45299 0

Armazenagem de Energia: Transformando o Negócio com Eficiência Energética

O mercado de energia cresceu dez vezes nos últimos anos, desde a maneira como facilitamos e monitorizamos o seu uso até à forma como a eletricidade é produzida e fornecida. A tecnologia infiltrou-se no mercado de serviços públicos com sistemas inteligentes de monitorização e baterias móveis, enquanto as mudanças climáticas nos tornam mais conscientes das nossas opções energéticas graças a um mudança de direção para as fontes de energia renováveis. Como consumidores, isso ilustra claramente que estamos a aceitar um panorama energético em mudança, então por que é que os negócios não estão a acompanhar esta mudança?

Com as redes de energia superadas pela procura, as empresas devem desempenhar o seu papel no alívio de algumas dessas pressões e tomar as medidas necessárias para controlar a suas próprias fontes de energias, especialmente nos momentos em que a procura pode superar a oferta. A queda do custo do armazenagem de baterias cria uma boa oportunidade para aumentar a paridade da utilização de energias renováveis, concedendo a ambos, utilizadores comerciais e consumidores finais, um melhor controlo sobre o uso de energia e as faturas de eletricidade. Isto por sua vez, tem o potencial de fortalecer e proteger uma rede de energia em envelhecimento em Portugal.

Fazer um investimento em armazenamento comercial vai além de uma chamada para ajudar a salvar o meio ambiente – existem verdadeiros benefícios empresariais que tornam os sistemas de armazenamento de baterias uma abordagem válida e viável para armazenar e monitorizar a capacidade de energia no local, o que pode fornecer um caminho para mudanças transformadoras tanto para negócios quanto para a sociedade em geral.

Potenciar Negócios

Os sistemas de armazenamento de energia on-site, em última análise, garantem o bom funcionamento de um local de trabalho. A sua capacidade de permitir que as empresas comerciais e industriais se tornem mais sustentáveis ao controlar suas contas de eletricidade e os riscos de fornecimento energético através de uma alimentação de reserva é o pináculo da eficiência energética. .

O benefício mais óbvio do armazenamento de bateria é a sua flexibilidade, tornando-o um complemento ideal para outros tipos de armazenamento de energia mais lentas mas de maior capacidade, como as reservas hidroelétricas ou a gás natural. No entanto, para além da estabilidade da rede, os benefícios dos sistemas de armazenamento de bateria são múltiplos, incluindo maior estabilidade da rede elétrica e uma capacidade aprimorada para absorver energia renovável, oportunidades para geradores de energia maximizarem as receitas e minimizar os custos; redes locais mais resilientes, mesmo em caso de desastres naturais ou perda da rede principal, e, claro, a oportunidade para as empresas reduzirem a sua pegada de carbono.

Investir no armazenamento de energia pode economizar despesas operacionais às empresas, gerar receitas adicionais e, muitas vezes, garantir a resiliência. À medida que as redes são alteradas para apoiar as fonte de energias renováveis, muitas empresas não conseguem suportar as perdas financeiras ou de produtividade que resultariam de um apagão da rede. Com o armazenamento, ao trabalhar com agregadores, as empresas não só se protegem e reduzem as suas faturas de eletricidade, como também o investimento se torna rentável, pois agora podem vender serviços auxiliares da rede, abrindo assim um novo fluxo de receitas.

O que está a atrasar a mudança?

O que muitas empresas portuguesas não percebem é que o armazenamento de energia on-site é cada vez mais viável como uma forma de aumentar o valor tanto dos recursos que produzem energia como dos que a utilizam e que já possuem, quer se trate de um painel solar, ar condicionado ou arca congeladora. Então, a pergunta, porque é que não há mais líderes empresariais a aproveitar a oportunidade de investir no armazenamento de energia? Posto de forma simples, é uma tecnologia que raramente é entendida a partir de uma perspetiva comercial.

Embora os benefícios sejam numerosos, para aproveitar adequadamente os benefícios do armazenamento de energia eficiente, as empresas devem investir e realmente trabalhar para entender as complexidades envolvidas na implementação de baterias na infra-estrutura de uma organização. Porém, uma vez integrada numa estratégia global, o armazenamento levará a auto-suficiência organizacional a um outro nível.

À medida que a nossa sociedade se torna mais “eletrificada” e a pressão sobre a rede aumenta, é preciso fazer mais para garantir que a tecnologia inteligente possa equilibrar o fornecimento em períodos de pico. As empresas têm aqui o seu papel a desempenhar.

O armazenamento de energia dá as empresas o poder de escolha para otimizar os seus custos e oferece-lhes flexibilidade para o futuro. Já vemos agregadores avançados a trabalhar com empresas para educá-los e informá-los sobre o dinheiro extra a ser ganho, ao mesmo tempo que apoiam a transição para uma rede de energia mais inteligente e ecológica.

À medida que a maré de mudança continua a evoluir, o armazenamento, sem dúvida, será ainda mais viável assim que as alternativas de combustíveis fósseis se tornem menos competitivas. Então, está exatamente à espera de quê?


Bruno Pereira Soares

Bruno Pereira Soares

Responsável Canal IT da Eaton Portugal

Notícias Relacionadas

Opinião: Poderão os softwares de gestão empresarial garantir a sustentabilidade do seu negócio?

Os escândalos do retalho captam a atenção do público mais rápido que a recolha de um produto de primeira linha. No caso dos produtos alimentares, esta questão torna-se

Como podem os CFO tirar partido dos sistemas ERP?

Cada vez mais se exige que os diretores financeiros (CFO) se envolvam em projetos mais abrangentes dentro das organizações, fazendo uso das suas capacidades e da sua experiência

Indústria 4.0: Como vão as Universidades fazer face à complexidade e incerteza?

Com a introdução, entre o final do século 17 e meados do século 18, da tecnologia da máquina a vapor e das máquinas‑ferramenta ao serviço de novos processos

Opinião: Business Intelligence e Business Analytics – duas faces da mesma moeda

O Business Intelligence, tal como o Business Analytics, são ferramentas que estão pensadas para ajudar as organizações a conhecerem o seu negócio. Conhecer o desempenho do negócio e

Dê a sua opinião:

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *