Check Point protege os Sistemas de Controlo Industrial contra as ciberameaças

9856
0
Share:

A checkpoint anuncia a ampliação de sua solução integral de segurança para os Sistemas de Controlo Industrial (ICS) com o lançamento do novo dispositivo gateway de segurança 1200R, que traz melhoramentos em termos da visibilidade granular e controlo das redes SCADA, assim como detecção e prevenção de ameaças específicas para estes sistemas críticos.

Hoje em dia, os serviços modernos, como por exemplo os sistemas de electricidade, transporte ou água, funcionam com sistemas ICS. Um ataque a estos actives, sistemas e redes, seja físico ou virtual, tem o potencial de cortar a rede eléctrica de uma região ou mesmo de todo um país e interromper os sistemas críticos e linhas de produção.

“As contínuas falhas de cibersegurança sofridas pelas indústrias de infra-estruturas críticas traduzem-se em incidentes ambientais que, segundo a Gartneri, irão exceder os 10 mil milhões de dólares, bem como na perda trágica de vidas, levando a novas regulações a nível mundial para o ano de 2019”, afirma a consultora Gartneri. Em 2014, o ICS-CERT (Equipa de Resposta a Incidentes de Segurança sobre os Sistemas de Controlo Industrial) reportou 245 incidentes contra estes sistemas em indústrias como o fabrico, energia, água ou transporte. Mais de metade destes incidentes implicou Ameaças Avançadas Persistentes (APTs) ou elementos de malware sofisticadosii.

Os sistemas de controlo industrial estão habitualmente pouco protegidos e são altamente vulneráveis aos ataques. Estes sistemas são muitas vezes comprometidos pelo próprio envelhecimento do seu software e sistemas operativos em uso, que geralmente não são frequentemente actualizados ou corrigidos. E, quando são actualizados, as correcções aos sistemas ICS criam uma janela de exposição, que por vezes dura anos, deixando estes sistemas abertos a possíveis ataques.

“A protecção dos sistemas ICS não deve ser tomada de ânimo leve. Assim que os cibercriminosos conseguem ter acesso a um sistema de controlo, o dano é inevitável. O resultado de uma falha nos ICS será devastador e a questão chave no é ‘se poderá acontecer’, mas ‘quando vai acontecer’, motivo pelo qual a Check Point se dedica a proteger de forma proactiva os ICS, para prevenir este tipo de incidentes catastróficos”, sublinha Dorit Dor, vice-presidente de Produtos da Check Point. “A appliance 1200R é uma nova gateway de segurança optimizada para a sua implementação nos cenários industriais mais duros e em localizações remotas, para suportar ICS / SCADA e oferecer segurança sem precedentes aos activos mais valiosos de uma nação”.

A solução 1200R da Check Point é uma nova e robusta gateway de segurança para cenários difíceis e implementações remotas como as que acontecem em fábricas, em subestações eléctricas remotas ou em instalações de geração de energia. O 1200R complementa a linha existente de appliances de segurança do fabricante, que oferece uma total visibilidade e controlo granular do tráfego SCADA para evitar ataques à rede, aos dispositivos e processos operacionais. Com mais de 500 comandos e parâmetros SCADA através das soluções software blade de Firewall e Application Control e através de mais de 200 assinaturas específicas IPS-SCADA, a Check Point oferece o maior suporte de segurança para estes sistemas. Além disso, os relatórios especializados de ameaças através do Check Point Next Generation Smart Event, oferecem análises detalhadas ao tráfego SCADA que garantem relatórios forenses rápidos e aprofundados para a investigação de incidentes. Esta solução global de segurança também dispõe de controlo de conformidade da regulação com o Check Point Compliance Blade.

A Check Point proporciona um plano completo de segurança IT-OT para proteger o perímetro corporativo, a ponte entre as tecnologias de informação e operacionais, estações de trabalho, dispositivos e tráfego SCADA, dando como resultado a melhor segurança para os ICS.

“A Check Point oferece protecção para uma grande variedade de activos, proporcionando a capacidade de ligação de forma segura aos activos localizados numa ampla área geográfica. Estamos muito orgulhosos da iniciativa que a Check Point tomou no que se refere às soluções SCADA, para assegurar que os activos críticos se mantêm protegidos. O lançamento do novo 1200R é um exemplo desta inovação”, afirma Shawn Kearly, Analista de Infra-estruturas da Newfoundland Power.

Características principais do dispositivo Check Point 1200R:

• Totalmente equipado com a gateway de segurança com portas 6x1GbE e rendimento do firewall de 2 Gbps

• O suporte mais amplo da indústria com os protocolos específicos ICS / SCADA incluindo Modbus, MMS, DNP3, IEC 60870-5-104, IEC 61850, ICCP, OPC, BACnet, Profinet, Siemens Step7 e muitos outros.

• Formato compacto, sem ventilador nem peças móveis que superem os standards, com um intervalo de temperatura de funcionamento extrema dos -40 ° C aos 75 ° C

• Cumpre as regulações mais rigorosas: IEC 61850-3, IEEE 1613 e IEC 60068-2

Disponibilidade

O dispositivo Check Point 1200R está disponível de imediato para todos os nossos parceiros em todo o mundo: http://partners.us.checkpoint.com/partnerlocator/.


Share:
Patricia Fonseca

Deixe o seu comentário