13968 0

Alcatel-Lucent responde às necessidades das empresas de BYOD com o Acesso Unificado

A Alcatel-Lucent revelou importantes desenvolvimentos na sua carteira de soluções empresariais com o lançamento do seu enfoque no Acesso Unificado (Unified Access) tanto para redes fixas como para redes sem fios.

A rápida proliferação de dispositivos móveis e a utilização de serviços multimédia entre os colaboradores colocam novos desafios às empresas e aos gestores das TI. Múltiplos sistemas operativos, a adoção da nuvem e a procura de redes dinâmicas estão a exceder as capacidades das ferramentas e sistemas de TI, tradicionalmente separados e autónomos. Além disso, muitas redes empresariais não mantiveram o ritmo necessário para fornecer serviços seguros e dinâmicos às comunidades de utilizadores.

O Acesso Unificado da Alcatel-Lucent é a primeira solução convergente, fixa e móvel, que aborda os desafios colocados à rede e a complexidade da sua gestão, oferecendo uma experiência do utilizador consistente. Inclui um conjunto alargado de serviços seguros de BYOD (Bring Your Own Device: traga o seu próprio dispositivo) que tornam possível que colaboradores e clientes utilizem dispositivos profissionais ou pessoais, fixos ou móveis, na própria rede empresarial. Ajuda também a simplificar as operações da área de TI, melhorando a segurança e protegendo os investimentos do negócio.

Como resultado, o Acesso Unificado melhora a solução da rede de campus convergente da Alcatel-Lucent, oferecendo às redes empresariais o potencial da integração de políticas, serviços de rede, suporte BYOD e segurança entre plataformas.

O Acesso Unificado pode ser implantado através de atualizações do software sem substituição do equipamento existente, o que permite uma aproximação gradual à evolução da rede e a maximização do investimento. Os gestores de TI podem definir facilmente as políticas de segurança e da qualidade de serviço (QoS) adequadas, permitindo que a rede se ajuste de forma dinâmica ao contexto das comunicações, tendo em conta critérios de prioridade e de largura de banda por utilizador, dispositivo, aplicação, local e hora do dia.

Para impulsionar a adoção do Acesso Unificado, a Alcatel-Lucent trabalha com o parceiro tecnológico Aruba Networks (NASDAQ: ARUN) para oferecer uma suite completa de serviços BYOD como parte das suas soluções unificadas e abertas de redes de campus. Com uma estratégia comum orientada para normas abertas e tecnologias emergentes, como as redes definidas por software (SDN), as soluções integradas resultantes para fixo e móvel, proporcionam um enfoque único que elimina a dependência de um fornecedor e reduz o custo total do equipamento.

Desde 2001 que a Universidade Cristiana de Abilene, no Texas (EUA), tem cimentado uma relação duradoura com a Alcatel-Lucent. O Acesso Unificado e a tecnologia ClearPass da Aruba permitiram que essa Universidade dispusesse de todos os produtos sob uma única ferramenta de visualização e proporcionasse uma plataforma mais sólida para o fornecimento de capacidades inovadoras aos estudantes num futuro próximo. O pessoal de TI, os professores, educadores e 4500 estudantes já desfrutam das vantagens do Acesso Unificado.

“Construímos uma rede que protege os estudantes e lhes permite uma experiência consistente que satisfaz as expetativas da vida digital”, afirmou Kevin Roberts, diretor de Tecnologias da Informação da Universidade Cristiana de Abilene. “Na Universidade estamos centrados em proporcionar oportunidades críticas de aprendizagem aos nossos estudantes. Oferecer-lhes a mais recente tecnologia, ajuda a transformá-lo em realidade”.


Patricia Fonseca

Patricia Fonseca

Viciada em tecnologia, entrou para a equipa em 2012 e é responsável pela Leak Business, função que acumula com a de editora da Leak. Não dispensa o telemóvel nem o iPod e não consegue ficar sem experimentar nenhum dispositivo tecnológico.

Notícias Relacionadas

Ricoh Integra a Lista de Empresas Mais Éticas do Mundo 2013

A Ricoh anunciou a sua distinção pelo Ethisphere Institute, como uma das Empresas Mais Éticas do Mundo em 2013. A lista foi revelada no dia 7 de Março

SoftFinança aposta em novas soluções e parcerias estratégicas

A SoftFinança aproveitou o início deste mês para levantar o véu sobre uma nova oferta estratégica e imagem corporativa, que se deve fundamentalmente aos mais de 20 anos

Fujitsu apresenta os primeiros resultados do “Projecto HIKARI” no Fujitsu World Tour

A Fujitsu escolheu o seu grande evento anual Fujitsu World Tour para apresentar os primeiros resultados do seu “Projecto HIKARI”. Após um ano de trabalho conjunto entre a

Information Builders aposta forte no Big Data

A Information Builders dispõe da proposta mais capacitada para tirar o máximo partido de Big Data, um dos fenómenos tecnológicos que receberá maior investimento nos próximos anos. As empresas

Dê a sua opinião:

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *