Connect with us

Notícias

Agência Tributária Espanhola utiliza IBM Watson para ajudar empresas e contribuintes na gestão do IVA

Patricia Fonseca

Publicado a

A IBM anuncia uma parceria estratégica pioneira com a Agência Tributária Espanhola com o objetivo de dar apoio aos contribuintes na gestão do IVA. Desde o passado mês de julho que as grandes empresas do país vizinho podem contar com a inteligência artificial da IBM para cumprir os processos e requisitos do novo sistema de IVA – Disponibilização Imediata de Informação –, que atualmente exige a apresentação eletrónica do registo das faturas nos 4 dias seguintes à sua emissão ou contabilização – o que afeta 54 mil contribuintes espanhóis, principalmente as grandes empresas e os inscritos no sistema mensal de reembolso de IVA.

Cumprir com as obrigações fiscais pode ser um processo complexo para muitos profissionais nos departamentos financeiros e de contabilidade. Com o objetivo de disponibilizar um modelo inovador e apoiar esses profissionais a tirar todas as dúvidas no que se refere à gestão do IVA, a Agência Tributária Espanhola desenvolveu um assistente virtual, tirando partido da tecnologia Watson, capaz de responder a quaisquer perguntas que possam surgir.

Esta é a primeira vez que a administração pública espanhola utiliza soluções de inteligência artificial para dar apoio aos contribuintes e ajudá-los a cumprir com as suas obrigações tributárias. Com esta iniciativa, a Agência Tributária Espanhola torna-se uma referência na digitalização no setor público, sendo a primeira organização da Administração Pública daquele país a abrir um novo canal de comunicação com os utentes com base em inteligência artificial.

Atualmente, os profissionais dos serviços financeiros e de contabilidade podem iniciar uma conversa em linguagem natural – graças ao Watson Conversation – com este assistente virtual 24 horas por dia, sete dias por semana. Tal como se estivessem na presença de um colega do departamento, podem fazer perguntas como “qual a validade de uma fatura emitida”, “como se regista uma importação” ou “como se regista uma fatura com retenções”.

Graças às suas capacidades de inteligência artificial, o assistente interage facilmente com o utilizador em qualquer momento, mesmo quando os agentes da Autoridade Tributária Espanhola não estão fisicamente disponíveis, o que reduz o tempo de resolução de problemas, melhorando a produtividade e a eficiência das empresas, assim como da própria Agência Tributária.

Desde o seu lançamento, em julho passado, o Departamento de Gestão da Agência Tributária viu o número de emails recebidos reduzido em 80% – de 900 mensagens para 165 por semana. Ao mesmo tempo, o número de interações com o assistente virtual foi multiplicado por dez – de 200 consultas, na primeira semana, para um pico de 2.000 em novembro passado.

O assistente virtual cognitivo foi treinado em conjunto pela IBM e por especialistas da Agência Tributária Espanhola, que o “alimentaram” com cerca de 375 perguntas e respostas relacionadas com os regulamentos do novo sistema de IVA. Numa primeira fase, o assistente foi treinado apenas em 4 áreas: importações, exportações, prazos de entrega e requisitos. Atualmente, cobre já 100% do processo, incluindo o que fazer quando as faturas são registadas com erros ou como consultar faturas no sistema.

O assistente está integrado com os sistemas tecnológicos da Agência e está continuamente a ser formado e atualizado. Dado os bons resultados, está a ser analisada a expansão do assistente a outras áreas de consulta.

Viciada em tecnologia, entrou para a equipa em 2012 e é responsável pela Leak Business, função que acumula com a de editora da Leak. Não dispensa o telemóvel nem o iPod e não consegue ficar sem experimentar nenhum dispositivo tecnológico.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Advertisement

Últimas Notícias

Eventos9 horas atrás

Saphety marca presença em vários eventos nacionais e internacionais

A Saphety com mais de 18 anos de experiência no mercado, é presença assídua a convite de várias entidades em...

Notícias1 dia atrás

Noesis expande portefólio e apresenta a nova solução de RPA

A Noesis continua a apostar na diversificação da sua oferta de soluções tecnológicas. Neste sentido, anuncia o alargamento da sua...

Notícias1 dia atrás

PayPal Checkout expande-se para todo o Mundo

O PayPal continua a criar soluções para o comércio global de forma a ajudar os seus milhões de utilizadores e...

Notícias1 dia atrás

Inovação da HP alimenta o futuro do retalho

A HP anunciou um novo portfólio de equipamentos e de serviços concebidos melhorar a experiência no ponto de venda. O...

Notícias6 dias atrás

Ábaco Consultores quer encontrar a App mais inovadora

A Ábaco Consultores criou um novo concurso dirigido a pessoas individuais, equipas ou StartUps. O objetivo é selecionar a APP mais inovadora...

Notícias6 dias atrás

BI4ALL reforça investimento na região Norte

A BI4ALL reforçou a sua presença, agora, na região norte com a abertura de um novo escritório no Grande Porto,...

Segurança6 dias atrás

ThinkShield: A solução da Lenovo que quer blindar as empresas

O ano passado foi o ano com mais violações de dados, até à data, com 2,6 mil milhões de registos...

Notícias6 dias atrás

Banco Credibom vence Prémio Inovação Outsystems NextStep

O Banco Credibom venceu o Prémio Inovação Outsystems NextStep, devido à implementação de uma solução Glintt, denominada Enterprise Project Management...