Connect with us

Leak Business

Adaptação ao digital e ao social, big data e cloud é imprescindível para a sobrevivência dos media

Patricia Fonseca

Publicado a

A CIONET com mais de 4.700 CIOs e CTOs, e Raul Carvalho das Neves, CIO do Grupo Impresa e vencedor do prémio CIODAY’2015, destacam as cinco principais tendências tecnológicas para a área dos media, que apesar de influenciados pelos outros setores têm características próprias do setor.

Digital e multiplataforma: diz-se que todos os negócios hoje são negócios digitais. Nos Media é ainda mais verdade. Será fundamental para os meios de comunicação estar presentes em todas as plataformas: papel, TV, digital e preparado para os vários tamanhos de écrans (TV, tablet, smartphone). Esta presença multiplataforma também exige uma reformulação dos sistemas de suporte à produção e distribuição.

Móvel: o telemóvel passou a ser uma plataforma adicional para distribuição de conteúdos. Os meios que querem singrar terão de ter os conteúdos adaptados aos smartphones. O crescimento do uso digital nos últimos anos resulta em grande parte do acesso a conteúdos em qualquer momento em qualquer lugar, utilizando o telemóvel.

Social: as redes sociais são hoje um meio importante de distribuição de conteúdos e geração de tráfego. São um ponto de partida de navegação para muitos utilizadores. Com a importância atual do social e dos motores de busca, a homepage dos sites perde importância face às páginas de conteúdos (artigos), que são hoje cada vez mais o ponto de entrada dos utilizadores nos nossos meios.

Personalização e “big data”: a utilização de soluções de “big data” terão um papel crescente nos media. Saber o que os utilizadores gostam de ler e recomendar conteúdos ajustados às suas preferências, é essencial para aumentar a presença e preferência dos utilizadores pelos conteúdos e marcas. Quando um jornalista acaba de escrever um artigo, o meio de comunicação deve saber de imediato quais os leitores que estarão especialmente interessados em lê-lo. Um melhor conhecimento das audiências e das suas preferências permite também oferecer aos anunciantes uma presença publicitária mais adequada aos seus targets comerciais, o que é muito mais atrativo do que o que se consegue obter hoje em redes de publicidade digital genéricas.

– “Cloud” e SOA: existe atualmente uma vasta oferta de serviços na cloud. As empresas de media conseguem ter acesso a aplicações e plataformas como serviço, que permite ter acesso a determinados meios que de outro modo seriam apenas acessíveis aos grandes players internacionais. Para melhor tirar partido destas ofertas, também é necessário adaptar os sistemas internos, de preferência utilizando arquiteturas orientadas a serviços, que facilmente consumam serviços de cloud nas restantes aplicações de forma transparente.  A exigência de uma boa presença no digital acelera a transferência para a cloud de muitos sistemas e aplicações. Contudo continua a haver muitos outros que por uma questão de desempenho, ou mesmo de custo, é necessário manter em infraestrutura própria. Daí a evolução para as clouds híbridas ser muito interessante.

” O setor dos media está há vários anos sobre pressão e muito provavelmente assim continuará. Há que ouvir os clientes internos, perceber as tendências de mercado, observar o que outras empresas de media nacionais e internacionais andam a fazer e que soluções existem no mercado. Daí, delinear um plano, face às necessidades, com ganhos a curto prazo e objetivos de médio prazo que consiga ser compatível com os meios disponíveis e, finalmente, usar as capacidades existentes na empresa para conseguir atingi-lo”, referiu Raul Carvalho das Neves, CIO do Grupo Impresa.

Viciada em tecnologia, entrou para a equipa em 2012 e é responsável pela Leak Business, função que acumula com a de editora da Leak. Não dispensa o telemóvel nem o iPod e não consegue ficar sem experimentar nenhum dispositivo tecnológico.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Publicidade

Últimas Notícias

Notícias4 dias atrás

Dell EMC oferece às médias empresas uma proteção de dados simples e poderosa ao menor custo

A Dell EMC anuncia a sua mais recente solução Integrated Data Protection Appliance (IDPA). Trata-se do novo Dell EMC IDPA...

Notícias4 dias atrás

Visa eleita ‘Marca de Confiança’ pelos portugueses

A Visa, foi considerada a “Marca de Confiança” dos portugueses na categoria de “Cartões de Crédito”, gerando o maior grau...

Notícias5 dias atrás

OutSystems ganha prémio de inovação pelo terceiro ano consecutivo

A OutSystems  foi considerada a Melhor Solução para Desenvolvimento Mobile em 2018 nos SIIA CODiE Awards. Estes prémios destacam empresas que,...

Notícias5 dias atrás

BI4ALL associa-se à DSPA

A BI4ALL é o novo membro da comunidade de associados da DSPA. Enquanto empresa líder no desenvolvimento de soluções de...

Notícias6 dias atrás

Opensoft aposta na Web Summit pelo terceiro ano consecutivo

A Opensoft vai marcar presença pela terceira vez consecutiva na maior conferência de tecnologia do mundo – a Web Summit...

Notícias6 dias atrás

Tecnologia da NEC permite deteção precoce de stress

A NEC Corporation anunciou o desenvolvimento de uma tecnologia que estima com precisão o stress crónico com base em informações...

Notícias7 dias atrás

IBM e Galp impulsionam inovação no setor energético com recurso a Inteligência Artificial

Vivemos num mundo ininterruptamente conectado e em que quase tudo o que fazemos requer energia, seja em casa, no trabalho...

Notícias7 dias atrás

Altran e IEFP desenvolvem academia para reconversão de competências tecnológicas

A Altran e o Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP), lançam hoje uma academia de reconversão de competências tecnológicas, que...