Alcatel-Lucent prepara os operadores para redes mais ágeis com o lançamento da tecnologia escalável de routing de comprimento de onda

8536
0
Share:

A Alcatel-Lucent anuncia a introdução de uma inovação revolucionária na tecnologia de routing que irá garantir aos operadores flexibilidade e agilidade na implementação de novas redes de transporte ótico.

A Alcatel-Lucent disponibiliza à indústria de comunicações uma tecnologia de routing com comprimento de onda escalável que irá ajudar a eliminar as limitações com que os operadores têm hoje de lidar no seu esforço para gerirem tanto as capacidades da rede como a necessidade de maiores velocidades e superiores níveis de eficiência.

A tecnologia, que será implementada pela primeira vez na Verizon na América do Norte na sua rede ótica de ultra longhaul, irá permitir que os prestadores de serviço ajustem rapidamente as suas ligações de comprimento de onda, automatizem tarefas numa escala mais abrangente e identifiquem e reencaminhem falhas na infraestrutura de fibra – argumentos vitais para o sucesso na implementação de redes óticas ágeis e escaláveis.

Ao facultar agilidade na camada fotónica, a tecnologia de routing de comprimento de onda da Alcatel-Lucent vai permitir que as redes óticas estáticas se transformem em infraestruturas automatizadas, flexíveis e altamente eficientes, possibilitando ainda aos operadores a redução de despesas e dos custos energéticos quando comparadas com as alternativas elétricas que recorrem somente a switches.

Destaques:

  • A solução de routing de comprimento de onda da Alcatel-Lucent reduz o custo total de propriedade da rede:
  • Redução na despesa de capital quando comparada com alternativas elétricas de switches
  • Necessidade de menos equipamentos para substituição de falhas
  • Menor consumo quando comparada com alternativas elétricas de switches
  • Redução significativa em custos operacionais. Não é necessário visitas on-site para ajustar a ligação de comprimento de onda
  • Aumenta o tempo de vida da rede e aumenta a utilização da rede recorrendo à minimização de disputa do comprimento de onda
  • Os comprimentos de onda preparados para o futuro podem ser redimensionados (por ex. Alterar de 100G para 200G e mais além) sem mudar o equipamento para fazer o routing dos comprimentos de onda

A solução disponibiliza automatização zero-touch com melhor eficiência operacional e escala de rede.

As capacidades de routing de comprimento de onda da Alcatel-Lucent estão implementadas no 1830 Photonic Service Switch (PSS), que a Verizon escolheu para a sua rede core ótica ultra-longhaul. A Verizon escolheu a plataforma 1830 PSS convergente WDM/OTN/baseada em pacotes da Alcatel-Lucent como parte da sua transição para uma infraestrutura ótica convergente para responder ao crescimento do tráfego e para permitir uma implementação mais rápida e menos dispendiosa de novos serviços.

A solução de routing de comprimento de onda consiste em hardware CDC-F e software Wave Routing Engine (WRE) especializados. O software WRE faculta capacidades de routing, implementação e gestão ponta-a-ponta de comprimento de onda. Inclui capacidades únicas OAM in-band por comprimento de onda para permitir a eficiente monitorização de ligações de comprimento de onda e para suportar mais rápidos diagnósticos e resolução de problemas relacionados com conectividade – um requisito chave para a implementação de routing de comprimento de onda em redes óticas escaláveis.

CDC-F (Colorless Directionless Contentionless-FlexGrid) é a tecnologia por detrás do routing de comprimento de onda. Muito embora a indústria de redes óticas tenha vindo a falar dos benefícios da tecnologia CDC-F há alguns anos, esta é a primeira solução a ser implementada em escala.


Share:
Patricia Fonseca

Deixe o seu comentário