Connect with us

Notícias

Agência Tributária Espanhola utiliza IBM Watson para ajudar empresas e contribuintes na gestão do IVA

Patricia Fonseca

Publicado a

A IBM anuncia uma parceria estratégica pioneira com a Agência Tributária Espanhola com o objetivo de dar apoio aos contribuintes na gestão do IVA. Desde o passado mês de julho que as grandes empresas do país vizinho podem contar com a inteligência artificial da IBM para cumprir os processos e requisitos do novo sistema de IVA – Disponibilização Imediata de Informação –, que atualmente exige a apresentação eletrónica do registo das faturas nos 4 dias seguintes à sua emissão ou contabilização – o que afeta 54 mil contribuintes espanhóis, principalmente as grandes empresas e os inscritos no sistema mensal de reembolso de IVA.

Cumprir com as obrigações fiscais pode ser um processo complexo para muitos profissionais nos departamentos financeiros e de contabilidade. Com o objetivo de disponibilizar um modelo inovador e apoiar esses profissionais a tirar todas as dúvidas no que se refere à gestão do IVA, a Agência Tributária Espanhola desenvolveu um assistente virtual, tirando partido da tecnologia Watson, capaz de responder a quaisquer perguntas que possam surgir.

Esta é a primeira vez que a administração pública espanhola utiliza soluções de inteligência artificial para dar apoio aos contribuintes e ajudá-los a cumprir com as suas obrigações tributárias. Com esta iniciativa, a Agência Tributária Espanhola torna-se uma referência na digitalização no setor público, sendo a primeira organização da Administração Pública daquele país a abrir um novo canal de comunicação com os utentes com base em inteligência artificial.

Atualmente, os profissionais dos serviços financeiros e de contabilidade podem iniciar uma conversa em linguagem natural – graças ao Watson Conversation – com este assistente virtual 24 horas por dia, sete dias por semana. Tal como se estivessem na presença de um colega do departamento, podem fazer perguntas como “qual a validade de uma fatura emitida”, “como se regista uma importação” ou “como se regista uma fatura com retenções”.

Graças às suas capacidades de inteligência artificial, o assistente interage facilmente com o utilizador em qualquer momento, mesmo quando os agentes da Autoridade Tributária Espanhola não estão fisicamente disponíveis, o que reduz o tempo de resolução de problemas, melhorando a produtividade e a eficiência das empresas, assim como da própria Agência Tributária.

Desde o seu lançamento, em julho passado, o Departamento de Gestão da Agência Tributária viu o número de emails recebidos reduzido em 80% – de 900 mensagens para 165 por semana. Ao mesmo tempo, o número de interações com o assistente virtual foi multiplicado por dez – de 200 consultas, na primeira semana, para um pico de 2.000 em novembro passado.

O assistente virtual cognitivo foi treinado em conjunto pela IBM e por especialistas da Agência Tributária Espanhola, que o “alimentaram” com cerca de 375 perguntas e respostas relacionadas com os regulamentos do novo sistema de IVA. Numa primeira fase, o assistente foi treinado apenas em 4 áreas: importações, exportações, prazos de entrega e requisitos. Atualmente, cobre já 100% do processo, incluindo o que fazer quando as faturas são registadas com erros ou como consultar faturas no sistema.

O assistente está integrado com os sistemas tecnológicos da Agência e está continuamente a ser formado e atualizado. Dado os bons resultados, está a ser analisada a expansão do assistente a outras áreas de consulta.

Viciada em tecnologia, entrou para a equipa em 2012 e é responsável pela Leak Business, função que acumula com a de editora da Leak. Não dispensa o telemóvel nem o iPod e não consegue ficar sem experimentar nenhum dispositivo tecnológico.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Publicidade

Últimas Notícias

Notícias19 horas atrás

Phone House é a mais recente Empresa aderente Cashback World Portugal

A partir de agora, os membros Cashback World poderão usufruir de benefícios exclusivos na compra de qualquer produto de telecomunicação,...

Notícias2 dias atrás

IMBS atinge os dois milhões em faturação

A IMBS, atinge os 2 milhões de euros em faturação desde que iniciou a sua atividade e pretende alcançar pela...

Passaporte2 dias atrás

Tiago Roxo é o novo Diretor de People & Culture do grupo InnoWave

Tiago Roxo é o novo Diretor da área People & Culture do grupo InnoWave. Com mais de 14 anos de...

Notícias2 dias atrás

NEC e NICT utilizam IA para otimizar a disponibilização de recursos de rede

A NEC anunciou a demonstração bem-sucedida de tecnologias que utilizam IA para classificar automaticamente serviços, como por exemplo vídeo e...

Notícias2 dias atrás

IBM C-Suite Study: Incumbentes estão a liderar nova vaga de disrupção digital

Decorreu ontem, no convento do Beato, o Think Lisboa 2018, a grande conferência anual da IBM, este ano dedicada à...

Notícias7 dias atrás

Fujitsu Concentra-se no Impacto Social e Ético da IA no Fórum AI4People

Os Fujitsu Laboratories of Europe tornaram-se um dos parceiros fundadores do recente projecto AI4People, o primeiro fórum global da Europa...

Notícias7 dias atrás

PRIMAVERA vai formar programadores informáticos

A PRIMAVERA Academy tem vindo a ampliar o seu portefólio formativo, passando em breve a integrar cursos de Programação, Metodologias...

Notícias7 dias atrás

IBM anuncia uma grande expansão das capacidades de Cloud

A IBM anunciou na CEBIT, a decorrer esta semana em Hannover, uma grande expansão das suas capacidades de Cloud com...