Alcatel-Lucent e Vodafone realizam os primeiros testes de campo na Europa da tecnologia de ponta TWDM-PON para entregar velocidades de banda-larga elevadas aos utilizadores

11528
0
Share:

A Alcatel-Lucent  e a Vodafone estão a realizar os primeiros testes de campo na Europa da tecnologia de acesso de ultra banda-larga TWDM-PON no âmbito da preparação da rede do operador para lidar com a crescente procura de tráfego de dados e de acessos móveis.

Utilizando a tecnologia da Alcatel-Lucent TWDM-PON (Time and Wavelength Division Multiplexed Passive Optical Networks), a Vodafone vai conseguir alcançar um desempenho da rede de alta velocidade de até 40 gigabits por segundo, isto é, 10Gbps por comprimento de onda sobre a infraestrutura de fibra existente e oferecer serviços diversos aos utilizadores finais. A nova tecnologia ajuda ainda a preparar o terreno para novos serviços residenciais e antecipa a capacidade exigida pelas empresas. Com cerca de 446 milhões de utilizadores de rede móvel, a TWDM-PON vai ter um papel importante na estratégia da Vodafone para lidar com o aumento da banda larga necessária para suportar os clientes que migram para os serviços móveis 4G.

Os testes de campo procedem os excelentes resultados obtidos no laboratório da Vodafone em Vigo, Espanha, onde a tecnologia TWDM-PON da Alcatel-Lucent atingiu os 20Gbps a cada dois comprimentos de onda. Com a tecnologia TWDM-PON, a Vodafone pode aumentar a sua capacidade, convergindo serviços empresariais com utilizadores finais e gerar novas oportunidades de negócio sobre a sua rede de fibra existente.

Factos Chave:

  • A Vodafone foi a primeira operadora a demonstrar interesse na TWDM-PON da Alcatel-Lucent em outubro de 2014, e será a primeira operadora na Europa a realizar testes de campo usando esta tecnologia de última geração.
  • A Alcatel-Lucent e a Vodafone têm-se empenhado em realizar testes e a estudar modelos potenciais de implantação da tecnologia TWDM-PON desde 2010. Durante este tempo, as empresas têm contribuído para a sua normalização.
  • A tecnologia TWDM-PON pode coexistir com a tecnologia PON, fornecendo de forma clara e eficaz em termos de custos para as operadoras a evolução das suas redes de fibra atuais.
  • A TWDM-PON usa quatro comprimentos de onda por fibra, transmitindo uma capacidade total de 40 gigabits por segundo (Gbps) e consegue suportar novos utilizadores empresariais e finais, que criam um retorno muito mais rápido e superior sobre o investimento para as operadoras do que as gerações anteriores de tecnologia PON.
  • A implantação da tecnologia TWDM-PON usa a mesma infraestrutura da fibra já utilizada, tornando-a num serviço de custo eficiente e com uma maior banda larga. Convergindo estes serviços, que incluem o retorno de tráfego móvel, responde-se às necessidades dos clientes móveis e reduz-se os custos operacionais.

Citações:

Gavin Young, Diretor da Rede Fixa, do Grupo Vodafone, disse: “Temos vindo a trabalhar com a Alcatel-Lucent e há vários anos que estamos a desenvolver, a testar e a experienciar a atividade da TWDM-PON, e os resultados têm sido excelentes. Estamos ansiosos para a realização de ensaios de campo da tecnologia TWDM-PON na Europa.”

Federico Guillén, Presidente da Rede Fixa de negócios da Alcatel-Lucent, disse: “A Vodafone quer aumentar a capacidade de resposta às necessidades dos clientes. A Vodafone também pretende beneficiar de eficiências operacionais de forma a manter-se competitiva no mercado. Estamos empenhados em fornecer-lhes tecnologias inovadoras que lhes permitam reduzir custos e oferecer novos serviços com mais facilidade. É por isso que a tecnologia TWDM-PON é um desenvolvimento tão importante.”

 


Share:
Patricia Fonseca

Deixe o seu comentário