Connect with us

Leak Business

Capgemini anuncia lançamento de solução Open Banking para PSD2

Patricia Fonseca

Publicado a

A Capgemini anuncia o lançamento da Capgemini PSD2 Open Banking Solution, uma plataforma que irá transformar a capacidade dos bancos e dos prestadores de serviços de pagamentos (PSPs) e desbloquear novos modelos de negócio digitais, ao mesmo tempo que aplica as regras revistas da Payment Service Directive europeia. As regras definidas pela PSD2 criam a base para um ecossistema aberto de pagamentos e serviços bancários. A Capgemini PSD2 Open Banking Solution foi concebida para reduzir significativamente os custos da conformidade legal, acelerando a definição das estratégias, das avaliações e da capacidade de implementação, incluindo novas formas de colaboração entre um vasto ecossistema de parceiros de negócio.

Os bancos e os prestadores de serviços de pagamento em toda a Europa têm diante de si o desafio de alcançar a conformidade com as regras definidas pela Diretiva PSD2 até janeiro de 2018, além de estarem sob uma pressão crescente para melhorarem os requisitos de segurança dos pagamentos online, fomentarem a inovação dos serviços de pagamento, aumentarem os níveis de fidelização dos clientes e reforçarem os níveis de segurança dos pagamentos transfronteiriços.

A abordagem de mercado da Capgemini oferece aos bancos e aos prestadores de serviços de pagamento a possibilidade de definirem a sua estratégia inicial face às regras da PSD2 e de adaptarem as suas ofertas ao novo cenário dos pagamentos, para seguidamente analisarem as exigências de conformidade da diretiva e contextualizarem-nas com a interpretação que cada estado membro decida adotar.

A Capgemini PSD2 Open Banking Solution, alojada na Amazon Web Services (AWS) Cloud, é uma solução resiliente, dotada de um elevado nível de escalabilidade, capaz de reduzir significativamente os riscos e os custos da conformidade. A plataforma foi concebida com base em quatro funcionalidades chave, disponibilizadas em colaboração com os parceiros da Capgemini, incluindo a AWS, a MuleSoft, a Token, e a AppDynamics:

  • Programa de API aberta numa plataforma central de colaboração, desenhada para facilitar as respostas aos novos requisitos da PSD2 e que permite aos bancos e aos prestadores de serviços de pagamentos partilharem a informação, acederem facilmente à informação dos clientes (como por exemplo, hábitos de consumo e informação financeira) e identificarem as áreas onde é possível lançar novas ofertas.
  • Acesso ao ecossistema das FinTech através do Applied Innovation Exchange da Capgemini, um portal de desenvolvimento integrado e uma API sandbox. Este conjunto de recursos oferece aos bancos e aos prestadores de serviços de pagamentos a possibilidade de trabalharem com outros fornecedores, programadores e empresas, no esforço de construírem soluções inovadoras nas APIs abertas.
  • Os ‘Smart tokens’ combinam em exclusivo a tokenização e a criptografia de chave pública para oferecerem aos bancos e aos prestadores de serviços de pagamentos o controlo integral de toda a cadeia de transações, e possibilidade de emitirem as autorizações de pagamento e de as creditarem.
  • Monitorização centralizada e em tempo real de todos os componentes e transações da plataforma para facilitar aos bancos e aos prestadores de serviços de pagamentos a conformidade com os requisitos da PSD2 adotados pelo estado membro a que pertencem. Permite igualmente identificar as questões que afetam os clientes de forma rápida e precisa.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Publicidade

Últimas Notícias

Notícias17 horas atrás

Phone House é a mais recente Empresa aderente Cashback World Portugal

A partir de agora, os membros Cashback World poderão usufruir de benefícios exclusivos na compra de qualquer produto de telecomunicação,...

Notícias2 dias atrás

IMBS atinge os dois milhões em faturação

A IMBS, atinge os 2 milhões de euros em faturação desde que iniciou a sua atividade e pretende alcançar pela...

Passaporte2 dias atrás

Tiago Roxo é o novo Diretor de People & Culture do grupo InnoWave

Tiago Roxo é o novo Diretor da área People & Culture do grupo InnoWave. Com mais de 14 anos de...

Notícias2 dias atrás

NEC e NICT utilizam IA para otimizar a disponibilização de recursos de rede

A NEC anunciou a demonstração bem-sucedida de tecnologias que utilizam IA para classificar automaticamente serviços, como por exemplo vídeo e...

Notícias2 dias atrás

IBM C-Suite Study: Incumbentes estão a liderar nova vaga de disrupção digital

Decorreu ontem, no convento do Beato, o Think Lisboa 2018, a grande conferência anual da IBM, este ano dedicada à...

Notícias7 dias atrás

Fujitsu Concentra-se no Impacto Social e Ético da IA no Fórum AI4People

Os Fujitsu Laboratories of Europe tornaram-se um dos parceiros fundadores do recente projecto AI4People, o primeiro fórum global da Europa...

Notícias7 dias atrás

PRIMAVERA vai formar programadores informáticos

A PRIMAVERA Academy tem vindo a ampliar o seu portefólio formativo, passando em breve a integrar cursos de Programação, Metodologias...

Notícias7 dias atrás

IBM anuncia uma grande expansão das capacidades de Cloud

A IBM anunciou na CEBIT, a decorrer esta semana em Hannover, uma grande expansão das suas capacidades de Cloud com...