Aplicação portuguesa premiada nos “Óscares” das mobile apps

8360
0
Share:

Ricardo Moutinho é um dos cinco finalistas dos World Summit Awards Mobile (WSA), considerados os Óscares das mobile apps, na categoria m-Inclusion and Empowerment, com o projecto AlzNav – uma aplicação para Android que se traduz num sistema de localização e navegação criado a pensar na população sénior e também pessoas em estado inicial de demência.

O AlzNav, liderado por Ricardo Moutinho, foi seleccionado entre mais de 435 projectos a concurso provenientes de mais de uma centena de países.

O objectivo do AlzNav é dar mais autonomia ao seu utilizador, dotando-o de um maior sentimento de segurança quando sai de casa. Permite, entre outras coisas, definir uma área ou zona de segurança por onde o idoso pode andar, sendo que quando sair dessa área a aplicação envia um aviso para o familiar ou prestador de cuidados. Funciona também como uma sistema de navegação simplificado, que permite guiar o idoso até casa com facilidade.

Os WSA, são o maior evento mundial das mobile apps. Realizam-se de dois em dois anos e pretendem seleccionar e distinguir aplicações mobile inovadoras, que consigam transformar o quotidiano dos seus utilizadores. O objectivo é apoiar as instituições que desenvolvam aplicações digitais criativas que pela qualidade e pelo conteúdo, ajudem a construir um verdadeiro património electrónico educativo, científico e cultural.

Promovido pelo International Center for New Media (INCM) em Salzburgo, os WSA são uma iniciativa internacional, sem fins lucrativos, que conta com o apoio das Nações Unidas. A cerimónia final de entrega dos prémios terá lugar entre 3 e 5 de Fevereiro de 2013, em Abu Dhabi.

Anteriormente, o AlzNav foi um dos três projectos finalistas do concurso “Vodafone Foundation Smart Accessibility Awards” em 2011. A aplicação já está disponível para download no Android Market.


Share:
Patricia Fonseca

Deixe o seu comentário