20370 0

CINEL actualiza Catálogo Nacional de Qualificações de Electrónica e Telecomunicações

O Centro de Formação Profissional da Indústria Electrónica, Energia, Telecomunicações e Tecnologias da Informação (CINEL) assina hoje um protocolo de cooperação com a Associação Portuguesa das Empresas do Setor Eléctrico e Electrónico (ANIMEE) e Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino profissional (ANQEP).

O protocolo visa definir os termos e as condições da cooperação entre aquelas entidades com vista ao desenvolvimento conjunto de acções que permitam a actualização do Catálogo Nacional de Qualificações (CNQ) através do estudo de diagnóstico relativo ao sector da electrónica e telecomunicações e da concepção de qualificações baseadas em resultados de aprendizagem que respondam às necessidades de competências do sector.

À ANQEP cabe prestar todo o apoio técnico, metodológico e documental necessário ao bom desenvolvimento das actividades a realizar pelo CINEL e assegurar a conformidade técnica e metodológica dos referenciais de competências e de formação a desenvolver pelo CINEL.

Pelo documento assinado hoje, a ANIMEE compromete-se validar os referenciais de qualificação para cada qualificação a integrar no CNQ, que respondam às necessidades de competências do setor e identificar certificações parciais/intermédias no âmbito dos referenciais a desenvolver para o sector da electrónica e telecomunicações, entre outras tarefas.

Finalmente, o CINEL compromete-se a conceber o estudo de diagnóstico relativo ao sector da electrónica e telecomunicações, conceber os referenciais de qualificação para cada qualificação a integrar no CNQ, que respondam às necessidades de competências do sector e identificar certificações parciais/intermédias no âmbito dos referenciais a desenvolver para o sector da electrónica e telecomunicações tendo em conta as necessidades identificadas pelo mercado de trabalho.

O CINEL, presta serviços de elevada qualidade a empresas e cidadãos no domínio da qualificação, formação e certificação profissional promovendo a aquisição e/ou o reforço de competências em áreas comportamentais, linguísticas e tecnológicas especialmente em eletrónica, robótica, automação e controlo, energias renováveis, telecomunicações, redes, tecnologias e sistemas de informação.

O CINEL é membro efetivo do Conselho Setorial para a Qualificação (CSQ) Informática, Eletrónica e Telecomunicações.


Patricia Fonseca

Patricia Fonseca

Viciada em tecnologia, entrou para a equipa em 2012 e é responsável pela Leak Business, função que acumula com a de editora da Leak. Não dispensa o telemóvel nem o iPod e não consegue ficar sem experimentar nenhum dispositivo tecnológico.

Notícias Relacionadas

Vodafone abre candidaturas para estágios remunerados

Abrem hoje as candidaturas para mais uma edição do Vodafone Discover Summer Internship, programa de estágios de verão que permite a jovens estudantes terem um primeiro contacto com

Grupo Rockport implementa solução vertical da SAP

A SAP anunciou que o Grupo Rockport está em pleno funcionamento com a solução SAP Fashion Management, que lhe permite unificar todos os canais de distribuição, retalho e

Check Point realiza VII Edição da Check Point University

A Check Point vai realizar nos próximos dias 8 e 9 de Outubro no Parador de La Granja (Segovia, Espanha) a VII Edição da Check Point University. A finalidade do

Estudo Mercer revela que Lisboa caiu 51 posições no ranking das cidades mais caras do Mundo

Tal como os custos das operações cambiais criam obstáculos para muitas organizações multinacionais, as flutuações cambiais e monetárias – resultantes em parte da instabilidade económica e política – estão

Dê a sua opinião:

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *