17751 0

Canon entra em novo mercado com ecrã de 4K profissional

A Canon anunciou a sua entrada no mercado de ecrãs de produção com o lançamento do DP-V3010 – um ecrã de 30 polegadas. Com especificações destinadas a proporcionar uma saída constante e precisa, o DP-V3010 foi otimizado para utilização em situações como gradação de cor, onde a qualidade e a consistência global da imagem são de extrema importância. A sua capacidade para exibir imagens a 4K de alta resolução e várias opções de cor permite que o DP-V3010 seja usado on-set ou on location, e para outros trabalhos de imagem digital incluindo trabalhos em CGI, Computer Aided Design e animação 3D.

De acordo com Kieran Magee, Diretor de Marketing Profissional, Canon Europa, “O novo DP-V3010 representa um importante passo para a Canon, complementando o nosso atual portfólio de produtos 4K. Tivemos em conta as necessidades do mercado durante o desenvolvimento do ecrã para oferecer um produto excecional, adequado às produções que requerem a mais elevada qualidade. Proporciona uma precisão, fiabilidade e flexibilidade incríveis e, combinado com as nossas câmaras do Sistema EOS Cinema, oferece uma excelente solução input-to-output para utilização numa variedade de situações.”

Beneficiando da experiência inigualável da Canon no desenvolvimento de tecnologias de imagem, o processador de imagem do DP-V3010 ajuda a garantir luminosidade e cor consistentes, para uma elevada uniformidade em todo o ecrã. Um condutor de painel de 10 bits trabalha em conjunto com o processador para permitir a exibição de 1.024 níveis de gradação para cada cor RGB, para proporcionar uma nitidez e uma gradação excecionalmente suaves e precisas em todos os tipos de conteúdos. Como resultado, o ecrã proporciona as capacidades de reprodução de cor necessárias para a gradação de cor – oferecendo uma alternativa a um projetor DCI na pós-produção.

O sistema de retroiluminação LED RGB do DP-V3010 permite a reprodução de uma ampla variedade de cores. Combinado com o painel LCD IPS, este ecrã suporta o espaço de cor mais comum em cinema, o DCI-P3, bem como especiações do gamute de cores de vários standards de broadcast (ITU-R BT.709, EBU e SMPTE-C) e o espaço de cor Adobe RGB. Com 30 polegadas, o DP-V3010 foi concebido tanto para instalação em mesa como na parede de salas de edição e estúdios, sendo ideal para edição de vídeo, gradação de cor, efeitos especiais e para suportar as necessidades avançadas da produção de cinema digital a 4K.

O painel LCD IPS apresenta uma resolução de 4.096 x 2.560 pixels, permitindo uma exibição DCI de 4K de origem (4.096 x 2.160 pixels) sem redimensionamento de imagem. O ecrã é também adequado a tarefas de edição em PC, como o processamento de fotos de alta resolução e trabalhos de produção com efeitos visuais, graças a um painel com um rácio de aspeto 16:10. Além disso, a tecnologia de processamento de imagem, combinada com o painel LCD IPS de elevado contraste, atinge um rácio de contraste superior a 2000:1, o mínimo recomendado pela Society of Motion Picture e Television Engineers (SMPTE) para o trabalho de pós-produção em cinema digital.

O DP-V3010 também disponibiliza um amplo ângulo de visão graças às alterações mínimas na cor e no contraste em todo o painel LCD IPS – oferecendo uma solução altamente eficaz para salas de edição ou em configurações onde vários utilizadores desejam verificar a qualidade de imagem ao mesmo tempo.

Equipado com um modo de imagem dedicado que suporta o Canon Log Gamma, o DP-V3010 permite a conversão de conteúdo captado com as câmaras do Sistema EOS Cinema para imagens que permitam monitorização on set.

Para além da frame rate standard de cinema de 24p, o novo ecrã da Canon aceita vários sinais de entrada de vídeo a 4K, de 23.98p a 60p, incluindo uma frame rate de 50p mais comum no broadcast na zona EMEA. O suporte para o formato de metadados ASC CDL e 1D/3D-LookUp Tables (LUTs) permite uma correspondência de cor exata on set ou na classificação.

O DP-V3010 também oferece três modos de visualização para produção de vídeo a 2K e Full HD, incluindo a Tecnologia Shape Tracing da Canon, que suprime a aparência irregular de linhas diagonais quando o conteúdo é ampliado e exibido em full-screen.

Para garantir elevados níveis de fiabilidade, o DP-V3010 sofreu vários ajustes de cor antes do seu lançamento. Quando está em ação, a precisão de cor mantém-se extremamente elevada de forma contínua através de um sistema avançado que corrige automaticamente quaisquer alterações nas cores e no brilho ao longo do tempo, para garantir uma performance de exibição altamente estável.

O DP-V3010 inclui uma unidade de comando que facilita a operação intuitiva através de seu layout de botões e controlos simples, e pode ser usada na secretária ou instalada numa rack standard de 19 polegadas (aproximadamente 483 mm).

A operação e manutenção são reforçadas pelo suporte de calibragem de equilíbrio de brancos, luminosidade, temperatura da cor, gamute de cor e gamma sem ser necessário um PC, quando é usado um sensor de terceiros compatível.

Prevê-se que o DP-V3010 esteja disponível na Europa no primeiro trimestre de 2014.


Patricia Fonseca

Patricia Fonseca

Viciada em tecnologia, entrou para a equipa em 2012 e é responsável pela Leak Business, função que acumula com a de editora da Leak. Não dispensa o telemóvel nem o iPod e não consegue ficar sem experimentar nenhum dispositivo tecnológico.

Notícias Relacionadas

Dois professores portugueses premiados no Concurso Mundial de Professores Inovadores da Microsoft

João Cunha e José Marques são os dois professores portugueses distinguidos na gala de encerramento do Microsoft in Education Global Fórum, que este ano se realizou em Barcelona.

NEC revela nova gama profissional de soluções signage

A NEC apresenta uma nova geração de monitores profissionais, de entrada de gama, da Serie E. Atualmente na sua 6ª geração, os monitores de informação digital, da Serie E,

Serviço ao cliente NOS premiado nos APCC PORTUGAL BEST AWARDS 2014

A NOS acaba de conquistar a distinção de Melhor Serviço ao Cliente nos APCC Portugal Best Awards 2014 na categoria Telecomunicações, depois de há poucas semanas ter visto

IDC prevê uma das maiores taxas de crescimento de investimento em TIC em Moçambique

A IDC em parceria com a Revista Exame Moçambique, apresentará nos próximos dias 27 e 28 de novembro, no Radisson Blu Hotel (Maputo), as principais tendências tecnológicas no

Dê a sua opinião:

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *