Amen e EURid incentivam portugueses a serem “Europeus” nos seus negócios online

9328
0
Share:

A Amen realizou na terça-feira, no Hotel Pestana Palace Lisboa, o Seminário “.eu, um clique para o sucesso”, um evento de dimensão internacional dedicado ao domínio de topo .eu, que contou com a participação de Giovanni Seppia, Diretor de Relações Externas da EURid – European Registry for Internet Domains – a Entidade responsável pela gestão deste domínio no âmbito de um acordo com a Comissão Europeia, que esteve pela primeira vez representada num evento em Portugal.

Giovanni Seppia apresentou a Entidade e o .eu – que, nas palavras do responsável, é como um selo “Made in Europe” para as empresas na Internet e que em 2012 ultrapassou o marco de 3.6 milhões de registos –, bem como algumas estatísticas e factos sobre a adoção e seleção de domínios por parte das empresas europeias, com especial enfoque nas PME’s. De acordo com um estudo da EURid realizado este ano e apresentado pela primeira vez no evento da Amen, as PME’s revelam muita vontade em profissionalizar a sua presença na Internet (65% das PME’s europeias têm website), já que cerca de 67% destas empresas acreditam que ter uma página online é crucial num contexto económico difícil como o atual.

Atualmente, o website de uma empresa é como um cartão de apresentação. Confere-lhe uma determinada imagem. Se a empresa não está na Internet, é como se não existisse de todo. É por isso que o seu website é tão importante. Apostar num domínio de topo como o .eu confere ao website uma credibilidade e identidade europeias como nenhum outro domínio”, refere o Diretor de Relações Externas da EURid.

No seminário da Amen foram ainda enunciadas as diferenças entre os três domínios de topo mais adotados: .com, .eu e os locais (como por exemplo o .pt). Segundo Giovanni Seppia, ainda que o .com seja mais adequado para uma loja online, o .eu representa qualidade, originalidade, credibilidade, seriedade e assegura o selo de “Made in Europe” às empresas.

Embora Portugal não se encontre no Top 10 dos países com mais registos de domínios .eu, Giovanni Seppia reconhece um grande potencial de crescimento e internacionalização nas empresas portuguesas, o que é confirmado pelo crescente registo deste domínio no nosso país, que atualmente ultrapassa os 13 mil.

Outras curiosidades referidas no Seminário:

– As empresas optam por abdicar do domínio que preferem para não terem de adaptar o seu nome ou do seu produto, quando o mesmo não está disponível no domínio pretendido.

– As características mais associadas ao .eu pelos utilizadores são: europeu (79%), internacional (41%), inovador (40%), político (36%), original (35%), sério (34%) e ambicioso (33%).

– Os países com mais presença online são os escandinavos.

– Os dez países com mais registos de domínios .eu são Alemanha, Holanda, França, Reino Unido, Polónia, Itália, República Checa, Áustria, Bélgica e Espanha.


Share:
Patricia Fonseca

Deixe o seu comentário