Acer fala com estudantes sobre escolha de carreira nas TIC

8360
0
Share:

Envolvida na estratégia e conceito do “Acer for Education”, a Acer foi anfitriã de uma importante atividade. Sob o programa inGenious do European Schoolnet, a empresa juntou professores e estudantes numa discussão online sobre o tópico “Porque escolher uma carreira na indústria das TIC”.

inGenious é o European Coordinating Body na Educação da Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemáticas que procura reforçar o interesse dos jovens Europeus na educação e carreira científica e assim responder às eventuais lacunas de competências na União Europeia.

Um total de 29 escolas provenientes de nove países Europeus – incluindo Croácia, Eslovénia, Macedónia, Estónia, Israel, Portugal, Roménia, Bulgária e Turquia – juntaram-se online para conversar com a Acer a propósito das características necessárias para seguir carreira nas TIC. Especialistas da Acer conduziram a conversa em frente a uma webcam, enquanto estudantes e professores colocaram as suas questões num chat online. A participação na discussão estava aberta a professores membros das escolas piloto inGenious ou à rede de escolas inGenious expandida. O registo foi efetuado no website da Acer e do European Schoolnet em http://1to1.eun.org/web/acer.

Na discussão abordaram-se vários tópicos com os estudantes com idades entre os 15 e os 18 anos que procuravam saber se as TIC estão de facto em toda a parte. A Acer explicou que a área das TIC é vasta, tão vasta que se encontra em todo o lado, de diferentes formas, em todas as indústria e que evolui de forma muito rápida. Os estudantes debateram sobre a forma como as escolas podem prepará-los para áreas profissionais que não ainda existem e ensiná-los a desenvolver capacidades que não se tornem rapidamente obsoletas. A Acer acredita que a introdução de tecnologia no processo de ensino pode ser um ponto de viragem. Não é apenas uma questão de saber o que estudar; a melhor forma de aprender tem também de ser um fator e a tecnologia ajuda nesse processo.

Outro tópico de discussão foi o debate entre teoria e prática. Os estudantes queriam saber o que é mais importante entre teoria, prática e experiência e por que motivo devem continuar a estudar se a experiência é mais valiosa. De acordo com a Acer, uma compreensão de fundo da teoria é necessária para criar uma base sólida que possa ser usada para desenvolver experiência e prática.

A conversa progrediu para uma perspetiva focada nos recursos humanos. Os estudantes mostraram-se muito interessados em descobrir a importância das avaliações, como ser bem-sucedido quando se candidatam a um emprego, como escrever um CV que se destaque e chame a atenção e quais os perfis em que a Acer está mais interessada nos processos de recrutamento. Curiosidade, motivação e paixão são fatores chave para chamar a atenção entre as massas e ser bem-sucedido. A Acer apoia o progresso humano e desenvolvimento pessoal, paixão por atividades e desejo por novas experiências de vida. Os estudantes quiseram ainda saber que tipo de programas de estágio a Acer oferece e como se podiam candidatar. Outros tópicos abordados incluíram as áreas a estudar para uma melhor aproximação a carreiras nas TIC e como os países em circunstâncias menos favoráveis podem ser competitivos na educação.

Graças a esta conversa com a Acer, os estudantes e professores tiveram a oportunidade de encontrar a perspetiva de negócio no papel da educação em preparar as gerações futuras para uma carreira nas TIC. Eles tiveram a oportunidade de obter conhecimento a propósito das capacidades e fatores chave mais valorizados pelas empresas que procuram candidatos. A Acer acredita que estas conversas podem conceder aos estudantes uma posição vantajosa na busca pelos seus objetivos profissionais e representam uma ótima forma de aproximar o mundo dos negócios e da educação para uma troca de perspetivas sobre os requisitos de cada um.


Share:
Patricia Fonseca

Deixe o seu comentário