Águas do Noroeste implementa Sistemas de Backup da EMC

11264
0
Share:

A EMC Portugal foi o parceiro de eleição da Águas do Noroeste, S.A. para realizar a implementação de uma solução de proteção de dados assente em tecnologia de backup e deduplicação EMC DataDomain e EMC Avamar. Já em 2012 as Águas do Noroeste recorreram à tecnologia da EMC Portugal para realizar a consolidação do sistema global de informação.

Este projeto foi adjudicado à EMC no último trimestre de 2013, dado que a Águas do Noroeste necessitava de uma garantia de salvaguarda da informação. Para além disso exigia garantias de rápida disponibilização da informação em backup e de capacidades de expansão da solução de backup sem grandes investimentos.

A seleção do player de mercado para realizar esta implementação foi célere, uma vez que a “EMC é um parceiro tecnológico para a nossa empresa. A EMC uma referência mundial e nacional em Backup e Protecção de dados e o facto de ter equipas especializados em Portugal
permitiu que este negócio pudesse reforçar ainda mais a nossa parceira!,” refere Carlos Fernandes, IT Manager das Águas do Noroeste.

Desenvolvido para solucionar os desafios associados ao backup tradicional, o sistema e software EMC Avamar para backup com deduplicação na fonte fornece backups completos diários e rápidos para ambientes virtualizados, sistemas NAS, desktops/laptops, escritórios remotos e aplicações essenciais ao negócio. A deduplicação de tamanho variável do Avamar reduz drasticamente o tráfego da rede enviando somente blocos exclusivos, compactados e criptografados em LANs ou WANs, o que significa enormes economias de largura de banda para backup, backups muito rápidos e que podem ser recuperados rapidamente com um simples passo.

Os sistemas Data Domain de armazenamento com deduplicação permitem que a Águas do Noroeste conclua mais backups em menos tempo enquanto colocam menos pressão em janelas de backup limitadas, com uma taxa de transferência de até 31 TB por hora.

“Este negócio resultou de reconhecimento por parte da Águas do Noroeste sobre a liderança e visão estratégica da EMC na área de Data Protection and Availability, a eficiência tecnológica dos nossos produtos e a experiência das nossas equipas especializadas que se traduziram num business case favorável e que permitiu cimentar ainda mais a nossa parceira tecnológica com as AdN”, comenta Tiago Carrisosa, Sales Manager de DPAD da EMC Portugal.

A qualificação, desenho e arquitectura da solução proposta, foram trabalhadas em conjunto pela Águas do Noroeste e pela EMC/Iten durante o último trimestre de 2013, tendo o negócio sido concretizado no final do ano.

Quanto à probabilidade de realização de novos projetos no futuro o IT Manager das Águas do Noroeste, Carlos Fernandes, refere que os mesmos deverão acontecer “com a EMC a manter os níveis de serviço e qualidade que tem vindo a desenvolver com a nossa empresa”.


Share:

Deixe o seu comentário