23474 0

Alcatel-Lucent Enterprise leva a Internet das Coisas para o maior túnel ferroviário do mundo

A ALE anuncia a implementação de tecnologia da Internet das Coisas no túnel Gotthard que atravessa os Alpes Suíços numa extensão de 57 quilómetros, transporta diariamente cerca de nove mil passageiros a 250 km por hora e até 260 vagões de carga.

A tecnologia presente veio a ser implementada no maior e mais fundo túnel ferroviário do mundo desde a fase de construção para suporte à logística, monitorização da segurança e gestão do pessoal no terreno. O túnel fica dotado de uma rede que potencia a supervisão e controlo de inúmeros sensores, equipamentos de segurança, sistemas de gestão e fornecimento de energia em toda a extensão, para assegurar a segurança de passageiros e veículos 24 horas/ 365 dias por ano.

Emprega o switch Alcatel-Lucent OmniSwitch 6855 desenhado para ambientes onde equipamentos de rede standard não conseguem operar, dotado de manutenção reduzida e funcionamento sem acesso a ar-condicionado, suportando temperaturas de até 40 graus e humidade de 70%. Mais de 450 unidades foram instaladas para conectar luzes, racks, sistemas energéticos, portas, sistemas de escoamento e ventilação, assim como videovigilância aos Centros de Controlo do Túnel existentes a sul e a norte.

A tecnologia foi instalada pelo parceiro de negócio Alpic InTec em coordenação direta com a Alcatel-Lucent Enterprise. É controlada por dois sistemas OmniVista Network Management que providenciam uma visibilidade dos dados e analítica avançada requerida para assegurar a disponibilidade de meios e um fluxo fiável de dados a cada momento. Os dados recolhidos pelos sensores, monitores e equipamento de vigilância ao longo dos 152 quilómetros de túneis principais, túneis de acesso e passagens, são transmitidos aos centros de controlo, e os sistemas a 16.7Hz e ZKE que monitorizam a rede energética e a temperatura das linhas, ligam diretamente à Rede Ferroviária Suíça e ao seu centro de controlo em Berna.

Bruno Frommenwiler, Business Unit Manager IT & TelCom Sales, Alpiq InTec

Com temperaturas de até 40 graus dentro do túnel, o interior da montanha é um ambiente agreste com um acesso difícil. Temos que confiar no equipamento preparado para operar nessas condições desafiantes, que necessita também de oferecer um nível baixo de manutenção preventiva e corretiva. A família de produtos da Alcatel-Lucent empregue, responde a estes elevados níveis requeridos para operar no túnel ferroviário mais longo e profundo do mundo.”

Bruno Kolmann, Channel Sales Manager, Alcatel-Lucent Enterprise Switzerland

A tecnologia da Alcatel-Lucent desenvolve um papel crítico neste projeto único a nível mundial. Como um dos poucos switches do mundo capaz de operar nestas condições. O OmniSwitch 6855 é seguro o suficiente para satisfazer as necessidades mais elevadas exigidas, ao mesmo tempo que permite uma integração facilitada com a Rede Ferroviária Suíça e equipamentos de terceiros, que precisam de ser protegidos e guardados em instalações ambientalmente controladas dentro do complexo. É este o aspeto dual da nossa tecnologia especializada, que garante o sucesso das comunicações nos ambientes mais inóspitos.


Bruno Fonseca

Bruno Fonseca

Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Notícias Relacionadas

SAFIRA mostra competências em Mobilidade de Processos no Reino Unido

A SAFIRA continua a sua aposta além-fronteiras e acaba de ser convidada pela multinacional americana IBM para demonstrar o seu know-how e experiência na área de Mobilidade de

Hugo Boss implementa soluções da Checkpoint Systems

A Hugo Boss integrou soluções da Checkpoint Systems na sua nova loja em Lisboa. Com o objectivo de manter seguros os seus produtos ao mesmo tempo que melhora a excelência

Odio consequat libero laoreet sit

Tristique faucibus facilisis magna sit aliquam vestibulum. Etiam aliquam magnis eros. Eros euismod curabitur. At aliquam dignissim condimentum vestibulum ad. Odio consequat torquent potenti fringilla facilisi velit eros

25 equipas finalistas do desafio internacional Go Green in the City 2013

A Schneider Electric revelou hoje a lista das 25 equipas qualificadas para a terceira e última fase do desafio internacional Go Green in the City 2013. 50 participantes

Dê a sua opinião:

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *