CESCE SI e Vision Solutions alargam as capacidades de replicação de bases de dados

9504
0
Share:

A CESCE SI em parceria com a Vision Solutions anunciou a disponibilidade da Double-Take Share 5.2, a mais recente versão da sua solução de partilha de dados em todas as plataformas.

Através da tecnologia Double-Take Share é possível melhorar os processos de tomada de decisão e a produtividade das organizações através de uma replicação mais simples dos dados em múltiplas plataformas de bases de dados, aplicações incompatíveis entre si, e diferentes plataformas de hardware e de sistemas operativos. A versão 5.2 vem acrescentar o suporte completo para as mais recentes tecnologias Microsoft Windows e SQL Server, aumentando o desempenho e adicionando o suporte para novos tipos de dados, de sistemas operativos e de versões de bases de dados.

“As organizações podem ter dados espalhados por várias bases de dados por uma diversidade de motivos”, afirma Alan Arnold, CTO da Vision Solutions. O responsável explica que “pode ser devido a fusões ou aquisições, em que duas bases de dados distintas têm de ser combinadas, ou como resultado da adição de uma nova tecnologia de front-end que é diferente daquela utilizada no núcleo da base de dados; mas seja qual for a razão, a movimentação de dados entre bases de dados pode ser demorada e dispendiosa”. O CTO sublinha que “a solução Double-Take Share 5.2 supera esses obstáculos, automatizando o processo de partilha de dados através de uma variedade de tecnologias diferentes”.

A nova solução recorre a uma interface gráfica de utilização fácil e intuitiva, eliminando a necessidade de haver scripts ou programação para fazer a movimentação de dados entre as bases de dados, o que em última análise resulta numa melhor produtividade do administrador da base de dados. A capacidade de replicar a informação da base de dados em tempo real, e de a tornar disponível para consultas, relatórios, business intelligence e data warehousing é algo cada vez mais importante para o sucesso das organizações, permitindo-lhes ainda evoluir para novas plataformas ou para a renovação dos seus negócios.

Entre as novas capacidades introduzidas pela solução Double-Take Share 5.2, destacam-se:

  • Suporte para Windows Server 2012 e Windows 8, bem como para Java 64 bits em ambientes Windows;
  • Melhoria transversal do desempenho, com otimizações exclusivas para bases de dados Oracle e Teradata;
  • Replicação de Objetos Grandes e suporte avançado de caracteres internacionais para IBM i;
  • Suporte atualizado para os sistemas operativos Linux RedHat e SUSE Linux e para as versões de bases de dados Teradata.

As arquiteturas adicionais de hosting remoto para os ambientes SQL Server e Oracle permitem que a solução Double-Take Share 5.2 possa replicar os dados em situações onde a instalação de software de terceiros no servidor da base de dados não é permitida por razões técnicas ou de conformidade. Para Pedro Vieira, Diretor de Desenvolvimento de Negócio da CESCE SI, “esta capacidade vem resolver uma questão difícil presente nas indústrias fortemente regulamentadas, como é o caso dos serviços bancários e dos cuidados de saúde”. Segundo o mesmo responsável, “a arquitetura de hosting remoto pode ser utilizada em combinação com ambientes em instalação local ou baseados na cloud, bem como com ofertas Platform-as-a-Service tais como o Windows Azure”.

Tal como nas versões anteriores, a solução Double-Take Share 5.2 oferece a replicação de dados entre bases de dados em tempo real, mesmo quando eles estão em diferentes arquiteturas de hardware, sistemas operativos ou plataformas de bases de dados. Como resultado, os responsáveis pelo processo de decisão estão sempre a trabalhar com base nos dados mais recentes independentemente do seu ponto de origem. A nova versão também facilita a tarefa dos utilizadores no que diz respeito a descarregar porções selecionadas de dados para que possam ser utilizados para efeitos de desenvolvimento, de testes, de elaboração de relatórios e de outros fins – tudo isto sem afetar ou colocar em risco o sistema de produção.

“Graças às suas novas capacidades, a solução Double-Take Share 5.2 está unicamente posicionada para ajudar os nossos clientes a garantir que os dados estão disponíveis onde, quando e como eles são necessários – independentemente da forma como a base de dados de uma empresa estiver configurada ou dos requisitos internos”, afirma Doug Piper, vice-presidente de Products Strategy da Vision Solutions. “À medida que as organizações se deslocam no sentido da modernização das suas infraestruturas e adotam plataformas cloud, a capacidade de migrarem rápida e facilmente os seus dados entre bases de dados e sistemas operativos torna-se cada vez mais importante”, remata o responsável.

Para mais informações, visite www.visionsolutions.com/share.


Share:

Deixe o seu comentário