Atos apresenta plataforma Self-Service Hadoop para enfrentar desafios Big Data

8624
0
Share:

A Atos apresenta a plataforma Self-Service Hadoop, que acelera a transformação digital das empresas, tornando os serviços de componentes software Big Data mais rápidos.

Com origem na inovação estratégica de grandes empresas da indústria da internet, o Hadoop e o seu ecossistema de tecnologias de Big Data são a chave para as arquitecturas de dados da próxima geração. Oferecendo armazenagem distribuída e uma plataforma de processamento de dados altamente escalável, com uma relação preço-performance muito competitiva. O objectivo core da Hadoop permite às empresas a construção de novos tipos de aplicações digitais de dados.

A Atos desenvolveu a plataforma Self-Service Hadoop para responder às grandes taxas de adesão, por parte das empresas, ao ecossistema Hadoop e às tecnologias de Big Data. Esta é uma plataforma genérica de software que normaliza as especificidades da infra-estrutura para qualquer área de aplicação, enquanto torna o seu acesso mais simples. Agora a construção de um ambiente BIG Data pode ser mais eficiente e gerida pelo departamento de TI. O seu desenvolvimento, que pode ser obtido por meio de alguns clicks, tornará disponíveis automaticamente novos ambientes de Big Data para as equipas de projecto e, nesse sentido, limitará a recorrência a técnicos muito especializados, que são difíceis de contratar e mais dispendiosos. A plataforma pode ser utilizada em ambientes de trabalho Hadoop, em Cloud Privada, Centro de Dados Privado ou até mesmo através de uma Cloud Pública.

Este produto responde tanto às necessidades do departamento de TI (que disponibiliza a plataforma), bem como às dos serviços operacionais (equipes de projecto e de negócio), que serão os utilizadores finais da tal plataforma.

A solução nasce como o resultado da cooperação e parceria estratégica com a MAPR, fornecedor de software da plataforma de Open Source.

“Graças à combinação de distribuição da Hadoop realizada pela MAPR, totalmente projectada para atender às exigências das empresas e à base de software de implantação automática da Atos, a solução Self-Service Hadoop permite a implementação de uma plataforma de Big Data em todos os tipos de infra-estrutura. Neste sentido, a oferta da Atos é posicionada acima de orquestradores, de monitores de máquinas virtuais ou de servidores físicos, e permite que programadores e stakeholders possam superar problemas de sistemas” explica Jérôme Sandrini Vice-Presidente da Big Data Software e da Atos Professional Services. «A Atos criou uma ferramenta que automatiza na totalidade os componentes da plataforma, com o objectivo de simplificar o desenvolvimento de uma plataforma Big Data, através da definição de um modelo expansível e de self-service que integra as áreas de responsabilidade de vários players empresariais: os departamentos de investigação e desenvolvimento, os arquitectos de sistemas e as equipas operacionais» refere Xavier Guerin, VP EMEA Alliances e MapR Partners.


Share:
Patricia Fonseca

Deixe o seu comentário