Alcatel-Lucent apresenta solução para acelerar a transformação das antigas redes fixas de telefone para redes IP de banda ultra larga

5720
0
Share:

A Alcatel-Lucent apresenta a PSTN Smart Transform, uma solução que vai permitir que os prestadores de serviços de comunicações façam a transição dos seus serviços de voz existentes com tecnologia PSTN (public switched telefone network) para uma infraestrutura totalmente IP de banda ultra larga com uma relação custo/eficiência mais competitiva.

Os fornecedores de serviços de comunicações lidam diariamente com os desafios significativos inerentes à prestação de serviços a mais de 700 milhões de pessoas e empresas em todo o mundo, que ainda confiam nos serviços legados de telefone. Muitos operadores confiam nestas redes PSTN para garantirem elevados volumes de receitas. No entanto, estas redes mais antigas começam a apresentar custos de operação e de manutenção proibitivos devido ao envelhecimento, ao equipamento que não é eficiente a nível energético e que necessita de uma elevada área de instalação. Além disso, os técnicos especializados em PSTN começam a escassear.

As redes PSTN representam um custo adicional para os fornecedores de serviços de comunicações que usam redes baseadas em IP paralelamente para serviços de voz. Muito embora muitos prestadores de serviços estejam a explorar novas formas de eliminar PSTN e de migrarem para redes totalmente IP, o processo é altamente complexo e pode causar erosão nas receitas caso os clientes lidem com problemas no uso dos serviços.

A PSTN Smart Transform da Alcatel-Lucent disponibiliza serviços de consultoria e de design que irão ajudar ao desenvolvimento de uma transformação abrangente das PSTN de forma a que os operadores protejam o valor do negócio de serviços de voz com elevadas margens enquanto otimizam os custos, removendo a complexidade e o risco da rede e fomentando o crescimento das receitas. A solução oferece serviços industrializados de planeamento e migração adaptáveis a qualquer situação do cliente, usando metodologias com provas dadas, processos e ferramentas patenteadas para transferir os utilizadores de serviços PSTN para novos serviços de voz em IP.

Destaques:

A solução PSTN Smart Transform oferece os seguintes serviços profissionais:
Consultoria – reuniões com prestadores de serviços de comunicações para avaliar as suas redes, analisar possíveis estratégias e cenários de migração e disponibilizar uma abrangente modelação de negócio.

  • Design da solução – trabalho em conjunto com operadores para desenhar redes alvo otimizadas e atividades de integração, assim como para validar a solução baseando-se em objetivos de migração.
  • Planeamento de Migração – desenvolvimento do plano de migração dos prestadores de serviço, incluindo a gestão do programa e a validação e o clean up dos dados de utilizador.
  • Migração – Todo o processo de transferência de utilizadores finais de PSTN para IP fazendo a migração em massa dos dados de utilizador, eliminando progressivamente os serviços de voz e fazendo o novo direcionamento dos serviços do utilizador.
  • Gestão pós-migração — Finalização do processo de migração para operadores facultando garantias de serviços de voz e descontinuando a antiga rede PSTN.

Ao usar a PSTN Smart Transform para a migração de PSTN, os prestadores de serviços de comunicações podem esperar:

  • Custos operacionais mais baixos ao reduzir o consumo energético, os custos com imobiliário e os custos de manutenção.
  • Mais oportunidades de criação de receitas dando aos operadores a oportunidade de venderem novos serviços e bundles como ‘triple-play’ e comunicações IP.
  • Processos de transformação mais inteligentes e mais simples que minimizam os riscos da migração dos utilizadores finais para uma plataforma de serviços exclusivamente IP.
  • Redução da complexidade da rede eliminando redes PSTN e IP paralelas; alavanca as implementações de banda ultra larga para tirar vantagens de equipamento IP vulgarmente usado, assim como de outros recursos para voz e dados.

Baseada na metodologia com méritos comprovados, assim como nas ferramentas e nos processos patenteados, a PSTN Smart Transform garante:

  • Custos de migração 30 – 50% mais baixos face a abordagens de migração tradicionais
  • Tempo de paragem por utilizador de 20 segundos face a uma média de 20 minutos dos serviços concorrentes
  • Migração de 99% dos utilizadores finais sem falhas na experiência de utilização
  • Um time-to-market duas vezes mais rápido

A plataforma PSTN Smart Transform foi concebida tendo como base a extensa experiência da Alcatel-Lucent com serviços de voz legados, e muito especialmente as suas habilitações em tecnologias de acesso IP de banda ultra larga, IP e os seus complexos projetos de transformação que envolveram vários fabricantes.

A PSTN Smart Transform oferece ainda o melhor caminho evolutivo com uma ferramenta de modelação Bell Labs que concebe a abordagem ótima à migração para que os prestadores de serviços de comunicações possam acelerar a transformação e fazer a transição dos seus utilizadores sem ruturas.

A Alcatel-Lucent é um parceiro fiável de fornecedores de serviços em todo o mundo que estão envolvidos em projetos de transformação e consolidação de PSTN, como por exemplo a Deutsche Telekom.


Share:
Patricia Fonseca

Deixe o seu comentário