Apple e IBM lançam primeiras aplicações IBM MobileFirst para iOS

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A Apple e a IBM disponibilizam a partir de hoje o primeiro conjunto de soluções IBM MobileFirst para iOS, o que se traduz numa nova classe de aplicações empresariais e de serviços suporte de cloud, que levam as capacidades de Big Data Analytics da IBM aos utilizadores do iPhone e do iPad em ambiente de trabalho. O IBM MobileFirst para aplicações empresariais em iOS já está disponível para clientes da área da banca, retalho, seguros, serviços financeiros, telecomunicações, companhias aéreas e governo, graças a uma colaboração sem precedentes entre a Apple e a IBM. Alguns clientes da IBM estão já a usufruir destas novas soluções como é o caso do Citi, Air Canada, Sprint Corporation e o banco mexicano Banorte.

“O que estamos a anunciar hoje tem como objetivo definir uma nova missão de negócio, ou seja tecnologias inteligentes que potenciem um novo valor na utilização do Big Data para criar laços com os consumidores”, sublinhou Bridget van Kralingen, vice-presidente sénior do IBM Global Business Services. “Esta colaboração combina a experiência da IBM na indústria e a posição ímpar que ocupa no campo da computação empresarial, com a experiência de utilizador da Apple e a sua excelência em design de produto, para potenciar o desempenho de uma nova geração de profissionais de negócio”.

“Este é um grande passo na utilização do iPhone e do iPad em ambiente empresarial, e mal podemos esperar para ver as novas utilizações que as empresas irão dar aos dispositivos iOS”, reforçou Philip Schiller, vice-presidente sénior de Marketing da Apple . “O mundo dos negócios está cada vez mais móvel, e a Apple e a IBM estão a reunir a melhor tecnologia do mundo, com soluções mais inteligentes de Big Data Analytics, para ajudar as empresas a redefinirem a forma como trabalham”.

Na identificação de oportunidades e prioridades dentro das indústrias, o IBM MobileFirst para aplicações iOS leva a mobilidade empresarial a outro nível, ajudando os colaboradores a tirar partido de todas as capacidades da empresa onde quer que estejam enquanto interagem presencialmente com os clientes – de um modo mais rápido, mais fácil e mais seguro do que alguma vez aconteceu.

Criadas exclusivamente para iPhone e iPad, estas soluções IBM MobileFirst estão disponíveis num ambiente seguro, com capacidades analíticas incorporadas e interligadas aos processos empresariais centrais. Podem ainda ser customizadas para qualquer empresa, com fácil implementação, gestão e atualização através de serviços cloud da IBM para dispositivos iOS. Este primeiro conjunto de soluções IBM MobileFirst para iOS já está disponível para várias indústrias, com aplicações adicionais que vão sendo continuamente desenhadas e desenvolvidas:

• Plan Flight (Viagens e Transportes) – procura responder ao principal custo de todas as companhias aéreas, o combustível, permitindo que os pilotos tenham acesso aos horários e planos de voo, e desta forma possam relatar ainda no ar questões importantes às equipas em terra, de modo a que estas possam tomar decisões mais informadas sobre o combustível a abastecer aos aviões.
•Passenger+ (Viagens e Transportes) – permite que as tripulações de cabine possam oferecer um nível incomparável de serviços personalizados aos passageiros durante o voo, incluindo ofertas especiais, reservas e informações de bagagem.
• Advise & Grow (Banca e Mercados Financeiros) – coloca a banca em contacto direto com os seus clientes de pequenas e médias empresas, com autorização para aceder de forma segura aos perfis dos seus clientes e relatórios competitivos, e reunir informações importantes de modo a fazer recomendações personalizadas e completar transações seguras, através de soluções de analítica.
• Trusted Advice (Banca e Mercados Financeiros) – permite que os gestores de conta acedam e giram as suas carteiras de clientes da melhor forma a partir de uma poderosa visão de análise preditiva – quer estejam no café ou no balcão do banco – com capacidade para fazer recomendações e completar transações seguras.
• Retention (Seguros) – permite que os agentes de seguros tenham acesso ao perfil e histórico dos seus clientes, façam uma rápida avaliação de risco através de ferramentas de analítica, e a partir daqui acedam a alertas inteligentes e recomendações sobre os próximos passos e outras operações-chave como pagamento de prémios.
• Case Advice (Governo) – permite dar apoio aos assistentes sociais que precisam tomar decisões críticas quando estão no terreno. A aplicação permite ajustar prioridades sobre um determinado caso com base na análise de informações em tempo real e avaliar o nível de risco recorrendo a análise preditiva.
• Incident Aware (Governo) – converte um iPhone num ativo vital na prevenção do crime, disponibilizando aos agentes de autoridade acesso em tempo real a mapas e vídeos do local de um incidente; informação sobre o estado das vítimas, risco de agravamento e históricos criminais; e capacidade melhorada para chamar reforços e outros serviços de suporte.
• Sales Assist (Retalho) – permite que os vendedores e parceiros de negócio consigam aceder ao perfil dos clientes, fazer sugestões tendo como base compras anteriores, verificar o inventário, localizar os itens nas lojas ou armazéns, e proceder ao seu envio para clientes.
• Pick & Pack (Retalho) – combina tecnologia baseada na proximidade com sistemas de inventário para transformar o processo de entrega de encomendas.

“As inovações baseadas em tecnologias móveis estão a ter um impacto profundo na forma como o Citi oferece experiências superiores aos seus clientes, em particular àqueles colaboradores que estão em contacto directo com clientes”, afirmou Heather Cox, Chief Client Experience, Digital e Marketing Officer para Global Consumer Banking no Citi. “Há uma energia extraordinária na nossa colaboração com a IBM e a Apple em torno do objetivo de dar aos nossos profissionais a capacidade móvel que irá criar uma nova vantagem competitiva e que irá permitir-nos reinventar a forma como partilhamos o nosso conhecimento para melhorar a qualidade de vida dos nossos clientes”.


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Patricia Fonseca

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