45590 0

Capgemini anuncia lançamento de solução Open Banking para PSD2

A Capgemini anuncia o lançamento da Capgemini PSD2 Open Banking Solution, uma plataforma que irá transformar a capacidade dos bancos e dos prestadores de serviços de pagamentos (PSPs) e desbloquear novos modelos de negócio digitais, ao mesmo tempo que aplica as regras revistas da Payment Service Directive europeia. As regras definidas pela PSD2 criam a base para um ecossistema aberto de pagamentos e serviços bancários. A Capgemini PSD2 Open Banking Solution foi concebida para reduzir significativamente os custos da conformidade legal, acelerando a definição das estratégias, das avaliações e da capacidade de implementação, incluindo novas formas de colaboração entre um vasto ecossistema de parceiros de negócio.

Os bancos e os prestadores de serviços de pagamento em toda a Europa têm diante de si o desafio de alcançar a conformidade com as regras definidas pela Diretiva PSD2 até janeiro de 2018, além de estarem sob uma pressão crescente para melhorarem os requisitos de segurança dos pagamentos online, fomentarem a inovação dos serviços de pagamento, aumentarem os níveis de fidelização dos clientes e reforçarem os níveis de segurança dos pagamentos transfronteiriços.

A abordagem de mercado da Capgemini oferece aos bancos e aos prestadores de serviços de pagamento a possibilidade de definirem a sua estratégia inicial face às regras da PSD2 e de adaptarem as suas ofertas ao novo cenário dos pagamentos, para seguidamente analisarem as exigências de conformidade da diretiva e contextualizarem-nas com a interpretação que cada estado membro decida adotar.

A Capgemini PSD2 Open Banking Solution, alojada na Amazon Web Services (AWS) Cloud, é uma solução resiliente, dotada de um elevado nível de escalabilidade, capaz de reduzir significativamente os riscos e os custos da conformidade. A plataforma foi concebida com base em quatro funcionalidades chave, disponibilizadas em colaboração com os parceiros da Capgemini, incluindo a AWS, a MuleSoft, a Token, e a AppDynamics:

  • Programa de API aberta numa plataforma central de colaboração, desenhada para facilitar as respostas aos novos requisitos da PSD2 e que permite aos bancos e aos prestadores de serviços de pagamentos partilharem a informação, acederem facilmente à informação dos clientes (como por exemplo, hábitos de consumo e informação financeira) e identificarem as áreas onde é possível lançar novas ofertas.
  • Acesso ao ecossistema das FinTech através do Applied Innovation Exchange da Capgemini, um portal de desenvolvimento integrado e uma API sandbox. Este conjunto de recursos oferece aos bancos e aos prestadores de serviços de pagamentos a possibilidade de trabalharem com outros fornecedores, programadores e empresas, no esforço de construírem soluções inovadoras nas APIs abertas.
  • Os ‘Smart tokens’ combinam em exclusivo a tokenização e a criptografia de chave pública para oferecerem aos bancos e aos prestadores de serviços de pagamentos o controlo integral de toda a cadeia de transações, e possibilidade de emitirem as autorizações de pagamento e de as creditarem.
  • Monitorização centralizada e em tempo real de todos os componentes e transações da plataforma para facilitar aos bancos e aos prestadores de serviços de pagamentos a conformidade com os requisitos da PSD2 adotados pelo estado membro a que pertencem. Permite igualmente identificar as questões que afetam os clientes de forma rápida e precisa.


Patricia Fonseca

Patricia Fonseca

Viciada em tecnologia, entrou para a equipa em 2012 e é responsável pela Leak Business, função que acumula com a de editora da Leak. Não dispensa o telemóvel nem o iPod e não consegue ficar sem experimentar nenhum dispositivo tecnológico.

Notícias Relacionadas

Information Builders apresenta resultados do 1º Trimestre

A Information Builders anunciou os resultados referentes ao seu primeiro trimestre de 2012. Durante o trimestre, a Information Builders aumentou as suas receitas, expandiu o seu negócio para

Adobe lança Adobe Anywhere no NAB 2013

A Adobe Systems Incorporated anunciou o Adobe Anywhere para vídeo, uma plataforma moderna de workflow colaborativa que permite às equipas que utilizam ferramentas profissionais de vídeo da Adobe,

Kid to Kid de Setúbal recebe prémio internacional como a Loja do mês de maio

A Kid to Kid, um conceito de origem americana de compra e venda de artigos de criança 0-12/14 anos e pré-mamã que possui atualmente 24 lojas em território

Dê a sua opinião:

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *