Atos lança app que localiza pontos de recarga de veículos elétricos

6952
0
Share:

A Atos lançou uma nova aplicação para Smartphones que proporciona aos condutores de veículos elétricos um serviço integral para localizar pontos de recarga em qualquer parte do mundo. Esta nova aplicação, disponível também para tablets, poderá ser obtida através da plataforma Google Play (dispositivos Android) e estará brevemente disponível na App Store (iPhone e iPad).

A aplicação ecarga permite localizar milhares de pontos de recarga em todo o mundo (atualmente mais de 15.000), incluindo os 313 instalados em Portugal. Os pontos de recarga são localizados no mapa e separados por localização – por exemplo estações de recarga, estacionamentos, centros comerciais e aeroportos. Ao iniciar a aplicação, o utilizador configura os seus dados para realizar uma busca mais precisa, indicando filtros por país, tipo de conector e operador de recarga. Esta aplicação permite ainda ao condutor trocar informação sobre pontos de recarga com outros utilizadores.

A aplicação está aberta a um desenvolvimento futuro e a base de dados de pontos de recarga será constantemente atualizada, podendo usufruir de funcionalidades avançadas como planificação de rotas, reservas de pontos de recarga e acesso a processos de recarga, entre outras.

De acordo com o Navigant Research, espera-se que em 2017 estejam instalados cerca de 7,7 milhões de pontos de recarga em todo o mundo. De forma a capturar e processar os dados, faturar aos clientes e permitir o intercâmbio de informação com os utilizadores finais na cadeia de valor do veículo elétrico, são necessários sistemas complexos de TI, A aplicação e-carga da Atos Worldgrid gere toda a cadeia de valor, desde os operadores de sistemas até ao utilizador final.

O ecarga combina um conjunto completo e aberto de serviços prontos a instalar, com a flexibilidade necessária para fazer face às futuras necessidades próprias do mercado e da inovação tecnológica. Além disso, permite integrar facilmente novas aplicações e funções, atendendo às necessidades dos utilizadores finais e dos parceiros da cadeia de valor.

A arquitetura do sistema adotada para o ecarga significa que este é facilmente escalável, atendendo ao aumento da base de dados de utilizadores e do maior número de pontos de recarga. O ecarga apresenta-se também como Software-as-a-Service (SaaS), uma forma alternativa de abordar as questões de escalabilidade.

Mais informações podem ser encontradas aqui.


Share:
Patricia Fonseca

Deixe o seu comentário