30652 0

Accenture compromete-se a atingir a paridade de género em 2025

A Accenture  pretende alcançar a igualdade de género, ao nível dos colaboradores da empresa, até 2025, o que significa que a empresa deverá ficar composta por 50% homens e 50% mulheres.

A diversidade fortalece o nosso negócio e aumenta a inovação e, o mais importante, faz com que o mundo se torne melhor”, refere Pierre Nanterme, Chairman e CEO da Accenture. “Com este novo objetivo de atingir a paridade laboral, enviamos uma mensagem importante aos nossos colaboradores e clientes: o de que a nossa futura equipa de trabalho será igualitária”.

Atualmente a Accenture conta com 150.000 colaboradoras mulheres, que representam praticamente 40% da sua equipa em todo o mundo. Ao longo dos últimos anos a empresa definiu, a nível global, uma série de metas e objetivos, no âmbito da igualdade de género, que conseguiu alcançar. Entre elas:

  1. Contratar 40% de mulheres em 2017, objetivo alcançado um ano antes da data prevista;
  2. Promover uma maior percentagem de mulheres para cargos de Managing Directors, em 2016 (30%);
  3. Aumentar a percentagem de Managing Directors mulheres para 25%, globalmente, em 2020.

Neste âmbito, a Accenture implementou uma série de iniciativas e programas para atrair, manter, promover e apoiar as mulheres, nos seus esforços para atingir uma igualdade de género. Destacam-se, entre outras:

A criação de um programa de liderança executivo mundial para as mulheres mais séniores da empresa. Desde a sua origem, há seis anos, aproximadamente 80% dos participantes no programa foram promovidos ou aumentaram as suas áreas de responsabilidade.

Mantendo o compromisso com a transparência, a empresa estabeleceu metas e métricas claras para aumentar o número de colaboradoras; mesmo assim tornou pública a composição demográfica da sua equipa em muitos mercados.

O lançamento de iniciativas de formação para mulheres que lhes permite adquirir novas competências. Por exemplo, o programa Women in Technology, contribui para acelerar as carreiras profissionais de colaboradoras com competências técnicas elevadas, como por exemplo para o cargo de Technical Architect, uma posição que conta com muita procura e pouca oferta.

A colaboração entre o mundo empresarial e a Administração Pública para promover a igualdade de género no local de trabalho, com o estabelecimento de acordos com a White House Equal Pay Pledge, Paradigm for Parity, e Catalyst CEO Champions for Change, entre outros.

 Apoiamos a diversidade como fonte de criatividade e vantagem competitiva”, realça Ellyn Shook, Chief Leadership & Human Resources Officer da Accenture. ”Apesar de trabalharmos com base no objetivo de 50% em 2025, o objetivo final é criar um ambiente onde as pessoas tenham um sentimento real de pertença, no qual podem mostrar o que valem diariamente, ser elas mesmas e dar o melhor de si, tanto no âmbito profissional como pessoal”.


Patricia Fonseca

Patricia Fonseca

Viciada em tecnologia, entrou para a equipa em 2012 e é responsável pela Leak Business, função que acumula com a de editora da Leak. Não dispensa o telemóvel nem o iPod e não consegue ficar sem experimentar nenhum dispositivo tecnológico.

Notícias Relacionadas

Axians Portugal distinguida com dois prémios no Cisco Partner Summit 2017

A Axians Portugal foi distinguida, no Cisco Partner Summit 2017, com os prémios South Region “Cisco Enterprise Partner of the Year” e “Cisco Lifecycle Management Partner of the

Huawei presente na “Forbes’ Most Valuable Brands 2017”

A Forbes lançou recentemente a lista de marcas mais valiosas de 2017. A Huawei situa-se na 88ª posição, com um valor de marca de 7.3 mil milhões de

NEC contribui para o sucesso dos testes da plataforma de próxima geração da KDDI

A NEC anunciou a sua contribuição para um teste bem-sucedido da plataforma empresarial de próxima geração da KDDI, em colaboração com a Red Hat, K.K. A KDDI fornece

Infosistema lança Data Migration Manager 1.0

A Infosistema anuncia o lançamento da primeira versão do Data Migration Manager (DMM), um componente essencial para a migração de dados em ambiente Outsystems. O DMM desenvolvido pela

Dê a sua opinião:

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *