17945 0

Artur Loureiro alerta Comissão Europeia para o ‘brain drain’ em Portugal

A CIONET anunciou que no seguimento da sua presença no CIO CITY em Junho deste ano, a Vice-Presidente da Comissão Europeia, Neelie Kroes, convidou os finalistas da edição de 2013 do ‘European CIO of the Year’ da CIONET para uma reunião em Bruxelas. O objetivo da reunião foi responder à questão da Vice-Presidente da Comissão Europeia: “Que fariam vocês se estivessem no meu lugar?”.

Na reunião foram debatidos uma série de tópicos como o estado da Grande Coligação e da Agenda Digital. Os CIOs comentaram que apenas quando tomaram conhecimento do conteúdo da Agenda Digital, esta foi vista como algo relevante, fazendo uma chamada de atenção para a Comissão. Para explicar às organizações e aos seus CIOs o que a Agenda Digital representa é necessário ainda muito esforço.

O CIO e Administrador da Sonae, representante português no ‘European CIO of the Year’, Artur Loureiro, expressou a sua preocupação com o ’brain drain’ dos jovens talentos portugueses – uma ‘geração que se perde’ – saindo do país por escassez de trabalho. Neelie Kroes afirmou que este é, de facto, um dos pontos com maior atenção por parte da Comissão e inclusivamente do Presidente Durão Barroso. A Vice-Presidente comprometeu-se a contactar Durão Barroso e pedir-lhe para se dirigir à comunidade local de CIOs aquando uma visita ao país para aprofundar o assunto.

Outros dos tópicos abordados na reunião foram o Mercado Único Digital, a Cloud e o licenciamento de software. Neelie Kroes pediu ainda a colaboração da CIONET no desenvolvimento da Estratégia Europeia de Cloud e de um programa de eLeadership.

A visita a Bruxelas veio provar que o CIO tem um papel cada vez mais fundamental ao nível das organizações e instituições e que estes devem ser envolvidos na tomada de decisões, inclusivamente as políticas. A relação com a Comissão Europeia deve ser mantida e fortalecida. Thomas Henkel, CIO e Vice Presidente da alemã ICS Amer Sports, fez notar que “temos uma oportunidade única para rejuvenescer a Europa”.


Bruno Fonseca

Bruno Fonseca

Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Notícias Relacionadas

Novabase GameShifters arranca com mais de 200 inscrições

Foram mais de 200 os que responderam ao desafio lançado pela Novabase e se inscreveram na 3ª edição da maratona de 24h, o Novabase GameShifters. Neste ano dedicado

Solução Evidian IAM de Cibersegurança da Atos, Reconhecida como “Líder Global” pela KuppingerCole

A Atos acaba de anunciar que a sua solução de cibersegurança, Evidian Identity & Access Management, foi distinguida no último relatório da KuppingerCole Ltd., como: “Líder Global”, “Produto

Sendys e Alidata presentes na Logitrans

O Logitrans que está a decorrer até amanhã, 16 de maio, no Centro de Congressos do Estoril, conta com a participação das empresas tecnológicas Sendys e Alidata. A

CIONET elege tecnologias blockchain como principal driver de inovação no sector financeiro

A CIONET apontou as tecnologias blockchain como principal driver de inovação no sector financeiro. As tecnologias blockchain estão a ser exploradas e desenvolvidas a uma velocidade sem precedentes, apresentando níveis

Dê a sua opinião:

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *