profissão Manufactured Technology Challenge (MTC).

400 concorrentes para 48 profissões

Habitualmente acontece de dois em dois anos e reúne os melhores classificados da fase pré-selecção. Este ano, acontece no Porto, onde se aguardam cerca de 400 concorrentes para 48 profissões.

Os vencedores têm acesso ao Campeonato Europeu das Profissões, onde os melhores se qualificam para o Mundial.

Na presente edição, dos mais de 1.330 concorrentes apuraram-se perto de 400, distribuídos por seis clusters da prova, Artes Criativas; Gestão e Tecnologias da Informação; Produção, Engenharia e Tecnologia; Construção Civil e Obras Públicas; Transportes e Logística; e Serviços Sociais, Pessoais e Turismo. Presentes ainda 21 concorrentes da modalidade Demonstração.

O Campeonato das Profissões remonta ao ano de 1950, quando se disputaram, em Madrid, os primeiros torneios entre Portugal e Espanha, no qual participaram 24 concorrentes, 12 de cada país, distribuídos por 12 profissões.

A consolidação desta iniciativa conduziu, ainda na década de cinquenta, à criação de uma organização específica, actualmente designada por WorldSkills International (www.worldskills.org). Nas duas primeiras décadas o seu crescimento foi paulatino, assumindo, essencialmente, uma dimensão europeia. A partir de 1967, o número de países concorrentes começou a crescer e a expandir-se pelos restantes continentes, envolvendo actualmente 50 membros.

Em complemento a esta organização mundial, foi criada em 2007 a European Skills Promotion Organisation, actualmente designada de WorldSkills Europe (www.euroskills.org), que conta actualmente com 27 países europeus, e cuja primeira competição do EuroSkills decorreu em Setembro de 2008, na Holanda, na cidade de Roterdão.

Portugal, através do Instituto do Emprego e Formação Profissional, I.P. (IEFP), é membro fundador da WorldSkills International e da WorldSkills Europe, estando representado nos Comités Estratégicos e Técnicos das referedidas organizações. Portugal, sendo a entidade que organiza o Campeonato das Profissões.


Share:

Deixe o seu comentário