Capgemini aposta em novo website completamente interactivo

9064
0
Share:

No seguimento da estratégia de marca 100% digital, a Capgemini acaba de renovar o website corporativo global, www.capgemini.com, um projeto integrado na estratégia digital da marca que inclui, em simultâneo, a otimização de 30 sites locais do Grupo e da Capgemini Consulting. A partir de agora, os utilizadores podem beneficiar de uma única plataforma de interface, em 44 países diferentes, disponível em 10 idiomas e que privilegia a interação entre utilizadores e profissionais de forma eficaz e intuitiva. Este processo de otimização vem no seguimento do compromisso – “People matter, results count”.

“No competitivo mercado de serviços de TI e numa altura de transformação digital, devemos demonstrar criatividade para melhor servir os nossos diferentes públicos, e com eles dialogar e criar fidelização. Por isso, desevolvemos um site bastante inovador, uma plataforma de intercâmbio entre a Capgemini e os seus diversos públicos e uma verdadeira fonte de conteúdo em todas as áreas de mercado onde o Grupo presta serviços atualmente”, explica Philippe Grangeon, diretor de comunicação e marketing do Grupo Capgemini.

Apesar da visibilidade online de uma marca ser um factor chave, apenas 58% dos consumidores confiam nos websites das empresas, enquanto que 70% preferem as opiniões e recomendações de especialistas. Com base nestas conclusões, a Capgemini optou por desenhar o seu site como um espaço para diálogo que convide os utilizadores a falar com os especialistas. Criada há dois anos e alojada no website Capgemini.com, a ferramenta Expert Connect, permite que especialistas partilhem as suas experiências e conhecimento com os visitantes, através de blogs e fóruns, e que interajam através de redes sociais, como o Facebook, Linkedin e Twitter. Em 2011 e 2012 esta plataforma registou mais de 100 mil conversas online.

O novo website destaca-se pela oferta de conteúdo multimédia (vídeos, animações, screencasts, infográficos, etc.) e por ser um dos primeiros do sector a apostar num design intuitivo, desenvolvido para melhor responder à utilização táctil em tablets e smartphones (todas as páginas podem ser vistas de forma simples, independentemente do terminal usado). A plataforma é ergonómica, oferece uma experiência de consulta que facilita a leitura e navegação e está totalmente aberta a outros canais digitais. Todas as páginas e conteúdos podem ser partilhados nas redes sociais, através de um simples clique, e os utilizadores podem facilmente interagir com os especialistas da Capgemini.

O desenvolvimento dos vários websites foi realizado pelas equipas de Application Services da Capgemini em França, Reino Unido, Índia e Marrocos, recorrendo à tecnologia Drupali e ao método agile (também conhecido por scrum) em apenas 6 meses. Em todo o projecto recorreu-se às principais tendências tecnológicas de mobilidade com design intuitivo, cloud computing e inovação na partilha através das redes sociais.

Segundo Laura Nurzynski da IDC, empresa global de análise de mercado: “A Capgemini assumiu definitivamente um foco inovador ao permitir o diálogo digital com os públicos-alvo através da integração de meios sociais e a ligação a especialistas da Capgemini de uma forma mais humana. Esta abordagem está alinhada com as mais recentes tendências e tácticas de marketing que permitem ao utilizador encontrar a informação certa num formato atraente e que vá ao encontro das suas necessidades”.

Com uma média de 1 milhão de visitas mensais, este é mais um passo estratégico para o posicionamento da Capgemini junto dos seus stakeholders.


Share:
Patricia Fonseca

Deixe o seu comentário