24056 0

CEIIA ganha primeiro prémio em concurso de jovens investigadores europeus

O CEIIA ganhou o primeiro prémio do Concurso Anual de Jovens Investigadores de Aeronáutica promovido pela EREA (Associação Europeia de Centros de Investigação Aeronáutica), em Bruxelas, na passada terça-feira, dia 9 de Dezembro.

A equipa do CEIIA, constituída por Ana Vieira, Gonçalo Pereira e Pedro Talaia apresentou uma ideia inovadora para redução de ruído interno e externo numa aeronave, a partir de três projetos de I&D em curso no Programa A+: materiais compósitos de nova geração, vibroacústica e aeroacústica.

O concurso decorreu nas instalações da Representação Permanente de Portugal junto da União Europeia e contou com a participação de vários elementos da Comissão Europeia (Daniel Chiron, Direção Geral de Investigação e Inovação, Paul Harris e Manuel Laporta-Grau, Direção General de Educação e Cultura) e de Maria da Graça Carvalho, relatora do Programa Horizonte 2020 e atualmente membro do gabinete do recém-eleito Comissário para a Investigação, Ciência e Inovação, Carlos Moedas.

Estiveram em competição equipas de investigadores de vários centros de investigação da EREA que foram avaliadas por um júri que, além de representantes da Comissão Europeia, integrou um elemento de cada membro da EREA.

Além do prémio, um quadricóptero não-tripulado para cada elemento da equipa, os jovens investigadores tiveram a oportunidade de representar o CEIIA no Evento Anual da EREA, onde uma plateia de cerca de 100 personalidades da Comissão Europeia, Agência de Defesa Europeia, Indústria, Universidades e Centros de investigação aeronáuticos pode testemunhar o trabalho de investigação desenvolvido no CEIIA nas áreas consideradas mais relevantes para o futuro da aviação mundial, de acordo com a Agenda de Estratégia e Inovação Estratégica da ACARE (Advisory Council for Aviation Research and Innovation in Europe).

Depois da entrada para a EREA, em Dezembro de 2012, e de ter visto os projetos de I&D submetidos aprovados no âmbito do novo quadro comunitário Horizonte 2020, em parceria com os principais construtores aeronáuticos e universidades europeias, este prémio representa um importante reconhecimento do trabalho do CEIIA nos últimos dois anos em projetos de inovação industrialmente orientados para as necessidades do mercado aeronáutico e coloca o CEIIA numa posição estratégica no panorama europeu.


Patricia Fonseca

Patricia Fonseca

Viciada em tecnologia, entrou para a equipa em 2012 e é responsável pela Leak Business, função que acumula com a de editora da Leak. Não dispensa o telemóvel nem o iPod e não consegue ficar sem experimentar nenhum dispositivo tecnológico.

Notícias Relacionadas

OKI oferece 50% de desconto a Parceiros Shinrai em novas impressoras a cores e MFPs selecionados

A OKI está a oferecer, exclusivamente a Parceiros Shinrai e por tempo limitado, um desconto imbatível de 50% sobre o PVP em modelos selecionados da mais recente gama de

NetApp lança novo sistema de armazenamento empresarial FAS8000

Com o objectivo a melhorar a gestão dos clientes que transitam para as Clouds sem limites, a NetApp fornece os novos sistemas de armazenamento empresarial com escalabilidade horizontal

IT People fala de inovação no Festival IN

A IT People Innovation vai marcar presença no Festival de Inovação e Criatividade (Festival IN), que terá lugar em Lisboa, entre 23 a 26 deste mês. A IT People será responsável

NEC alia-se à Sunrise para melhorar a cobertura móvel em casa dos clientes

A NEC Corporation anuncia que a Sunrise Communications AG – a maior operadora de telecomunicações privada da Suíça – está a melhorar a recepção móvel nas casas dos

Dê a sua opinião:

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *