Alcatel-Lucent implementa rede experimental TD-LTE da China Mobile

8272
0
Share:

A Alcatel-Lucent Shanghai Bell, ganhou um importante contrato para desenvolver a maior parte da implementação da rede experimental de TD-LTE da China Mobile, que estende serviços a 10 cidades. Após os novos desenvolvimentos da rede, bem como os upgrades das três redes existentes, a rede experimental de TD-LTE da China Mobile vai abranger um total de 13 cidades.

Ao abrigo dos termos do contrato, a Alcatel-Lucent Shanghai Bell vai disponibilizar aproximadamente 3.000 estações base nas cidades de Xangai, Nanjing e Qingdao, três grandes pólos económicos da China. Utilizando a tecnologia inovadora TD-LTE da Alcatel-Lucent, a China Mobile irá estender o seu teste em larga escala para lançar novos serviços nessas cidades no início do próximo ano.

A China Mobile, o maior operador wireless do mundo, com actualmente mais de 700 milhões de assinantes, está a agilizar a sua implementação de TD-LTE para coincidir com a grande procura de smartphones na China. O país é agora o maior mercado mundial de smartphones; no primeiro trimestre de 2012, 22% dos envios de smartphones a nível global destinavam-se à China.

A crescente procura pelo acesso de banda larga móvel na China está a ser alimentada pelos consumidores a acederem a vídeo, jogos e outras aplicações de alta largura de banda. A China é hoje o maior mercado do mundo para serviços de dados móveis, a uma taxa crescente de mais de 50% por ano. Para responder a esta procura nos centros económicos dinâmicos de Xangai, Nanjing e Qingdao, a nova rede de TD-LTE implementada pela Alcatel-Lucent vai aumentar a velocidade, capacidade e qualidade da rede da China Mobile. Também dará à China Mobile a capacidade de operar com uma pegada de carbono menor, menor consumo de energia e uma eficiência ainda maior.

Ben Verwaayen, CEO da Alcatel-Lucent, disse: “é uma honra sermos seleccionados pela China Mobile para a maior rede de TD-LTE do mundo. Com as nossas soluções de LTE, líderes na indústria, e a nossa experiência na implementação de redes LTE no mundo inteiro, ajudaremos a China Mobile a reduzir drasticamente a complexidade técnica, o consumo de energia e os custos operacionais face ao rápido crescimento do tráfego.”

A implementação segue um processo abrangente de tecnologia de TD-LTE (comprehensive trial of TD-LTE technology) e a assinatura do acordo de co-criação entre a Alcatel-Lucent e a China Mobile em Xangai. Desde Fevereiro de 2012, a Alcatel-Lucent e a China Mobile desenvolvem e testam uma série de elementos de tecnologia avançada lightRadioTM. Em Agosto de 2012, as empresas estenderam este acordo através da assinatura de um memorando de entendimento (MoU) para conduzir a pesquisa conjunta de nanocell na China. Nanocells são um tipo de tecnologia de acesso rádio que integra pequenas células wireless com pontos de acesso carrier grade Wireless Local Area Network (WLAN).


Share:
Patricia Fonseca

Deixe o seu comentário