CDRsp acolhe 3º Encontro Nacional de Utilizadores de Radiação de Sincrotrão

10120
0
Share:

O Centro para o Desenvolvimento Rápido e Sustentado do Produto (CDRsp), unidade orgânica de investigação do Instituto Politécnico de Leiria (IPLeiria), em parceria com a Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, organizam, no próximo dia 8 de abril, o “3º Encontro Nacional de Utilizadores de Radiação de Sincrotrão” (ENURS). A iniciativa terá lugar no CDRsp, na Marinha Grande, em associação com a European Synchrotron Radiation Facility (ESRF).

O encontro conta com a participação de cientistas do ESRF, o que permite fomentar o conhecimento acerca das grandes oportunidades de investigação e vantagens oferecidas por esta infraestrutura. A iniciativa visa reunir atuais e potenciais utilizadores de radiação de sincrotrão portugueses para a partilha de experiências e de sucessos, e para o desenvolvimento de novas colaborações e fortalecimento da comunidade de utilizadores de radiação de sincrotrão em Portugal.

O programa inclui palestras de cientistas do ESRF e a exibição de posters que versam sobre biologia estrutural, estrutura de materiais, estrutura eletrónica e magnetismo, incluindo o processamento de polímeros, imagiologia de raios-X, entre outros. Os anfitriões desta conferência são os professores Geoffrey Mitchell e Paulo Bártolo, do CDRsp, e Maria João Romão, delegada nacional do ESRF e Professora da Universidade Nova de Lisboa.

«É um privilégio para o CDRsp co-organizar e receber este evento de referência científica e com profissionais de renome, onde são apresentadas e discutidas temáticas inovadoras e partilhados resultados de investigações que enriquecem o conhecimento e promovem a melhoria de metodologias de trabalho», refere Nuno Alves, diretor em exercício do CDRsp.

O European Synchrotron Radiation Facility é uma instituição internacional de investigação de ponta, que permite estudar a estrutura de materiais ao nível atómico. No ESRF existem 42 linhas concebidas para a investigação nas mais diversas áreas da ciência e tecnologia. Ao nível da sua utilização, a comunidade nacional de utilizadores do ESRF tem vindo a crescer ao longo dos anos.

A entidade que acolhe o evento (CDRsp – IPLeiria), foi criada em 2007 e recebeu a avaliação de “Excelente” na área de Engenharia Mecânica pela Fundação para a Ciência e Tecnologia. Esta unidade orgânica de investigação do IPLeiria contribui para os avanços da ciência e tecnologia através de produtos, materiais e processos mais sustentáveis, efectivos e eficientes, gerando um valor acrescentado para a indústria e despertando a sociedade para o papel do desenvolvimento rápido e sustentado do produto.


Share:

Deixe o seu comentário