Connect with us

Leak Business

Cartões de Débito continuam a ser o meio de pagamento mais utilizado

Patricia Fonseca

Publicado a

Os cartões de débito continuam a ganhar quota de mercado em relação aos cartões de crédito e a utilização de pagamentos electrónicos e móveis revelam um crescimento exponencial, sendo que a inovação da indústria, principalmente bancária, irá concentrar-se na investigação e desenvolvimento de métodos alternativos de pagamento dentro destas categorias. Estas são algumas das principais conclusões do relatório World Payments Report 2012 (WPR), da Capgemini, RBS e Efma.

Em 2011, de acordo com a investigação, realizaram-se cerca de 283 mil milhões de transacções de pagamentos electrónicos e móveis em todo o mundo, sendo que, em 2010, mais de um terço dos pagamentos sem dinheiro foram efectuados usando um cartão de débito. Em 2010, as transacções sem o recurso a dinheiro aumentaram 7,1% e, no início de 2011, os indicadores apontavam para um crescimento adicional de 8,2%. O estudo conclui ainda que, apenas, 2,1% de todos os utilizadores de telemóveis fazem m-payments, o que se traduz num enorme potencial de crescimento nesta área, já que os pagamentos móveis, previstos até 2013, ultrapassam os 17 mil milhões e mais de 31 mil,4, no caso de e-payments.

O WPR revela, também, como o relacionamento entre a regulamentação e a inovação pode desafiar a capacidade dos bancos de encetarem inovações centradas nos clientes. Em parte devido à crise da zona Euro, os bancos europeus estão a cumprir mais rapidamente que o esperado os objectivos do Basileia III, mas, como consequência, têm menor capacidade de se focar em inovação. O relatório conclui que a regulamentação pode ter consequências benéficas directas ou indirectas na inovação dos pagamentos, mas não para todos os casos.

A regulamentação não deve ser criada em isolamento regional. O seu objectivo central necessita ser a dinamização da inovação e a captura debenefícios para os clientes, numa óptica de alargamento dos limites da indústria,” considera Jean Lassignardie, Director de Vendas e Marketing da Capgemini Global Financial Services.

Relativamente ao drive para a inovação, mais de dois terços dos inquiridos no estudo referiram a retenção e a aquisição clientes como as duas áreas mais críticas. Contudo, no serviço ao cliente, os bancos enfrentam desafios mais difíceis que os players não bancários que, em alguns casos, têm conseguido focar-se na actividade centrada no cliente sem as mesmas pressões regulatórias.

Viciada em tecnologia, entrou para a equipa em 2012 e é responsável pela Leak Business, função que acumula com a de editora da Leak. Não dispensa o telemóvel nem o iPod e não consegue ficar sem experimentar nenhum dispositivo tecnológico.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Publicidade

Últimas Notícias

Notícias3 horas atrás

Sage partilha cinco dicas para acelerar o crescimento do negócio

Existe atualmente nas empresas a necessidade constante de continuarem a reposicionar-se e a reformular as suas estratégias na procura pelo...

Notícias3 horas atrás

CGI Open Finance permite impulsionar e alargar o novo ecossistema bancário

A CGI anuncia o lançamento da CGI Open Finance, uma solução criada para a nova vaga de serviços bancários digitais...

Notícias4 horas atrás

MetLife seleciona LUCEP como vencedora do desafio Collab 3.0 EMEA

A MetLife anuncia a eleição da Lucep como a startup vencedora do seu programa de inovação global COLAB 3.0 EMEA,...

Notícias6 dias atrás

Dell EMC oferece às médias empresas uma proteção de dados simples e poderosa ao menor custo

A Dell EMC anuncia a sua mais recente solução Integrated Data Protection Appliance (IDPA). Trata-se do novo Dell EMC IDPA...

Notícias6 dias atrás

Visa eleita ‘Marca de Confiança’ pelos portugueses

A Visa, foi considerada a “Marca de Confiança” dos portugueses na categoria de “Cartões de Crédito”, gerando o maior grau...

Notícias1 semana atrás

OutSystems ganha prémio de inovação pelo terceiro ano consecutivo

A OutSystems  foi considerada a Melhor Solução para Desenvolvimento Mobile em 2018 nos SIIA CODiE Awards. Estes prémios destacam empresas que,...

Notícias1 semana atrás

BI4ALL associa-se à DSPA

A BI4ALL é o novo membro da comunidade de associados da DSPA. Enquanto empresa líder no desenvolvimento de soluções de...

Notícias1 semana atrás

Opensoft aposta na Web Summit pelo terceiro ano consecutivo

A Opensoft vai marcar presença pela terceira vez consecutiva na maior conferência de tecnologia do mundo – a Web Summit...