18042 0

Bell Labs da Alcatel-Lucent lançam novo centro de I&D focado em cloud e SDN

Os Bell Labs vão abrir um novo centro de I&D no principal berço da inovação nos EUA – Silicon Valley. Uma equipa de investigadores dos Bell Labs vai operar a partir de Mountain View e vai estar focada na evolução mundial das redes de telecomunicações para chegar a novas aplicações e serviços de cloud.

No passado as redes eram desenhadas apenas para entregar serviços específicos e pouco abrangentes como voz e dados. Nesta nova era de serviços emergentes baseados em cloud, as redes têm que ser desenhadas e otimizadas para entregar tanto a oferta tradicional de serviços como serviços ainda não definidos. O Software Defined Networking (SDN) irá desempenhar um papel crítico nesta nova forma como as redes serão construídas para o futuro.

Os Bell Labs da Alcatel-Lucent mantém-se na linha da frente da investigação e inovação, com o foco na forma como as redes devem evoluir face aos comportamentos em mudança e necessidades dos utilizadores finais. A investigação em curso nos centros como o de Silicon Valley contibui para este objetivo global ao se focarem, cada um, em apenas um grande desafio da indústria. Estes centros mais pequenos e especializados potenciam um ambiente de start-up que permite aos investigadores analisar de uma forma ativa os projetos em curso na Alcatel-Lucent, o trabalho desenvolvido nos outros centros Bell Labs e mesmo junto de outros parceiros e empresas, universidades e organizações de investigação.

O centro de I&D de Silicon Valley vai ser a terceira unidade a ser aberta este ano pelos Bell Labs, vindo na sequência do centro lançado em Cambridge no Reino-Unido em Julho, focado em tecnologia vídeo, e do centro em Israel que está concentrado em tecnologia de virtualização e foi inaugurado em Maio.

Este novo centro vai ser liderado por Sanjay Kamat que chefiava, até à data, o grupo Bell Labs Consulting SDN/ NFV onde tinha a responsabilidade pela estratégia e operações dos Bell Labs Advisory Services focados nas questões tecno-económicas relacionadas com tecnologias emergentes. Possui um Doutoramento em Ciência Computacional da Universidade do Texas A&M e um MBA da Columbia University.


Bruno Fonseca

Bruno Fonseca

Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Notícias Relacionadas

IBM redefine armazenamento de dados na cloud

A IBM acaba de lançar um novo serviço de Cloud Object Storage que promete redefinir a segurança, a disponibilidade e os custos no acesso a grandes quantidades de

Mainroad reforça aposta na internacionalização

A Mainroad reforçou a sua presença nos seus mercados internacionais com o evento “Data Centers e Segurança Informática” em Angola. O evento, que decorreu na cidade Luanda, e

Rumos aposta em certificação em Business Analysis

Prosseguindo a sua missão de oferecer aos profissionais a melhor oferta e serviços de formação, a Rumos aderiu à Formação Certificada IIBA em Business Analysis, através do programa

NEC torna-se integrador global da Telefónica para serviços cloud destinados às PMEs

A Telefónica Business Solutions e a NEC assinaram um acordo válido por quatro anos que coloca a NEC como integrador global da Telefónica, responsável pela disponibilização de serviços

Dê a sua opinião:

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *