20273 0

Babel otimiza operações entre Brasil e Portugal com Office 365

A Babel, Unidade Editorial dedicada à produção de livros e conteúdos multimédia, constitui um dos case studies internacionais de sucesso de implementação de soluções na cloud e adoção de tecnologias Microsoft. Tendo como enquadramento a expansão do negócio para o Brasil e a necessidade de redução dos custos de manutenção, deslocações e comunicações entre Portugal e Brasil, a editora implementou, com a ajuda da Microsoft, a plataforma de produtividade online Office 365, o serviço de produtividade da Microsoft na “cloud”.

A estratégia de internacionalização da editora foi o elemento que esteve na origem da adoção desta solução, sendo a criação de uma estrutura com custos reduzidos, que permitisse a otimização dos recursos e das operações correntes, de forma rentável e segura, um dos fatores primordiais. Paralelamente, a necessidade de uma maior rapidez de execução durante os processos de produção, que envolvem normalmente a partilha contínua de informação e conteúdos audiovisuais entre os dois lados do Atlântico, e nos processos de decisão e distribuição das obras literárias foram outros dos fatores chave para a tomada de decisão.

A escolha recaiu sobre as três componentes base do Serviço Office 365, nomeadamente no Sharepoint, Microsoft Exchange e Lync, assegurando as funcionalidades de gestão de email e contactos, a criação de uma intranet, bem como de uma plataforma de videoconferência eficaz, que permitiu, por sua vez, reduzir ao mínimo as necessidades de deslocação dos colaboradores entre os dois países.

De acordo com João Silva, Gestor de TI da Babel, “A adoção da solução Microsoft Office 365 trouxe inúmeros ganhos para a Babel, na medida em que permitiu uma notória redução dos custos inerentes à manutenção, deslocações e comunicações, ao mesmo tempo que permitiu incrementar, em larga escala, a eficiência das operações entre Portugal e Brasil. Através de uma estrutura de operações clássica, tudo seria certamente mais lento e apenas conseguiríamos avançar com mais custos e não tão depressa.” E prossegue “Esta ferramenta criou também uma sensação de inovação junto dos nossos parceiros no Brasil, já que conseguirmos estabelecer um contacto direto e rápido com os nossos clientes, em diferentes pontos do mundo, nomeadamente através de videoconferência, o que nos permite antecipar necessidades e dar respostas em tempo útil. Estes são também elementos determinantes para a criação de goodwill com os nossos clientes e parceiros e também para a qualidade do serviço que pretendemos prestar. Adicionalmente, é uma ferramenta que estimula a produtividade interna e torna a empresa mais ágil, pois a informação circula mais rapidamente, havendo, por isso, mais tempo para apostar na inovação.”

Os ganhos obtidos com a experiência do Office 365 no Brasil, motivaram a adoção da solução em Portugal, alterando assim o paradigma de utilização das tecnologias de informação como ferramenta fundamental para concretização das suas operações. O Office 365 tornou-se, por isso, na plataforma principal de funcionamento.


Bruno Fonseca

Bruno Fonseca

Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Notícias Relacionadas

Faturavirtual chega a 1.500 empresas em apenas quatro meses

O software-as-a-service Faturavirtual criado pela FixeAds, detentora dos portais Standvirtual, Coisas, Imovirtual e OLX, capta 375 novos clientes em média por mês. Certificado pela Autoridade Tributária e Aduaneira, o

IBM escolhe Europa para sede mundial da nova unidade Watson IoT

A IBM inaugurou ontem a sede mundial da nova unidade Watson Internet of Things (IoT) em Munique, na Alemanha e, como parte deste anúncio, a Companhia lança também

Canon aposta em soluções de partilha de documentos na cloud

A Canon Europa anunciou a disponibilização do software Nuance Scan to Cloud na sua plataforma de equipamentos multifuncionais imageRUNNER ADVANCE. O software permite às organizações a conversão automática

CPCDI distinguido pela Microsoft como Parceiro do Ano

A Microsoft Corp. atribuiu à CPCDI a distinção de Parceiro do Ano, tendo em conta o seu compromisso e o trabalho desenvolvido para a adoção da tecnologia Microsoft

Dê a sua opinião:

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *