16975 0

Alcatel-Lucent e Deutsche Telekom vão disponibilizar a primeira rede terrestre LTE do mundo que comunica com aviões e que complementa serviços de satélite

A Alcatel-Lucent assinou um contrato com a Deutsche Telekom para disponibilizar a primeira rede terrestre LTE do mundo que comunica com aviões e que complementa serviços de satélite da Inmarsat, para responder rapidamente à crescente procura de ligações de banda larga nos voos europeus.

A European Aviation Network (EAN) será constituída por uma componente de rede terrestre LTE facultada pela Alcatel-Lucent – usando os seus rádios especialmente adaptados e o IP Mobile Core – combinada com uma componente de rede de satélite.

Os passageiros poderão utilizar os seus dispositivos pessoais móveis equipados com Wi-Fi® para acederem à maior das redes usando uma transição impercetível entre a rede terrestre LTE e a rede de satélite. A rede irá ainda assegurar oportunidades para que as transportadoras aéreas ofereçam serviços de dados inovadores aos seus passageiros.

A Deutsche Telekom e a Alcatel-Lucent levaram a cabo testes em voo com a rede baseada em LTE e estão neste momento a trabalhar em parceria com a Inmarsat, um prestador de serviços de comunicações por satélite líder de mercado que opera com LTE na S-band. A Deutsche Telekom e a Inmarsat anunciaram recentemente uma parceira estratégica para que a European Aviation Network possa desenvolver e disponibilizar comercialmente a rede na Europa com um programa de testes de voos planeado para a rede híbrida de LTE e satélite em 2017.

A Alcatel-Lucent irá ainda facultar operações de rede e serviços de campo para a rede terrestre LTE à

Deutsche Telekom. O acordo com a Deutsche Telekom destaca a forma como a Alcatel-Lucent está a trabalhar com os prestadores de serviço para disponibilizar avanços palpáveis no que respeita a inovações nas comunicação a novos mercados de forma a satisfazer a crescente procura de ligações ininterruptas.

Destaques:

  • A Alcatel-Lucent assegura à Deutsche Telekom uma rede LTE completa para o provisionamento da primeira rede comercial europeia híbrida de LTE e satélite para passageiros de transportadoras aéreas – a primeira no mundo a usar LTE. A Alcatel-Lucent vai implementar a sua rede de Radio Access Network (RAN) usando remote radio heads (RRHs) personalizadas e a IP Mobile Core assim como suporte para operações de rede e serviços de campo.
  • A European Aviation Network vai disponibilizar serviços rápidos e fáceis de usar para passageiros e transportadoras aéreas na Europa.
  • A Alcatel-Lucent e a Deutsche Telekom fazem parte de um projeto de investigação iniciado em 2009 e que deu origem ao primeiro voo de testes em 2011, quando as empresas se juntaram para testarem o uso de LTE em redes air-to-ground. Hoje, continuam a moldar o ecossistema.
  • A Inmarsat, líder global em tecnologia satélite, anunciou uma colaboração tecnológica com a Alcatel-Lucent em novembro de 2014 para adaptar a tecnologia LTE da Alcatel-Lucent de forma a suportar o espetro de S-Band.
  • A Deutsche Telekom irá disponibilizar a European Aviation Network juntamente com a Inmarsat.

Patricia Fonseca

Patricia Fonseca

Viciada em tecnologia, entrou para a equipa em 2012 e é responsável pela Leak Business, função que acumula com a de editora da Leak. Não dispensa o telemóvel nem o iPod e não consegue ficar sem experimentar nenhum dispositivo tecnológico.

Notícias Relacionadas

ROFF consolida parceria com a EDP com contrato de manutenção aplicacional

A ROFF consolidou uma parceria estratégica com a EDP através de um contrato de prestação de serviços de manutenção aplicacional. O contrato, assinado até 2017, torna a ROFF responsável

Rumos lança campanha de formação nas férias de Natal

Aproveitando a época festiva de Natal, a Rumos lançou uma campanha especial, dirigida a todos os interessados em reforçar os seus conhecimentos e competências técnicas. Oferecendo condições muito

Mobinteg lança no mercado a solução mobiSHOUT!

A mobinteg lançou recentemente no mercado a solução mobiSHOUT!, uma solução de comunicação de negócio. Esta solução permite disponibilizar revistas, jornais, brochuras, catálogos, relatórios, ou quaisquer outros conteúdos

Segurança e facilidade de utilização são pontos fundamentais no desenvolvimento de APIs

A CA Technologies  apresentou um estudo que elege a segurança e a facilidade de uso como os mais importantes e diferenciadores fatores de sucesso no processo de desenvolvimento

Dê a sua opinião:

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *