26772 0

“Ataque informático global pode custar 53 mil milhões”

A seguradora londrina Lloyd’s revelou à imprensa que um ataque informático global pode custar tanto à economia global como um desastre natural devastador.

Segundo o jornal The Guardian, as perdas médias de um ataque informático deste género e que impede que os sistemas sejam utilizados estimam-se em cerca de 53 mil milhões de dólares.

No entanto, as seguradoras não conseguem dar uma estimativa específica devido à complexidade dos ataques informáticos e à falta de dados históricos. Apesar disto, afirmam que um cenário ainda mais catastrófico podia chegar facilmente aos 121 mil milhões de dólares.

O estudo de onde foram retiradas estas conclusões analisou os potenciais danos que poderiam ser desencadeados por um ataque a um provedor de serviços na cloud, um dos alvos mais prováveis destes ataques.

A Lloyd publicou este estudo dois meses depois do WannaCryptor se ter tornado global, com um custo estimado de 8 mil milhões de dólares.

O relatório assinala ainda que a industria que pelas suas caraterísticas está mais em risco é a financeira, seguida pelo software, tecnologia e hotelaria.


Patricia Fonseca

Patricia Fonseca

Viciada em tecnologia, entrou para a equipa em 2012 e é responsável pela Leak Business, função que acumula com a de editora da Leak. Não dispensa o telemóvel nem o iPod e não consegue ficar sem experimentar nenhum dispositivo tecnológico.

Notícias Relacionadas

Check Point descobre vulnerabilidade crítica na Wikipedia.org

A Check Point descobriu uma vulnerabilidade crítica na conhecida plataforma web de código aberto MediaWiki, utilizada para criar e manter sites “Wiki”. A plataforma MediaWiki é actualmente a

Incidentes de cibersegurança causados pelos seus colaboradores? Talvez nunca os venha a descobrir…

O Fator Humano na segurança IT e desafios internos: Como é que os colaboradores tornam a empresa vulnerável – é o novo relatório elaborado pela Kaspersky Lab e

Dimension Data apresenta nova solução para ajudar organizações a avaliarem a sua arquitectura de segurança

A Dimension Data anunciou hoje uma nova oferta de avaliação (SAA – Security Architecture Assessment) que ajuda as organizações a compreenderem o nível de maturidade da sua arquitetura

WatchGuard lança primeiras aplicações com “policy mapping”

A WatchGuard Technologies anunciou este mês as primeiras aplicações integradas da indústria, com a capacidade de “policy mapping” para o Unified Threat Management (UTM) e o Next-Generation Firewall

Dê a sua opinião:

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *