Asus na Universidade Johannes Gutenberg em Mainz

10208
0
Share:

Em conjunto com a MEGWARE, um integrador alemão de Computação de Alto Desempenho (HPC) de referência na Europa, a ASUS disponibilizou mais de 500 dos seus servidores RS904A-E6/PS4 para responderem às necessidades do projecto cluster HPC MOGON da Universidade Johannes Gutenberg em Mainz, uma Universidade Alemã reputada pela sua investigação avançada. Com base na lista do TOP500 supercomputadores publicada em Junho, o novo cluster atingiu um honroso 81º lugar a nível mundial. Ele baseia-se no ASUS RS904A-E6/PS4, que utiliza quatro processadores Opteron 6272 Interlagos de 2.1GHz da AMD, até 64 núcleos por nó, InfiniBand QDR até 40Gb/s e fonte de alimentação 80 PLUS Platinum de 1620W. Graças à sua arquitectura e desempenho, o supercomputador de Mainz mantém actualmente um desempenho de 204.99TFLOPS no benchmark Linpack.

Parceria com a MEGWARE

MEGWARE Computer Vertrieb und Service GmbH é um dos fornecedores HPC de referência localizado na Alemanha e que serve vários mercados europeus. O foco da companhia está orientado para o cliente, soluções à medida e serviços e sistemas inovadores bem como a investigação e desenvolvimento, consultoria e distribuição. Em conjunto com a MEGWARE, a ASUS tinha já anteriormente ajudar a ultrapassar as necessidades de supercomputação cluster científica de Viena (concluído em Junho de 2011), permitindo-lhe atingir a posição 56 do TOP500 supercomputadores. As duas empresas voltaram, este ano, a juntar-se para criar o Cluster HPC MOGON para a Universidade Johannes Gutenberg em Mainz.

Obtendo resultados tangíveis para a Universidade Johannes

Conhecida pela investigação nas Matemáticas, Biologia, Medicina, Geociências, Física, Química e Engenharia Mecânica, a Universidade Johannes Gutenberg de Mainz contactou a MEGWARE para criar o cluster HPC que reforçasse as suas capacidades computacionais. As especificações de Hardware exigiam ao cluster oferecer o melhor desempenho, fiabilidade e eficiência energética.

Em conjunto com a ASUS, MEGWARE montou um cluster HPC poderoso mas com uma boa relação custo/benefício, tirando partido de hardware avançado e de uma cadeia de fornecimento de energia eficiente. Instalado na Universidade em Junho, cluster HPC MOGON está hoje classificado no ranking do TOP500 supercomputadores na posição81 anível global, com 33,792 núcleos de processadores capazes de 204.99TFLOPS. Entre os supercomputadores na Alemanha está na oitava posição do ranking.

O novo cluster oferece aos investigadores tecnologia de supercomputação do melhor que há disponível. Ele veio possibilitar investigações mais abrangentes e ajudar a manter os programas existentes ao mesmo tempo que possibilita novas iniciativas e a promoção de melhor ciência.

 


Share:
Patricia Fonseca

Deixe o seu comentário