CEC apresenta ferramenta de Benchmarking de Ecoeficiência

9240
0
Share:

Decorreu na passada segunda-feira, dia 29 de junho, no auditório do CEC – Conselho Empresarial do Centro, a apresentação da ferramenta de Benchmarking de Ecoeficiência para empresas industriais, desenvolvida no âmbito do EFICOPE, projeto apoiado pelo SIAC/COMPETE, e que contou com a parceria do CEC e da UERN.

A nova ferramenta de Benchmarking, apresentada no âmbito do Seminário Internacionalização, Ecoeficiência e Inovação, tem como aspeto nuclear a promoção de práticas de ecoeficiência junto das PME, através da identificação de estratégias e procedimentos que funcionem como referência, e que permitam a criação de um conjunto de requisitos mínimos que servirão como elementos comparativos entre as empresas do mesmo sector.

A utilização desta ferramenta permitirá avaliar os recursos consumidos pelas empresas nos seus processos operacionais, identificando as áreas de melhoria e possibilitando a redução dos desperdícios, sejam eles ao nível das matérias-primas, energia ou tempo. Para José Couto, Presidente do CEC, esta ferramenta pode ser muito importante para as empresas, uma vez que resultará na identificação de um conjunto de oportunidades para a melhoria do seu desempenho e produtividade, o que lhes dará a possibilidade de estar ao seu melhor nível e as dotará também de uma maior propensão para a inovação”.

Desenvolvida para aumentar a sustentabilidade e competitividade das PME, a ferramenta de Benchmarking de Ecoeficiência está disponível de forma gratuita em eficope.netcentro.pt.

 


Share:
Patricia Fonseca

Deixe o seu comentário