Altran desenvolve plataforma de gestão de inovação

7832
0
Share:

Uma parceria entre a Altran Bélgica, Portugal e Suíça permitiu o desenvolvimento de uma plataforma de gestão de inovação (“Innovation Management Platform”). Este programa foi desenvolvido em consórcio com as empresas EADS Innovation Works, Zeiss Optronics, e Micos, uma spin off da ABB. O projeto foi implementado em modelo nearshore, inciou-se em Maio de 2012 e terminou em Dezembro de 2012, encontrando-se neste momento em fase de rollout nos diversos países da Europa.

A plataforma assegura a gestão da inovação em todo o ciclo de vida (desde a ideia até à concretização do projeto). Concretamente, ajuda a gerar, identificar, definir e selecionar ideias até à execução do projeto inovador, que permitem evoluções no setor da aeronáutica, sendo que o conceito é aplicável para outros setores. A Altran Portugal investe numa plataforma nearshore, com o objetivo de servir o mercado nacional e internacional. Este é um dos casos de sucesso obtidos no contexto dos diversos projetos em modelo de nearshore.

O projeto foi desenvolvido por uma equipa de consultores, com base em tecnologias Microsoft NET, SharePoint e SQL Server. A execução do projecto comportou diferentes fases de maturação do projeto, desde o design, desenvolvimento e fase de testes. A plataforma tem como base um workflow de criação, maturação e avaliação das ideias, está estruturado por módulos nas áreas de desenvolvimento e avaliação de ideias, campanhas de Ideias, tech(nology) watch, innovation guidelines, KPI’s dashboards, reconhecimento de mérito.

“Acreditamos no potencial da plataforma, sendo que todo o desenvolvimento foi baseado em modelos de inovação definidos Internacionalmente pelo grupo Altran, aplicados atualmente em grandes organizações com enfoque em serviços de inovação. Queremos promover o interesse e curiosidade pela inovação, compilar ideias e projectos inovadores e ajudar a difundi-los. Através desta plataforma conseguimos centralizar a monitorização tecnológica e gerir o ciclo de inovação. A tecnologia foi desenvolvida na íntegra pela Altran e o nosso lema é precisamente esse, innovation makers, somos criadores de inovação», afirma Luís Monteiro, business manager da unidade de Nearshore.


Share:
Patricia Fonseca

Deixe o seu comentário