Aplicações móveis para a área da saúde

8448
0
Share:

O Fraunhofer Portugal AICOS vai participar, no próximo dia 13 de Fevereiro, a partir das 14h30, num Workshop de Aplicações Móveis em Saúde – WAMS 2013 –que pretende dar a conhecer o que de melhor se está a fazer nesta área. O evento vai ter lugar no Centro de Investigação da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto.

O Centro Fraunhofer Portugal AICOS vai demonstrar as potencialidades de três dos seus projectos na área da saúde – o Melanoma Detection, o AlzNav e o Heart Failure Clinic.

O Melanoma Detection é uma aplicação para smartphones que pretende criar uma solução que de uma forma rápida possa lançar um alerta sobre o risco do utilizador desenvolver uma lesão de pele potencialmente cancerígena. Esta aplicação é usada para tirar uma foto à zona em causa. A imagem é então analisada tendo em conta 4 características visuais altamente relevantes para a detecção precoce de melanoma maligno: assimetria, cor, estruturas diferenciais e bordos irregulares, transmitindo ao utilizador, em tempo real, um feedback visual do risco que tem de contrair uma lesão de pele.

O AlzNav é uma aplicação desenvolvida para o sistema Android e é um sistema de localização e navegação criado a pensar na população sénior, incluindo os idosos em estado inicial de demência. A aplicação permite, entre outras coisas, definir uma área ou zona de segurança por onde o idoso pode andar, sendo que quando sair dessa área a aplicação envia um aviso para o familiar ou prestador de cuidados. Funciona também como uma sistema de navegação simplificado, que permite guiar o idoso até casa.

O objectivo do AlzNav é dar mais autonomia aos seus utilizadores, dotando-os de um maior sentimento de segurança quando saem de casa. Tem ainda funcionalidades dirigidas também aos familiares ou prestadores de cuidados, permitindo aliviar-lhes algumas das normais preocupações e receios.

O Heart Failure Clinic é um sistema de monitorização remota direccionado para doentes com insuficiência cardíaca, cujo objectivo é a detecção antecipada de sintomas de descompensação da doença. Com a ajuda de uma aplicação móvel os pacientes poderão efectuar a medição de vários itens como a frequência cardíaca e a pressão arterial, procedendo-se a uma análise e respectiva avaliação de forma a reagir antecipadamente à evolução da doença.

O WAMS2013 pretende dar a conhecer aplicações móveis desenvolvidas em Portugal, discutindo os seus constrangimentos, as suas potencialidades e a forma como estas apps podem ajudar os doentes e profissionais de saúde no seu dia-a-dia.

Este workshop destina-se a estudantes, investigadores, profissionais de saúde e demais público interessado na temática e é organizado pelo Centro de Investigação da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto.


Share:
Patricia Fonseca

Deixe o seu comentário