Alcatel-Lucent regista recorde de distância com transmissão submarina de dados ao longo de mais de 10 mil km utilizando tecnologia exclusiva 300G

8360
0
Share:

A Alcatel-Lucent Submarine Networks (ASN), uma subsidiária da Alcatel-Lucent responsável pelo negócio de cabos submarinos, conseguiu atingir uma velocidade de transmissão de dados recorde, numa distância de mais de 10 mil quilómetros, utilizando protótipos de processamento em tempo-real de uma nova, rentável e exclusiva tecnologia de modulação de 300 gigabits-por-segundo que irá otimizar o desempenho dos sistemas de cabos submarinos.

O teste foi realizado num cenário de 10 mil km da ASN, e combinou a inovadora tecnologia de 300G 8QAM (modulação de amplitude em quadratura 8) da plataforma 1620 SOFTNODE com a segunda geração de fibra submarina coerente (CSF-2).

A tecnologia 8QAM pode otimizar os novos e já existentes sistemas de cabos submarinos, permitindo aos operadores o fornecimento de mais de 15 terabits-por segundo (Tbit/s) por par de fibra em sistemas transoceânicos – o equivalente a 2,25 milhões de canais HDTV em stream simultâneo.

Olivier Gautheron, Chief Technology Officer da Alcatel-Lucent Submarine Networks disse: “Esta meta agora atingida sublinha o foco estratégico da ASN em R&D para elevar a fasquia da tecnologia de fibra ótica submarina. Os nossos investigadores continuam a desenvolver novas soluções que possam ajudar os operadores tradicionais e fornecedores de acesso a responderem à crescente procura por velocidade, capacidade e rentabilidade.”

Aproveitando a maior capacidade de pesquisa e desenvolvimento na indústria de cabos submarinos em Villarceux, França, a ASN tem conseguido registar vários avanços ao nível dos sistemas de cabos submarinos com e sem repetidores. Este novo recorde agora alcançado é o mais recente de uma lista de duas dezenas de recordes conseguidos ao longo dos últimos 20 anos, todos eles a demonstrarem progressos significativos que transformaram a transmissão de dados de longa distância.


Share:
Patricia Fonseca

Deixe o seu comentário